Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

HEATelligent: Novo material autorregulável para aplicações resistentes às condições atmosféricas

23/11/2022

A empresa alemã Allod Werkstoff desenvolveu um material ‘inteligente’, termicamente autoregulável, para utilização em housings de sensores destinados à condução autónoma.

O novo material foi desenvolvido no âmbito do projeto 'KMU-innovativ: Innovative Materials Research (ProMat_KMU)', financiado pelo Ministério Federal Alemão da Educação e Investigação, cujo objetivo era desenvolver um material para uma caixa destinada a alojar sensores de radar, que fosse resistente a condições meteorológicas como a condensação e a geada. Além da Allod Werkstoff, participaram neste projeto a Neoplastic (fabricante de moldes alemão), o Fraunhofer Institute for Structural Durability and System Reliability LBF e o fabricante de sensores Tesona.

O novo material aquece autonomamente quando entra em contacto com uma fonte de energia e arrefece quando atinge uma determinada temperatura...
O novo material aquece autonomamente quando entra em contacto com uma fonte de energia e arrefece quando atinge uma determinada temperatura.

Com base no perfil do produto pré-definido, foram desenvolvidos e caracterizados, de forma multidisciplinar, materiais específicos. A intenção do consórcio era produzir um material polimérico com um comportamento do termistor PTC (Positive Temperature Coefficient ou Coeficiente de Temperatura Positiva, em português) específico e adequado à transmissão por radar. A durabilidade e o comportamento do material também foram avaliados como fatores importantes.

O desenvolvimento deste projeto foi possível graças às propriedades autorreguladoras de um novo tipo de composto: um material ‘inteligente’ que aquece autonomamente quando entra em contacto com uma fonte de energia e que, quando atinge uma determinada temperatura, se ‘desliga’ também de forma autónoma.

A utilização deste efeito PTC significa que não são necessários sensores de temperatura adicionais nem qualquer outro sistema de desligamento eletrónico.

Desta forma, é possível reduzir significativamente os custos, peso e consumo de combustível do veículo autónomo. Além disso, tanto as características do novo material como o design e geometria inovadores destes housings garantem que o funcionamento dos sensores em quaisquer condições meteorológicas.

Este projeto demonstra que os materiais PTC têm um enorme potencial de utilização no setor dos transportes, mas não só. Pedem também ser utilizados no fabrico de assentos aquecidos com baixo consumo de energia, tapetes de proteção para o local de trabalho ou revestimentos aquecidos para lagos artificiais, entre muitos outros.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial