Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Pellenc ST e Ampacet unem esforços para reciclar PET preto

04/10/2022

A empresa francesa Pellenc ST, especialista no desenvolvimento de sistemas de triagem baseados em sensores, e a Ampacet, fabricante de masterbaches com presença mundial, estabeleceram uma parceria para otimizar a reciclabilidade das embalagens de PET escuro nas linhas de reciclagem existentes.

A COTREP – Comité Técnico para a reciclabilidade das embalagens de plástico domésticas em França, iniciativa das empresas Citeo, Elipso, SRP e Valorplast – publicou em 2021 um protocolo de testes de avaliação da detetabilidade de embalagens escuras na triagem ótica.

As embalagens produzidas com REC-NIR-Black, da Ampacet, podem ser triadas usando tecnologias óticas NIR convencionais e recicladas com eficácia...

As embalagens produzidas com REC-NIR-Black, da Ampacet, podem ser triadas usando tecnologias óticas NIR convencionais e recicladas com eficácia, participando assim na Economia Circular.

As embalagens de PET preto colocam vários desafios à cadeia de valor da reciclagem

Regra geral, a reciclagem de materiais poliméricos começa com a triagem dos resíduos de plásticos misturados para os fluxos de material único separados (p. ex. PET, PE, PP, PS...) nas instalações de recuperação de materiais (MRFs). Estas instalações usam tecnologia de infravermelho próximo (NIR) para reconhecer o tipo de resina usado nos artigos de plástico. A principal limitação da triagem ótica de infravermelho próximo é a sua incapacidade de identificar e separar plásticos que contêm negro de fumo, o pigmento preto mais usado. O negro de fumo absorve a maior parte do espetro infravermelho, impedindo a retrodifusão da luz infravermelha para o espectrómetro do infravermelho próximo, bloqueando consequentemente o reconhecimento da impressão digital da resina. Essas embalagens de plásticos misturados terminam numa fração residual, que não é reciclada, mas descartada principalmente através da incineração.

A Ampacet desenvolveu soluções alternativas de masterbatch preto, promovidas sob a marca REC-NIR-Black. Sendo transparentes no infravermelho próximo (NIR), as embalagens produzidas com REC-NIR-Black podem ser triadas usando tecnologias óticas NIR convencionais e recicladas com eficácia, participando assim na Economia Circular.

A Pellenc ST já tinha realizado com sucesso testes dinâmicos de triagem NIR em garrafas pretas contendo REC-NIR-BLACK seguindo o protocolo de triagem COTREP para embalagens de poliolefinas, o que permitiu à Ampacet passar o teste para soluções masterbatch pretas utilizando este tipo de resinas. Mas, além da capacidade de serem detetadas pelo NIR e orientadas para o fluxo adequado, as embalagens PET necessitam de ser triadas em fluxos distintos: artigos claramente transparentes e artigos de cores misturadas. As características mecânicas e óticas dos flocos de PET claro reciclados obtidos a partir do fluxo transparente geralmente são próximos da resina virgem. Os flocos PET reciclados claros são utilizados numa grande variedade de aplicações de alto valor em contacto com alimentos, tais como garrafas de água e embalagens de alimentos.

Embora os recicladores de PET estejam equipados com sensores óticos visíveis para triar os fluxos de PET por cores, a identificação do plástico transparente ou claro pode ser problemática. Isto porque a deteção de cor do recipiente de PET é realizada em tapetes transportadores pretos. Por isso, os espectrómetros na gama visível, instalados acima dos mesmos, não distinguem necessariamente os embalagens escuros dos transparentes e, por conseguinte, direcionam erroneamente os recipientes escuros para o fluxo de recipientes transparentes. Os testes de triagem realizados pela Pellenc ST nos recipientes de PET coloridos com as soluções Ampacet REC-NIR-Preto, permitiram criar condições ótimas e ajustar o algoritmo de computador para diferenciar com precisão os itens de embalagens transparentes dos itens de embalagens escuros e direcioná-los para os fluxos corretos. Para o fazer, a Pellenc ST usou o seu ciclo de triagem que imita as condições industriais: o mesmo fluxo de plástico misturado e débito. Foram realizados testes usando a versão prévia da máquina e o classificador ótico completamente novo chamado Mistral + Connect.

Ambas as empresas vão estar presentes na feira K (19-26 de outubro, Düsseldorf, Alemanha), a Ampacet no pavilhão 8A, stand J07, e a Pellenc ST no pavilhão 9, stand B33.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial