3DZ, S.p.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Emirates recicla mais de 500 mil quilogramas de plástico e vidro num ano

06/03/2023
A Emirates reciclou mais de 500 mil quilogramas de plástico e vidro ao longo de 2022, recolhendo a bordo garrafas descartadas para serem reutilizadas. 500 mil quilogramas é quase o mesmo peso que tem o icónico A380 da Emirates, quando totalmente carregado.
Imagen

A bordo de cada voo que aterra no Dubai, a tripulação de cabine da Emirates trabalha arduamente para separar rapidamente garrafas de vidro e plástico, antes de serem enviadas para uma fábrica de reciclagem no Dubai. O vidro é partido e separado por cores. Estes cacos (ou vidro reciclado que está pronto a ser refundido) são então enviados para os fabricantes de vidro nos EAU, de forma a que sejam incluídos na sua mistura de lote para novas garrafas. Já as garrafas de plástico são limpas, cortadas em pedaços, derretidas e enviadas aos fabricantes para que possam fazer outros produtos em plástico. Assim, a Emirates e a Emirates Flight Catering desviam anualmente milhares de quilogramas de vidro e plástico dos aterros sanitários.

A iniciativa de reciclagem de vidro e plástico a bordo foi sugerida pela (muito ambientalmente consciente) tripulação de cabine da Emirates em 2019, através de webinars e eventos onde lhes é apresentada uma plataforma para partilhar feedback e onde é encorajada a partilhar ideias inovadoras com departamentos-chave. A proposta foi bem recebida e implementada em poucas semanas.

A Emirates tem, sempre que possível, várias iniciativas que se concentram na reutilização do plástico ou na utilização de materiais sustentáveis.

Mantas da Emirates feitas a partir de plástico reciclado

Nos últimos 6 anos, a Emirates tem oferecido aos passageiros da Classe Económica em voos de longo curso, mantas confortáveis e sustentáveis, feitas a partir de garrafas de plástico recicladas. Cada manta, macia e quente, é produzida a partir de 28 garrafas de plástico reciclado. As garrafas são trituradas em lascas de plástico antes de serem transformadas em fio, criando um material de velo. O fio é então tecido em mantas macias. Desde a introdução da iniciativa, as mantas da Emirates impediram que mais de 95 milhões de garrafas de plástico fossem depositadas em aterros. Sendo o maior programa de sustentabilidade de mantas a bordo na indústria aérea, o processo de fabrico de utilização de tereftalato de polietileno reciclado (rPET) também reduz as emissões de energia em cerca de 70%.

Priorizar o aprovisionamento responsável

Consumir de forma responsável é uma área chave para a Emirates, que introduziu um requisito ambiental no código de conduta do fornecedor e que considera todo o ciclo de vida dos produtos, desde a fase de conceção. Por exemplo, colheres de madeira para chá e café, palhinhas de papel e sacos de venda a bordo são feitos utilizando madeira e papel de florestas geridas de forma responsável.

Brinquedos da Emirates feitos de materiais de fontes sustentáveis

Para os passageiros mais jovens da Emirates, os sacos de brinquedos de cortesia da companhia aérea, os kits para bebés e os peluches também são produzidos a partir de garrafas de plástico reciclado e outros materiais sustentáveis. Sacos para cintos, sacos de viagem e mochilas são concebidos a pensar em grupos etários específicos e são construídos a partir de um fio feito de garrafas de plástico 100% reciclado. Cada mochila de criança da Emirates é feita a partir de 5,5 garrafas de plástico reciclado e cada saco de viagem é feito a partir de 7. A produção das mochilas de criança da Emirates salvou 8 milhões de garrafas de plástico do aterro. As etiquetas são feitas de cartão reciclado, e as caixas em que os produtos são enviados são feitas de cartão reciclado que pode ser novamente reciclado.

Kits de amenidade reutilizáveis da Emirates

Os kits de amenidade na Premium Economy e Classe Económica da Emirates são gratuitos para passageiros em voos de longo curso, e apresentam um design que representa os quatro elementos essenciais da natureza - fogo, água, terra, e ar. As bolsas são reutilizáveis e produzidas a partir de papel kraft. O conteúdo inclui uma seleção de artigos essenciais de viagem duradouros, feitos a partir de materiais amigos do ambiente. A escova de dentes é feita a partir de uma combinação de palha de trigo e plástico, e as meias e os óculos são feitos de plástico reciclado, neste caso, de rPET (polietileno tereftalato reciclado). A embalagem utilizada para o kit dentário, meias e óculos é feita a partir de 90% de papel de arroz.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial