Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Setor dos plásticos em Portugal consolida a sua transição verde

Nuno Aguiar, diretor técnico da APIP14/03/2023
A estabilidade climática constitui um dos principais desafios ambientais, sociais e económicos que o mundo enfrenta. Para combater as alterações climáticas, as emissões de gases de estufa a nível mundial necessitam de ser reduzidas significativamente.
Imagen

No caso da Europa, várias têm sido as iniciativas e políticas que visam contribuir para este objetivo, como sejam:

  • Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), lançado em dezembro de 2019, e que visa promover a transição verde da Europa, com o objetivo último de alcançar a neutralidade climática até 2050.
  • Lei Europeia do Clima, aprovada em junho de 2021, que visa concretizar o objetivo da neutralidade climática da Europa em 2050.
  • Plano Industrial do Pacto Ecológico (Green Deal Industrial Plan), com o objetivo de reforçar a competitividade da indústria europeia com impacto neutro no clima e de apoiar a rápida transição para a neutralidade climática.

A neutralidade carbónica (net-zero) deve, pois, ser uma prioridade central e um compromisso das diversas cadeias de valor de produtos e materiais, contribuindo deste modo para se alcançar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática) das Nações Unidas, no âmbito da Agenda 2030. A mitigação da contribuição humana para as alterações climáticas evitará a perda de biodiversidade e a escassez de recursos, garantindo um planeta saudável e habitável para as gerações presentes e futuras.

O setor dos plásticos, em Portugal, pretende contribuir objetivamente para este objetivo, através da definição e adoção de um roteiro para a descarbonização da sua indústria. Para a concretização deste objetivo, a APIP submeteu uma candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), preparada com o apoio da EY-Parthenon, sendo uma das 21 candidaturas, num total de 39, que constam da proposta de decisão favorável para a atribuição de incentivos financeiros.

O desenvolvimento de um roteiro para a neutralidade carbónica e respetivas ações de ativação e capacitação, que incentivem a descarbonização da indústria dos plásticos, representam o compromisso do setor no contributo para uma economia de baixo carbono e prossecução das metas nacionais estabelecidas no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) e das iniciativas e políticas europeias acima referidas.

Este roteiro para a descarbonização constituirá mais um pilar na transição verde que o setor dos plásticos está a promover atualmente, onde o recurso a fontes de energia renovável, a melhoria da eficiência energética, a promoção e adoção de tecnologias de baixo carbono e a implementação de práticas industriais mais sustentáveis serão estratégias a considerar, onde a inovação continuará a ser peça-chave.

Imagen

Falando em inovação e na continuidade da transição verde da indústria dos plásticos para a economia circular e neutralidade carbónica, destaque ainda as iniciativas mais recentes promovidas pela APIP, enquanto agente precursor para um futuro mais sustentável:

Projeto Mobilizador Better Plastics - Plastics in a Circular Economy, visa assegurar a criação de uma estratégia de investigação & desenvolvimento e inovação, vocacionada para o desenvolvimento de novos materiais, produtos, processos tecnológicos e serviços, que promovam a circularidade dos plásticos. O consórcio deste projeto é composto por 25 entidades, entre empresas dos diferentes subsetores da cadeia de valor dos plásticos e entidades não empresariais do Sistema Científico e Tecnológico. O projeto Better Plastics apresenta um investimento de aproximadamente 6,3 milhões de euros, sendo parte cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Projeto Sustainable Plastics – Agenda Mobilizadora para os Plásticos Sustentáveis, aprovada no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do PRR, cujo Consórcio reúne 39 empresas e 10 entidades não empresariais do Sistema Científico e Tecnológico, com um investimento de aproximadamente 39 milhões de euros. Esta iniciativa assenta sobre três pilares:

  • Redução de emissões de gases com efeito de estufa (GHG)
  • Maior eficiência de recursos
  • Criação de emprego

Esta agenda vem dar seguimento e reforçar as seguintes áreas de atividade do projeto Better Plastics – Plastics in a Circular Economy:

  • Circularidade pelo Design de Material,
  • Circularidade pelo Design de Produto
  • Circularidade pela Reciclagem
  • Circularidade pelas Matérias-primas Alternativas

Organização do Plastics Summit – Global Event 2022, evento internacional e transetorial, realizado em outubro de 2022, e que colocou Lisboa e Portugal no centro da discussão pela sustentabilidade, cidadania climática e saúde planetária. Deste evento, onde estiveram mais de mil pessoas, resultou uma declaração de compromisso (position statement) com a visão e as ações globais, assentes em evidências científicas, que contribuirão para a criação de um futuro mais circular e sustentável.

Estas iniciativas, e outras que se perspetivam no futuro próximo, posicionam o setor dos plásticos com o foco no desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis, enquanto contributo para a promoção da eficiência de recursos, economia circular e neutralidade climática.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial