A Hasco conquistou o primeiro lugar de um concurso organizado pela revista técnica alemã Kunststoff Magazin, na categoria de fabrico e design de moldes, com o seu Streamrunner, um distribuidor de canais quentes produzido por fabrico aditivo para a máxima liberdade de desenho geométrico.
A tecnologia de fabrico aditivo proporciona a máxima liberdade na produção dos canais de fluxo do Streamrunner.
Graças à tecnologia utilizada, os canais de fluxo deste distribuidor premiado podem ser concebidos reologicamente de forma ótima evitando completamente extremidades e zonas de fluxo difícil. Esta orientação da fusão favorável ao material conduz a uma tensão de cisalhamento significativamente menor no plástico e, consequentemente, a uma melhor qualidade das peças injetadas. Uma mudança de cor também pode ser efetuada mais rapidamente graças ao design otimizado para o fluxo, uma vez que a divisão da massa fundida e a deflexão do material podem ser efetuadas através de raios mais largos.
Diferentes componentes plásticos ou cores podem ser distribuídos num espaço muito pequeno e os canais podem ser entrelaçados. Isto permite que os desenhadores ultrapassem as limitações anteriores no desenho de peças injetadas e utilizem novas opções de desenho.
Uma vez que o Streamrunner é fabricado aditivamente, não necessita de elementos de deflexão separados, podem ser realizados espaçamentos entre bicos muito estreitos. Dependendo do tamanho do bico utilizado, são possíveis distâncias de alojamento a partir de 18 mm. A altura também pode ser 20-30 mm mais baixa do que com módulos distribuidores convencionais.
Como todos os outros sistemas de canais quentes da Hasco, o Streamrunner pode ser personalizado em forma e tamanho para determinada aplicação. Mas não só. A pedido, também está disponível como um sistema integrado totalmente cablado ou como um lado quente completamente montado com tecnologia de controlo precisamente adaptada.
Com o Streamrunner, é possível produzir peças injetadas de forma económica. O design compacto requer moldes mais pequenos e, consequentemente, máquinas de injeção mais pequenas para a produção. Além disso, a baixa massa do módulo distribuidor reduz a necessidade de energia, o que resulta numa poupança adicional de custos.
Por outro lado, o inovador desenho tridimensional dos canais do Streamrunner oferece possibilidades totalmente novas na injeção de múltiplos componentes.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa