Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Cascais inicia recolha de cápsulas de café usadas

28/11/2022

Iniciativa resulta da parceria entre a Cascais Ambiente e a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), que reúne, para já, 12 marcas de café.

Imagen

Numa iniciativa inédita, 12 marcas - Bellissimo, Bogani, Buondi Caffè, DeltaQ, Nescafé Dolce Gusto, Nespresso, Nicola, Segafredo, Sical, Starbucks, Torrié e UCC - juntaram-se, sob a égide da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), para um projeto de reciclagem de ca´psulas de cafe´.

A ação arrancou na sexta-feira, com a Cascais Ambiente, através da disponibilização de mais um fluxo na rede de Ecocentros do Município, para a reciclagem de cápsulas de café usadas, com o objetivo de lhes dar uma nova vida, independentemente

Neste momento há oito ecocentros fixos e móveis que existem espalhados pelo município e que, agora, passam a recolher também cápsulas de café usadas.

Na prática, qualquer pessoa pode depositar cápsulas de café usadas, independentemente da marca ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio e borra de café). As cápsulas recolhidas nos Ecocentros são, depois, entregues e armazenadas na Tratolixo.

No reciclador, as cápsulas são tratadas permitindo separar os distintos materiais e terem uma segunda vida. As borras de café convertem-se em composto orgânico para uso agrícola e outros produtos que promovem a circularidade; o alumínio coletado, uma vez que é infinitamente reciclável, pode ser transformado em novos objetos do quotidiano (esferográficas, lapiseiras, outros); e do plástico produz-se um material que se usará para fabricar novos objetos.

Sobre o projeto Cláudia Pimentel, Secretária Geral da AICC apontou que "esta é uma iniciativa pioneira de parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e várias marcas de café, que nos deixa bastante honrados. O compromisso com o meio ambiente, com a sustentabilidade e a economia circular, fez estas 12 marcas de café unirem-se na criação de um sistema comum para a reciclagem de cápsulas de café. Cascais é, a partir de hoje, o primeiro município a implementar este sistema em parceria com a Cascais Ambiente, o que nos deixa bastante orgulhosos e com esperança de, no futuro, caminharmos para a recolha e reciclagem de cápsulas usadas a nível nacional, pretendendo alargar este projeto a outros municípios".

Ao que Luís Almeida Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, acrescentou que “em Cascais, trabalhamos todos os dias para criar soluções que não sejam mais caras para os munícipes e permitam o aumento da circularidade dos materiais. Ao recolhermos as cápsulas de café nos oito ecocentros existentes, aumentamos de 12 para 13 fluxos recolhidos, otimizando a capacidade de recolha da Rede de Ecocentros“.

Segundo a diretora-geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz, “este é um projeto de que estamos muito orgulhosos. Ao longo destes quatro anos de trabalho conjunto a Nestlé pode contribuir com a experiência que resulta de mais de uma década de trabalho realizado na recolha e reciclagem de todos os materiais que compõem as cápsulas de café dos sistemas Nespresso e Nescafé Dolce Gusto. Estou certa de que a proximidade e a conveniência que este projeto vem trazer aos consumidores serão muito importantes para o seu sucesso. Esperamos que esta iniciativa possa contribuir para inspirar outros autarcas noutros concelhos do país”.

A executiva acrescentou ainda que os sistemas dedicados à recolha e reciclagem de cápsulas Nespresso e Nescafé Dolce Gusto continuarão a funcionar em paralelo.

A localização destes oito ecocentros pode ser consultada em https://ambiente.cascais.pt/pt/page/rede-ecocentros-cascais.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial