A Perstorp, fabricante de especialidades químicas, lançou novos graus para dois polióis de base que estão agora disponíveis com um conteúdo de carbono 100% renovável e equilibrado em termos de massa.
Ao incluir a absorção biogénica de CO2[1] a partir das matérias-primas renováveis, os produtos terão uma pegada de carbono negativa[2] à saída da Perstorp. Com base num conceito de balanço de massa rastreável, os materiais Neeture N100 (neopentyl glicol) e Evyron T100 (trimetilolpropano) foram concebidos para reduzir a pegada de carbono ao longo da cadeia de valor e para apoiar o aprovisionamento sustentável de matérias-primas renováveis e recicladas.
 
A Perstorp reforça a sua oferta sustentável com os primeiros polióis 100% renováveis com pegada de carbono negativa do mundo. (Foto: Perstorp)
Esta expansão da carteira reforça a posição da empresa como fornecedor de produtos químicos de baixa pegada de carbono, que começou em 2010 com a introdução do Voxtar, o primeiro pentaeritritol do mundo baseado em conteúdo de carbono renovável. Com a adição destes novos graus, a Perstorp pode oferecer o produto com a pegada de carbono mais baixa da indústria para cada um dos seus polióis de base (TMP, Neo, Penta). Trata-se de um marco importante para a eliminação gradual de matérias-primas fósseis virgens numa vasta gama de aplicações nos segmentos de mercado de resinas, revestimentos e lubrificantes sintéticos.
“A procura de produtos químicos baseados em matérias-primas sustentáveis está a aumentar de forma contínua", diz Jenny Klevås, diretora de Marketing Global da Perstorp. "Uma vez que quase todos os produtos manufaturados dependem de produtos químicos, temos a oportunidade de ter um grande impacto positivo e orgulhamo-nos de acrescentar dois produtos à nossa carteira que podem ajudar os clientes a cumprir as suas metas de CO2 e a produzir produtos mais sustentáveis''.
Neeture e Evyron, juntamente com todos os produtos Pró-Ambiente da Perstorp, são certificados de acordo com o sistema de certificação de sustentabilidade ISCC PLUS (International Sustainability & Carbon Certification). O ISCC PLUS oferece às empresas, proprietários de marcas e consumidores a garantia de que os elevados requisitos de sustentabilidade são cumpridos. Os produtos, o balanço de massa, bem como os cálculos anuais atualizados e auditados da pegada de carbono do produto são todos certificados pelo ISCC PLUS.
A Perstorp aplica um balanço de massa com rastreabilidade física e química, o que significa que nenhuma transferência de crédito é aplicada e que todas as diferentes matérias-primas necessárias para produzir os produtos são utilizadas. Para produzir o Neeture N100 e o Evyron T100, são utilizados biogás, metanol e propileno certificados pelo ISCC com base biológica ou de origem bio-circular. O certificado ISCC PLUS significa que todas as matérias-primas sustentáveis são certificadas pelo ISCC PLUS ou ISCC EU em todas as partes da cadeia de valor, até ao ponto de origem. Os produtos Pró-Ambiente proporcionam aos clientes uma qualidade e desempenho idênticos aos das alternativas fósseis, mas com o benefício adicional de um perfil ambiental melhorado.
[1] A captação biogénica de CO2 significa que o CO2 é captado da atmosfera pela planta/biomassa durante o processo de fotossíntese, enquanto cresce.
[2] A pegada de carbono negativa do produto significa que, quando se inclui a captação de CO2 biogénico, há uma remoção líquida de CO2 desde a origem até à saída de fábrica. A transformação da biomassa em produtos representa, portanto, uma remoção líquida de CO2, através do seu armazenamento no produto final.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa