3DZ, S.p.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Processo mais económico e eficaz

Asahi Kasei colabora no desenvolvimento de tecnologia de reciclagem de fibra de carbono

08/02/2023

A multinacional japonesa Asahi Kasei colaborou com o Instituto Japonês de Tecnologia, o Kitakyushu College e a Universidade de Ciência de Tóquio no desenvolvimento de uma nova tecnologia para a reciclagem de compósitos de plástico e fibra de carbono.

Os plásticos reforçados com fibra de carbono (CFRP) são muito atrativos para várias indústrias, principalmente em campos de aplicação exigentes. Isto, graças ao seu equilíbrio único entre rigidez, resistência mecânica e peso leve, em comparação com os plásticos reforçados com fibra de vidro convencionais. No entanto, os CFRP são caros e difíceis de reciclar, pois é complicado extrair as fibras de carbono da resina após a sua utilização.

Juntamente com o Instituto Japonês de Tecnologia, o Kitakyushu College e a Universidade de Ciência de Tóquio, a Asahi Kasei desenvolveu um método de reciclagem que permite a extração de fibras de carbono do CFRP ou termoplásticos reforçados com fibra de carbono (CFRTP) utilizados em automóveis. O resultado é uma fibra de carbono contínua, barata e de alta qualidade, que pode ser reciclada perpetuamente, contribuindo assim para a economia circular.

Imagen

Nas tecnologias convencionais de reciclagem de fibras de carbono, estas são cortadas e reutilizadas, o que resulta num produto de menor qualidade e durabilidade, insuficiente para aplicações de alto desempenho. Para resolver este problema, a Asahi Kasei desenvolveu um “método de solução eletrolisada de ácido sulfúrico” que permite que a fibra de carbono mantenha a sua resistência original e natureza contínua, ao mesmo tempo que decompõe totalmente a resina na qual a fibra de carbono está embutida.

Isto permite a sua utilização contínua em aplicações de alto desempenho e apresenta uma solução circular e barata para o dilema do fim de vida útil dos compósitos plásticos de fibra de carbono. Assim, estes compostos, presentes nos veículos para redução de peso, podem ser fácil e economicamente decompostos no final da vida do automóvel e reutilizados em novos veículos.

Imagen

Além disso, a Asahi Kasei está a desenvolver uma cinta termoplástica unidireccional reforçada com fibra de carbono (cinta CFRTP-UD) utilizando fibra de carbono contínua reciclada e a resina de poliamida da gama própria Leona.

Com uma resistência superior ao metal, esta fita CFRTP-UD pode ser aplicada em estruturas e carroçarias de automóveis, permitindo a reciclagem de peças em fim de vida útil.

Esta é uma solução de longo prazo para o desafio que a utilização de fibra de carbono nos veículos tem colocado à indústria. Espera-se que, desta forma, a utilização de fibra de carbono na indústria automóvel seja reforçada a uma escala global.

A Asahi Kasei e os seus parceiros planeiam colocar o processo em prática até 2030.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial