Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Amarsul conta com a Tomra para otimizar a produção e atingir as metas de reciclagem

24/05/2023

A Amarsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos de nove municípios da península de Setúbal, conta com as soluções avançadas da Tomra há mais de 14 anos. Prova disso são as oito unidades Autosort em funcionamento. Além disso, na sua recente remodelação em 2020, foi a primeira empresa do mundo a incorporar a tecnologia Sharp Eye numa estação de tratamento de resíduos. Esta tecnologia, em combinação com o avançado sensor NIR da Tomra, é a única capaz de distinguir materiais cuja composição é a mesma e que apenas diferem na viscosidade, como bandejas termoformadas PET vs. garrafas PET.

Pablo Barahona, Ana Teresa Henrique e David Rosa
Pablo Barahona, Ana Teresa Henrique e David Rosa.

Portugal é um país muito avançado em termos de regulamentação da gestão de resíduos, embora haja ainda muito trabalho a fazer em muitas das centrais de triagem. Mas na região de Setúbal encontramos um oásis: a empresa portuguesa Amarsul, que com 26 anos de história é hoje responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos de 9 municípios desta região. Em 2022, a empresa tratou 461 mil toneladas de resíduos, tendo recuperado 46 mil toneladas de recicláveis.

Desde 2009, a Amarsul trabalha lado a lado com a equipa da Tomra, o que lhe permitiu ter um dos processos mais avançados do país. Atualmente conta com 8 equipamentos Autosort, dois deles com tecnologia Sharp Eye. Os novos equipamentos foram instalados em 2019, sua Unidade de Tratamento Mecânico de Resíduos Urbanos, em Palmela, que tem uma capacidade de cerca de 94 mil toneladas/ano de resíduos e em 2020 na Central de Triagem Automática de Embalagens, no Seixal, que tem uma capacidade de tratamento de cerca de 12 mil toneladas/ano.

Material de entrada na Amarsul
Material de entrada na Amarsul.

As vantagens deste último desenvolvimento têm sido evidentes. Na instalação de RU em Palmela, todas as garrafas PET, PEAD, cartões para bebidas e alimentos (ECAL) e metais são triados numa única fração. O Autosort com Sharp Eye permite obter esta fração sem contaminação de PET termoformado, o que facilita o transporte de Palmela para o Seixal, e a sua posterior separação na unidade de triagem. A Central de Triagem do Seixal também processa a fração de embalagens leves provenientes da recolha seletiva, e graças ao seu Autosort com Sharp Eye, a garrafa PET é automaticamente separada da bandeja de PET termoformado.

Graças ao Autosort com Sharp Eye, as bandejas de PET termoformado são automaticamente separadas das garrafas PET

Graças ao Autosort com Sharp Eye, as bandejas de PET termoformado são automaticamente separadas das garrafas PET.

Uma relação baseada na confiança, no trabalho contínuo e na procura de resultados.

A relação entre a Tomra e a Amarsul está bem estabelecida e o seu nível de cooperação é excelente. “Na Amarsul, algumas das nossas unidades estão a trabalhar numa base diária desde 2009. A estabilidade e durabilidade proporcionadas pelo Autosort é um fator chave para o sucesso da empresa. ”O nosso equipamento é flexível, pois permite-lhe modificar a sua tarefa de triagem. Juntos, redesenhámos o layout e o processo da fábrica, relocalizando o equipamento mais antigo e adicionando as tecnologias mais avançadas do mercado nas novas adições, para que a Amarsul possa adaptar-se com sucesso às mudanças exigidas pelas especificações técnicas a qualquer momento", explica Pablo Barahona, Area Sales Manager para Espanha e Portugal da Tomra Recycling Sorting, especializada em linhas de tratamento de resíduos urbanos e reciclagem de plásticos.

Imagen

Ana Teresa Henriques, responsável pela Área de Produção, e Susana Silva, responsável pela Área de Comunicação e Sensibilização da Amarsul, explicam como decorreu a última remodelação da fábrica: “Depois de muitos anos de relacionamento, tivemos a possibilidade de instalar no Centro de Triagem Automático de Embalagens, separadores óticos da Tomra. Os seus equipamentos são muito fiáveis e eficientes, fáceis de operar e programar, e a empresa tem um excelente apoio técnico local. Como esperávamos, a Tomra respondeu às nossas necessidades e aos objetivos que temos de cumprir”.

A Amarsul instalou equipamentos com a combinação do Autosort da Tomra com o Sharp Eye, um conjunto perfeito que permite a identificação e classificação muito eficiente de materiais que antes eram difíceis de separar, como garrafas PET de bandejas PET termoformadas de camada única.

Ana Teresa Henriques, responsável pela Área de Produção da Amarsul
Ana Teresa Henriques, responsável pela Área de Produção da Amarsul.

Autosort com Sharp Eye, a tecnologia mais inovadora que torna o impossível possível

O Autosort é uma máquina flexível e bem conhecida. Pode separar qualquer polímero termoplástico (PET, PP, PVC, PS, LDPE, LPEBD, HDPE, materiais termoformados, moldados por sopro, etc.) e papel/cartão em frações de RSU, embalagens leves ou resíduos orgânicos. Também oferece um design compacto e é fácil de incorporar em novas fábricas ou adaptar-se a linhas existentes. Quando combinado com a tecnologia Sharp Eye da Tomra, lançada em 2018, garante uma melhor eficiência da luz e nitidez da triagem entre polímeros, facilitando a separação de frações que são realmente difíceis de classificar.

“Na Tomra, pensámos que esta aplicação, criada especificamente para os recicladores de PET, poderia melhorar a pureza deste material, sendo o ideal no caso das estações de tratamento de resíduos em Portugal. Tínhamos duas tecnologias-chave à nossa disposição. Em primeiro lugar, o melhor sensor NIR do mercado. Em segundo lugar, a tecnologia exclusiva Sharp Eye, a única no mundo capaz de distinguir produtos fabricados por moldagem por sopro e injeção (garrafas) de materiais termoformados (tabuleiros) que diferem apenas pela sua viscosidade. De facto, neste momento, somos os únicos capazes de realizar esta tarefa sem recorrer à inteligência artificial, que tem a desvantagem de exigir atualizações permanentes”, afirma Pablo Barahona.

Autosort Deep Laser, da Tomra
Autosort Deep Laser, da Tomra.

Mas, sem dúvida, para além da tecnologia, a chave do sucesso da Amarsul é o serviço técnico. “Na Tomra, dispomos de um serviço técnico local de 8 técnicos para Espanha e Portugal, estrategicamente distribuídos por toda a Península Ibérica, o que nos permite resolver qualquer incidente rapidamente, a baixo custo e na língua dos nossos clientes. Especificamente, em Portugal, temos um técnico localizado em Lisboa que pode até prestar assistência na zona oeste de Espanha, se necessário”, diz Pablo Barahona.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial