Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Apoio à próxima geração: norelem promove projetos de estudantes

29/05/2023
Apoiar jovens talentos é parte integrante da filosofia empresarial da norelem. Mais uma vez, isto é demonstrado pelos dois projetos de estudantes que a norelem está atualmente a apoiar através da impressão 3D de polímeros reforçados com fibras e o desenvolvimento de um sistema de transporte de alta velocidade. Como parte da promoção de jovens talentos, a norelem está a apoiar os projetos de estudantes 'FiberFusion' e 'Hyperloop' com diversos componentes.
Imagen

O objetivo e a tarefa da norelem Academy é a comunicação sistemática de tópicos relevantes para a engenharia mecânica. A transmissão de conhecimentos é realizada em vários formatos, nomeadamente formação sobre peças normalizadas e formação técnica sobre uma vasta variedade de tópicos de design. Ao mesmo tempo, a norelem ACADEMY concretiza um pilar da filosofia empresarial com a promoção específica de jovens talentos. Uma parte importante desta questão é a promoção de projetos escolares e de estudantes, para os quais a norelem fornece gratuitamente componentes - além da preciosa consultoria técnica prestada por especialistas da norelem.

Dois projetos apoiados recentemente pela norelem foram o “FiberFusion“e o”Hyperloop”. FiberFusion é um projeto de dois semestres do Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique, que visa desenvolver um processo de produção de aditivos e implementá-lo com alta precisão como impressão 3D contínua de polímeros reforçados com fibras.

Imagen

Para isso, a norelem forneceu à equipa do projeto diversos componentes, nomeadamente, unidades de mancal feitas de aço inoxidável e ferro fundido cinzento onde é possível adaptar eixos e que permitem a rotação com pouca resistência. A norelem também forneceu polias que garantem uma conexão de encaixe de acionamentos por correia, anéis de fixação que garantem o tensionamento correto das fibras e mancais deslizantes para a rotação suave e de baixa resistência dos rolos de fibras.

Graças â combinação de ferragem angular e terminal esférico, é possível uma montagem simples e segura. O ponto de articulação da molas a gás de pressão é posicionado numa esfera, possibilitando torção durante movimentos de abertura e fechamento. A mola a gás de pressão facilita assim a abertura e o fechamento do capô.

Outro projeto apoiado pela norelem com tecnologia inovadora foi o desenvolvimento e a otimização de um sistema de transporte de alta velocidade baseado no princípio Hyperloop. Cerca de 60 estudantes do grupo interdisciplinar “mu-zero Hyperloop” desenvolveram primeiramente o protótipo de uma cápsula de transporte incluindo um sistema de acionamento inovador. Na segunda fase, uma nova equipa desenvolveu ainda mais a cápsula de transporte, que é acionada por um motor de indução linear, e otimizou-a para velocidades mais elevadas.

Imagen

A norelem apoiou os projetos Hyperloop com diversos componentes. Os componentes da norelem, nomeadamente as chavetas paralelas que conectam positivamente rodas e eixos, impedindo a torção dos anéis de segurança que fixam as rodas e os rolamentos na direção axial, desempenharam um papel essencial no projeto. A norelem também forneceu pinos cilíndricos que ajudam a facilitar a montagem e o posicionamento exatos dos vários conjuntos, bem como molas de elastómero amortecedoras que desacoplam os ímanes do resto da estrutura e os conectam às placas de retenção através de varetas roscadas, garantindo assim um funcionamento perfeito.

Este ano, na próxima ronda de apoio da norelem será incluída outra nova equipa.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial