Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A instalação de um misturador Promix elimina as marcas de cor

Qualidade ótima para peças de dois componentes com cores líquidas

30/11/2022

A qualidade da superfície é um aspeto crucial na produção de peças multicomponente, principalmente se forem utilizadas cores diferentes. Para otimizar este processo, a empresa SKZ utilizou uma máquina de injeção Arburg Allrounder 570A equipada com um misturador de cor Promix na produção de frisbees com um anel interior rígido feito de PC, sobremoldado com um TPE macio, colorido com cor líquida.

Sem a utilização do misturador da Promix, as marcas de cor eram claramente visíveis, especialmente na área da linha de união. As linhas de confluência entre os pontos de sprue eram também visíveis. A contrapressão teve de ser aumentada para mais de 100 bar para se conseguir uma melhor homogeneização da cor da peça, apesar do fabricante da matéria-prima especificar que a contrapressão deveria ser de apenas 10 bar.

Após a instalação de um bocal de mistura Promix, que demorou menos de 10 minutos, conseguiu-se uma clara melhoria dos parâmetros no que diz respeito à contrapressão, com estabilidade de processo a 17 bar. Desta forma, foram eliminadas as linhas de fluxo e as marcas de cor. Verificou-se também que a redução para os 10 bar recomendados não era viável. A contrapressão inferior a 17 bar inviabilizava o transporte e doseamento constante de material.

Os testes mostraram que ao utilizar cores líquidas em ligação com materiais TPE, os bicos de mistura otimizados podem melhorar significativamente a homogeneização sem exercer demasiada pressão sobre o material durante o processamento.

Antes: Sem a utilização do misturador Promix, as marcas de cor eram claramente visíveis, especialmente na área da linha de união...
Antes: Sem a utilização do misturador Promix, as marcas de cor eram claramente visíveis, especialmente na área da linha de união.
Depois: sem marcas...
Depois: sem marcas. Após a instalação do bocal de mistura Promix, o frisbee pôde ser produzido sem linhas de fluxo e estrias de cor sob condições de processo estáveis (Fotos: Promix Solutions AG).

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial