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Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Como a conjuntura atual e as tendências de embalagem influenciam a intralogística das empresas

20/03/2023

Algumas das novas mudanças que afetarão a intralogística do setor dos plásticos estão relacionadas com a economia circular e a sustentabilidade, com a tecnologia de IA ou com o aumento dos preços das matérias-primas.

As soluções flexíveis da Singular Logistics garantem que todo o tipo de empresas podem adaptar-se a estas novas tendências...
As soluções flexíveis da Singular Logistics garantem que todo o tipo de empresas podem adaptar-se a estas novas tendências.

O setor da embalagem foi significativamente afetado pelos acontecimentos dos últimos anos. Entre as principais alterações encontramos o novo imposto sobre as embalagens de plástico não reutilizáveis, aprovado a 1 de janeiro, com o intuito de promover a reciclagem dos plásticos em fim de vida e prevenir a geração de resíduos. Este imposto inclui embalagens não reutilizáveis, mas também produtos semi-acabados de plástico, bem como aqueles produtos de utilização única, como fitas de embalagem ou rolos de filme.

Este imposto, aliado à complexidade do mercado e às suas flutuações, em parte causadas pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a crise de abastecimento, coloca importantes desafios à indústria de plásticos e, mais concretamente, ao segmento da embalagem.

A Berndt + Partner consultant1 realizou um estudo que analisa algumas das tendência neste setor, bem como as alterações previstas e os principais pontos que devem ser trabalhados este ano.

1. Sustentabilidade e economia circular

A legislação, assim como o interesse das empresas e dos consumidores, continuam imparáveis no caminho para uma maior sustentabilidade na produção e embalagem dos produtos. A economia circular não deve ser uma estratégia, mas a principal ação a ter em conta na produção de qualquer tipo de embalagem de plástico, considerando, por exemplo a crscente necessidade de integração de material reciclado nos novos produtos.

Nas pequenas empresas, o esforço para integrar este tipo de mudança é ainda maior. A necessária alteração de infraestruturas ou sistemas para outros mais sustentáveis costuma ser dispondiosa. Por isso, na Singular Logística utiliza-se um sistema de transporte aéreo de mercadorias muito mais barato de instalar, e o que é mais importante, pois é construído sobre vigas de aço e utiliza motores BLDC, a sua operação é muito mais sustentável e energeticamente eficiente. As suas soluções também procuram economizar espaço.

2. Mudanças nos hábitos de compra

Os diferentes acontecimentos dos últimos anos aceleraram uma série de mudanças que iam acontecer, como, por exemplo, o aumento digitalização e o uso de IA. Justamente, uma das principais mudanças que afetaram a indústria de embalagens, foi o aumento da venda eletrónica de produtos. Como resultado, em muitos casos a produção foi expandida para responder ao imediatismo exigido pelos consumidores, e a logística na cadeia de abastecimento foi melhorada.

Esta digitalização permitiu saber em cada momento o estado do produto (materiais com os quais foi elaborado, características ou necessidades especiais, seguimento da encomenda, etc.). No entanto, para estabelecer uma maior rapidez no transporte de mercadorias, é preciso organizar e automatizar processos dentro dos armazéns de logística. Para isso, especialmente nas PMEs, é necessário um sistema capaz de se adaptar rapidamente às mudanças sem envolver um alto investimento financeiro e de tempo.

Uma solução oferecida pela Singular Logística é o sistema SL-100, adaptável e flexível às necessidades de qualquer setor, isto é produzido graças ao seu sistema de eletrovías fixas cuja automação se encontra nos carros. Assim, se precisar de modificações no circuito, o número de carros é incorporado ou reduzido de acordo com as necessidades sem parar a produção, e não carece de reprogramação do circuito. A configuração dos carrinhos é feita através de um software desenvolvido pela Singular Logistics, esta configuração é feita graficamente, portanto não é necessário que a pessoa que deve estabelecer o circuito através do software possua conhecimento de programação, facilitando ainda mais o processo.

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3. Preços das matérias-primas

Devido à instabilidade política e económica dos últimos anos, os preços das matérias-primas e energia aumentaram consideravelmente e espera-se que ao longo deste ano esta situação de aumento se mantenha. Muitas embalagens contém grande parte da matéria-prima e no caso da reciclagem essa parte é ainda maior. Não é de estranhar que, face a esta subida, as PME procurem alternativas energeticamente mais eficientes.

A solução SL-100 usa sistemas de baixa tensão de 48 volts, além dos seus acessórios, como elevadores, serem alimentados por um sistema próprio, eliminando a necessidade de linhas de energia adicionais aos pontos de carga e descarga do circuito.

Da mesma forma, para a construção do circuito bastam ajustes de vigas e mudanças de faixa, construídas em perfis IPE padrão de aço, através de soldagem, que permite uma instalação de alta qualidade a um custo reduzido.

4. Tecnologia IA

A automação de processos não é uma novidade no setor de supply chain, embora devamos ter em consideração que esta tecnologia para empresas de determinados portes é mais difícil de conseguir porque não se adaptam às suas necessidades e orçamento. No entanto, existem indústrias de médio porte que, pelas características dos seus produtos (materiais mercadorias pesadas, produtos processados em altas temperaturas, etc.) requerem um sistema de recolha e transferência de cargas dentro do próprio armazém que não pode ser feito manualmente. Com o intuito de resolver este tipo de requisitos encontrámos soluções da Singular Logistics, totalmente automatizadas e com software próprio denominado E-MAP, configurável graficamente em dois passos simples: traça-se o circuito e depois colocam-se os pontos de carga, descarga, estacionamento e controlo. Posteriormente, são atribuídas as propriedades correspondentes a cada ponto, deixando assim o sistema configurado e programado.

Além de serem autónomos, estes carros têm a capacidade de tomar decisões e reconhecer o carro com o menor tempo de chegada à origem do transporte para atribuir a solicitação a este. Esta operação é simples, o carro deslocar-se-á até à origem, pedirá permissão de carga e uma vez carregada calculará a melhor rota até ao destino com base na velocidade máxima de cada trecho, as condições de tráfego e manutenção, etc.

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A realidade é que a indústria de embalagens está num ambiente volátil e incerto, especialmente para estas pequenas e médias indústrias que devem enfrentar múltiplos desafios sem os recursos que as grandes empresas apresentam corporações. Embora este ambiente possa apresentar dificuldades, também pode gerar novas oportunidades.

Nesta conjuntura, apresentaram-se as soluções tradicionais de transporte aéreo como uma óptima forma de responder às necessidades de um mercado cada vez mais competitivo, graças à sua capacidade de não interferir no trabalho de produção, nem durante a sua instalação ou durante a sua vida útil.

No entanto, o sistema Singular Logistics vai um passo além, não apenas abrindo caminho para as tarefas de produção e manutenção da fábrica, mas também facilitando muito a sua instalação e futuras modificações, o que oferece à empresa que o implementa flexibilidade e escalabilidade essenciais para responder e se adaptar às procuras de mercado sempre volátil.

Tudo isto, ainda, de forma mais sustentável e eficiente. Ao remover as partes móveis da equação, o sistema resulta um muito menos avarias, exigindo menos reparações e substituições. Isto, não só produz um menor tempo de retorno, mas também reduz significativamente a pegada de carbono da fábrica, eliminando as emissões associadas à fabricação destes dispositivos extras.

Por fim, também reduz os custos operacionais e aumenta a segurança ao operar em baixíssima tensão, o que significa que os funcionários trabalham num ambiente menos perigoso e reduz significativamente os custos de energia da empresa.

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