Em conformidade com a legislação dos plásticos de uso único, a Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) decidiu, até 2024, incorporar tampas fixas nas suas garrafas PET, uma medida que pretende aumentar a recolha e reciclagem das tampas. Para tal, conta com o apoio técnico da Sidel. Do trabalho realizado até agora resultou também uma estrutura de gargalo mais leve, com uma clara poupança de matéria prima.
A Sidel e a CCEP partilham uma estreita relação histórica, tendo colaborado durante mais de 30 anos em múltiplos projetos de equipamento, desenvolvimento de embalagens e serviços de apoio. A introdução pela CCEP de tampas fixas e a adição de um novo gargalo mais leve, que pesa menos um grama, colocaram numerosos desafios técnicos relacionados com a seleção correta de pré-formas e tampas e com as configurações de equipamento técnico adequadas para a implementação da mudança nas suas linhas de embalagem PET existentes na Europa.
Desde o início do projeto, especialmente durante as fases iniciais de definição e planeamento, a Coca-Cola Europacific Partners teve de racionalizar as soluções a implementar nas tampas, pré-formas e modificações técnicas necessárias nas máquinas. Durante a fase de planeamento, foram realizados testes-piloto do novo produto em duas linhas diferentes, incluindo uma linha da Sidel em Barcelona, que foi convertida para ser compatível tanto com as tampas fixas como com o novo gargalo GME30.40, mais leve. Estes ensaios permitiram à Sidel trabalhar em estreita colaboração com a Coca-Cola Europacific Partners para avaliar as novas especificações e a configuração do equipamento, a fim de garantir uma eficiência ótima da linha, validar os requisitos de qualidade para os novos gargalos e ajudar a CCEP a realizar um estudo de mercado em pequena escala para compreender a aceitação dos consumidores.
Uma vez concluídos os testes-piloto de Barcelona, a CCEP solicitou à Sidel que convertesse todas as suas linhas Sidel nas fábricas europeias da marca, um processo ainda em curso. Os projetos de conversão variam de fábrica para fábrica e, em alguns casos, é necessário um desenvolvimento considerável, incluindo a adaptação de vários equipamentos, como o alimentador de pré-formas, a máquina de sopro, a capsuladora, o alimentador de tampas e a rotuladora.
A CCEP foi uma das primeiras empresas no mercado dos refrigerantes gaseificados a adotar estas medidas. A conversão da primeira linha foi concluída em abril de 2022 em East Kilbride, na Escócia, onde são produzidas garrafas de 1,5 litros. Entretanto, já foram modificadas outras duas fábricas europeias. Prevê-se que o processo esteja concluído até ao final do primeiro trimestre de 2024.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa