Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Entrevista com Bernd Roegele, presidente do Comité Organizador da Equiplast 2023

“Um mundo sem plástico não é possível, por isso vamos torná-lo sustentável e circular”

15/03/2023

A Equiplast suscita sempre muito interesse junto das empresas nacionais, tanto expositoras como visitantes que procuram no país vizinho soluções para a sua produção de peças plásticas. De 30 de maio a 2 de junho, o Encontro Internacional do Plástico e da Borracha regressa em força à Fira de Barcelona, em simultâneo com a Expoquimia e a Eurosurfas. Nesta entrevista, Bernd Roegele, presidente do Comité Organizador da Equiplast desde 2014, explica-nos quais os pontos fortes desta edição, muito centrada na economia circular, na transferência de tecnologia e na digitalização.

Bernd Roegele, presidente do Comité Organizador da Equiplast 2023
Bernd Roegele, presidente do Comité Organizador da Equiplast 2023.

A última Equiplast realizou-se em setembro de 2021, em plena pandemia. O que podem os visitantes esperar da edição deste ano?

Realizar o evento em setembro de 2021 foi um desafio e tanto. Foi a primeira feira de plásticos desde o início da pandemia e uma grande realização, tendo em conta as circunstâncias da época.

Em relação à edição deste ano, penso que estamos a fazer um grande trabalho, apoiados pelas empresas e organizações do comité organizador, pela nova equipa da Fira de Barcelona e pela boa resposta que estamos a ver por parte do setor. Esperamos a participação de 220 expositores de 12 países e a presença de mais de 19 mil profissionais. A par da Equiplast, os visitantes poderão visitar também a Expoquimia e a Eurosurfas, feiras com as quais temos importantes sinergias. Ao todo, teremos mais de 450 empresas com stands e mais de 800 marcas representadas em 21 mil m2, o que significa que o pavilhão 3 do centro de exposições da Gran Via estará a 100% da sua capacidade. Um sucesso!

Está desde 2012 à frente do comité organizador da Equiplast. Acha que o setor dos plásticos é muito diferente agora do que era então?

O setor dos plásticos está em constante evolução para fornecer à indústria soluções para novas necessidades e, neste sentido, tem vindo a desenvolver aplicações para uma produção mais sustentável adaptada aos novos tempos. Para responder diretamente à questão, o setor não é muito diferente agora do que era há 11 anos atrás, mas está a mover-se, a investigar e a desenvolver novos processos em que coexistem matérias-primas e maquinaria de transformação, sempre focalizada na economia circular, e isto estará patente na Equiplast.

Apesar de todos os esforços feitos pelo setor para ser mais sustentável e amigo do ambiente, uma das maiores dificuldades é lidar com a má imagem pública do plástico, que também foi transferida para o quadro regulamentar. Que mais podem as empresas fazer para inverter esta situação?

As empresas do setor têm vindo a trabalhar há anos para inverter esta situação. Juntamente com a indústria química, estão a ser desenvolvidos plásticos mais sustentáveis e os fabricantes de máquinas estão a adaptar os seus processos de produção a estes materiais. Há cada vez mais aplicações para a produção de peças plásticas com um maior conteúdo de material reciclado. Somos uma parte ativa da economia circular e muitas empresas colaboram com instituições como a Fundação Ellen MacArthur, criada em 2010. Incorporamos também tecnologias ‘Industry 4.0’ para otimizar processos, gerando menos resíduos e aumentando a eficiência energética.

Como complemento à oferta comercial, que outras atividades existirão na Equiplast?

Teremos a exposição Rethinking Plastics onde será possível ver e tocar em diferentes artigos feitos de plásticos reciclados, biodegradáveis ou renováveis. Com esta exposição estamos a mostrar o compromisso da nossa indústria com o ambiente. Há anos que trabalhamos para garantir que o plástico nunca se torne um desperdício, mas sim uma nova matéria-prima para diferentes utilizações. Também, na secção de formação, juntamente com a Expoquimia, vamos a inaugurar o programa ‘Best in class’ através do qual daremos voz às histórias de sucesso de diferentes indústrias que utilizadoras de equipamento e tecnologia na área dos plásticos ou da química, e que implementaram projetos inovadores no campo da economia circular, digitalização ou transferência de tecnologia. Iremos também realizar a Conferência Eurocar, juntamente com a Eurosurfas, especificamente para o setor automóvel.

Que mais valias pode esta edição da feira trazer às empresas e profissionais do setor?

A Equiplast é um evento de referência. É um ponto de encontro do setor, que pode e deve ser aproveitado pelas empresas para promover vendas e negócios, para fazer contactos comerciais, mas também para discutir questões de debate setorial e gerar conhecimento partilhado. A situação atual, bastante complexa devido a fatores como a mudanças tecnológicas, regulamentares, energéticas ou económicas, requer uma Equiplast com um enfoque muito prático que permita aos nossos visitantes explorar, selecionar e adquirir as melhores soluções em materiais plásticos, bem como maquinaria e tecnologia de processamento e transformação para enfrentar com sucesso os desafios que se avizinham, especialmente os ambientais. Estou convencido que a Equiplast 2023 trará um novo ímpeto a esta indústria.

Finalmente, como vê o futuro do setor dos plásticos?

Com bastante otimismo. Não podemos imaginar um mundo sem plástico. Hoje em dia não há nenhum substituto. Mas temos de respeitar o ambiente, reduzir ao máximo a quantidade de plástico processado, e acima de tudo recuperar e reciclar todo o que é colocado no mercado, garantindo assim a circularidade do material.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial