Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A Chemarema processa mecanicamente os fluxos de entrada para melhorar a reciclagem química posterior

Erema introduz nova série de máquinas de reciclagem

04/01/2023

A nova série Chemarema foi apresentada pela primeira vez na K 2022. Com esta nova série, a Erema introduz os seus sistemas de reciclagem na cadeia do processo de reciclagem química. Os produtos Chemarema foram especialmente desenvolvidos para a preparação mecânica do fluxo de entrada. Asseguram que o material é introduzido no processo químico a jusante de forma fiável, contínua e eficiente do ponto de vista energético, mesmo com rendimentos elevados.

“Os processos mecânicos estão normalmente no início da cadeia de processo para preparar o material para os processos de reciclagem química a jusante. Chemarema é o nome da nossa tecnologia de extrusão que pode ser adaptada a requisitos específicos e é concebida precisamente para processos como a pirólise”, explica Klaus Lederer, gestor de desenvolvimento comercial Chemical Recycling, do Grupo Erema, representado pela Maxicor. A nova série permite que materiais de entrada altamente contaminados pós-consumo, tais como filmes de embalagem com densidades aparentes tão baixas como 50 quilogramas por metro cúbico e níveis de humidade de quatro a doze por cento, sejam preparados para reciclagem química em apenas uma etapa do processo com produções de até cinco toneladas por hora.

A série Chemarema foi desenvolvida para a preparação mecânica de materiais de entrada antes dos processos de reciclagem química subsequentes...
A série Chemarema foi desenvolvida para a preparação mecânica de materiais de entrada antes dos processos de reciclagem química subsequentes. Foto: Erema GmbH.

A preparação mecânica a montante do processo pirolítico é um fator determinante para o sucesso do mesmo. Alimentar o reator com material consistente e eficiente em termos energéticos não é simples.

“Para resolver este desafio, a Erema já instalou em diversas fábricas do globo os seus sistemas de fusão de parafuso único com unidades de pré-condicionamento (PCU) adaptadas aos respetivos requisitos", diz Michael Heitzinger, diretor-geral do fabricante austríaco. A tecnologia patenteada de contra-corrente na PCU trata todos os processos necessários, ou seja, corte, homogeneização, aquecimento, secagem, compactação, tamponamento e dosagem, numa única etapa de processo eficiente. Isto permite poupar energia. Em comparação com os sistemas convencionais, a janela de processo é três vezes mais ampla para lidar com a variabilidade de entrada que normalmente ocorre com fluxos de material para reciclagem química devido a fortes flutuações na composição, impurezas e humidade.

Para além destes sistemas de fusão de parafuso único, a gama Chemarema inclui também soluções em cascata com extrusão de parafuso simples ou duplo. Para aplicações especiais, estão também disponíveis combinações de trituradoras-extrusoras e soluções de extrusão assistidas por vácuo. “Esta largura de banda é possível porque podemos recorrer à perícia da empresa Pure Loop do Grupo Erema sempre que necessário. Isto significa que podemos trabalhar em conjunto com os operadores de instalações de reciclagem química para selecionar o sistema mais adequado para a sua aplicação. Podemos então impulsionar o desenvolvimento da tecnologia para satisfazer os requisitos específicos de preparação do material de entrada”, diz Klaus Lederer, confirmando o compromisso do Grupo Erema de contribuir também ativamente para o desenvolvimento futuro da reciclagem química. O foco é a preparação de fluxos de entrada que não são adequados para a reciclagem mecânica.

Os clientes beneficiam não só do know-how tecnológico de todo o grupo de empresas, mas também da experiência da filial do Grupo Erema Keycycle na integração de soluções de reciclagem em instalações existentes. Para Klaus Lederer, as vantagens da especialização de fonte única são claras: “No Grupo Erema, podemos oferecer aos clientes tudo o que precisam, desde os fardos até à massa fundida, em termos de implementar a preparação completa do material de entrada antes da reciclagem química”.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial