Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Consórcio europeu investiga uso de penas de aves para produzir bioplásticos

25/11/2022

O projeto Unlock, coordenado pela Cidetec Surface Engineering, visa estabelecer uma cadeia de valor que integre os resíduos gerados no setor avícola. Uma vez tratados, estes poderão ser utilizados para criar diferentes produtos plásticos biodegradáveis para utilização em agricultura: geotêxteis, tabuleiros para germinação de sementes, filmes mulch e espumas para culturas hidropónicas.

foto
O projeto Unlock promete revolucionar a indústria alimentar e agrícola.

Nos dias 9 e 10 de novembro, um ano e meio após o início do projeto, as entidades e empresas envolvidas reuniram-se nas instalações do Instituto Aimplas, em Valência, Espanha, para dar conta dos avanços obtidos até à data. Durante este período, foi realizada uma análise aprofundada do setor avícola, determinando os principais desafios e soluções para as novas cadeias de valor propostas.

De acordo com o consórcio, os resultados dos estudos efetuados demonstram que, de facto, as penas das aves podem ser utilizadas para produzir bioplásticos. Nesta fase, está em construção uma fábrica-piloto, na Polónia, onde estes resíduos serão tratados e processados à escala industrial.

Se for bem-sucedido, o projeto Unlock promete revolucionar a indústria alimentar e agrícola, com uma proposta de valor com potencial para eliminar os resíduos plásticos gerados nestes setores.

Toda esta informação está disponível nos diferentes documentos públicos acessíveis através do website do projeto: www.unlock-project.eu.

Empack - Logistics & Automation 19 - 20 abril 2023

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial