Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Próxima edição da feira Plast conta já com mais de 700 expositores

01/02/2023

A próxima edição da feira de plásticos italiana, Plast, terá lugar de 5 a 8 de setembro de 2023, no centro de exposições Fiera Milano em Rho-Pero, após uma pausa temporária devido à pandemia. Mais de 700 expositores já se inscreveram no certame, o que se traduz em mais de 36 mil metros quadrados reservados, números que reforçam a reputação da feira como uma das principais feiras europeias do setor.

Imagen

A edição deste ano da Plast ocupará três pavilhões do recinto, cada um dedicado a um setor - Rubber, 3D Plast y Plast-Mat. A principal área de exposição estará dedicada às máquinas para transformação de plástico e borracha, equipamentos auxiliares e moldes, um setor importante na indústria italiana, com mais de 400 empresas.

O Centro de Estudos Estatísticos da associação profissional Amaplast-Mecs prevê um saldo positivo para este setor novamente em 2022 - após a retoma registada em 2021, um ano que terminou com um crescimento de dois dígitos em todos os indicadores - demonstrando a capacidade do setor para absorver os impactos das irregularidades ocorridas e que se agravaram nos últimos três anos.

Dados provisórios relativos a 2022 apontam para um valor total da produção global de 4,5 mil milhões de euros, o que representa um aumento de cerca de 1%, em comparação com 2021. Estes números consolidam a recuperação alcançada durante o ano anterior, ultrapassando em dois pontos os níveis de 2019.

Em Itália, o crescimento regista-se em ambos os motores de procura. Por um lado, as exportações (que representam cerca de 70% da produção) mostram um crescimento de cerca de 2%, mais uma vez superior a 3 mil milhões de euros. Por seu lado, o mercado interno registou +1%, influenciado em parte por um aumento de 5% das importações.

Imagen

Em termos de exportações por região, de acordo com dados do Istat para os primeiros nove meses de 2022, os fluxos para os mercados asiáticos (liderados pela Índia), as Américas (América do Sul em particular, com a Colômbia na liderança) e a Europa (especialmente Estados não pertencentes à UE, excluindo a CEI por razões óbvias) intensificaram-se. Por outro lado, os fluxos para África diminuíram, tanto para o mercado mediterrânico como subsaariano.

No mercado europeu - que em conjunto representa quase 60% do total – a venda de equipamentos italianos teve um bom desempenho em países como a Alemanha, o principal parceiro comercial dos fabricantes de máquinas italianos (+8%), e a Polónia (em terceiro lugar com um significativo +23%). Ao descer na hierarquia dos destinos de exportação, encontramos bons resultados em Espanha (+11%), Áustria (+28%), Portugal (+35%), Suíça (+4%) e Sérvia (+145%).

Numa tendência oposta, os fornecimentos aos processadores franceses diminuíram 16% e os do Reino Unido 5%, provavelmente devido às repercussões do Brexit.

Um caso particular é a Hungria. Após um crescimento em 2021, as vendas regressaram aos níveis médios dos anos anteriores.

Sobre o evento

A edição de 2018 da Plast, que marcou uma pausa temporária no ciclo regular de 3 anos como resultado da pandemia, atraiu mais de 1.500 expositores numa área útil de 55.000 metros quadrados, com mais de 63.000 visitantes, uma proporção significativa vindos do estrangeiro, confirmando o poder de atração do evento e o seu apelo internacional.

A Plast é uma montra tecnológica que abrange materiais e processos, produtos e serviços acabados e as soluções mais avançadas desenvolvidas pelos fabricantes de máquinas, equipamentos, auxiliares e moldes para a transformação de plásticos e borracha, com mais de 3.500 unidades em exposição nos 6 pavilhões ocupados pela feira.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial