Folhadela Rebelo, Lda.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Nova embalagem para alimentos congelados com conteúdo de OBP

21/06/2023
A Sabic, a Estiko Packaging Solutions e a Coldwater Prawns da Noruega desenvolveram uma nova embalagem multicamada para camarão congelado, feita a partir do PP Qrystal, um polímero circular certificado da Sabic, com 60% de plástico ligado ao oceano (Ocean Bound Plastic, ou OBP, na sigla em inglês).
Imagen

O OBP é um resíduo plástico pós-consumo abandonado ou gerido de forma inadequada, que se encontra nas margens dos rios até 50 km para o interior das costas marítimas. Num processo de reciclagem avançado, torna-se uma matéria-prima alternativa que a Sabic utiliza para produzir polímeros circulares certificados que podem depois ser devolvidos ao fluxo de materiais, por exemplo, para fabricar produtos de embalagem flexível de alta qualidade. A Estiko Packaging Solutions, a pedra angular do Grupo Estiko (Estónia) e um dos principais fornecedores de materiais de embalagem sustentáveis no Norte da Europa, utiliza um polímero Sabic PP Qrystal deste portfólio Trucircle para produzir um filme flexível multicamada para a embalagem de camarão congelado da marca norueguesa Coldwater Prawns.

A solução circular certificada tem um balanço de massa certificado de acordo com a cadeia de custódia Plus da Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC). Isto significa que o fluxo de material é controlado e rastreado desde o OBP até cada embalagem, de acordo com um conjunto de regras pré-definidas e transparentes. Como resultado, por cada tonelada de polímero circular certificado utilizado na produção de resina PP, a Estiko Packaging Solutions pode reivindicar uma quantidade equivalente de película flexível como circular certificada. A Coldwater Prawns of Norway AS, por outro lado, pode documentar o aumento da sustentabilidade para os consumidores, indicando o conteúdo da embalagem de origem responsável nas embalagens.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    05/05/2025

  • Newsletter InterPlast

    28/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial