Folhadela Rebelo, Lda.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Materiais antirruído da Elix Polymers aprovados por um dos principais OEM

26/07/2023

A Elix Polymers desenvolveu uma gama de materiais especiais em ABS e PC/ABS para reduzir os ruídos indesejados gerados pelo contacto entre peças de plástico, couro, folhas de PVC ou outros produtos, que podem ter uma influência negativa no conforto do condutor e na qualidade percebida de um automóvel.

Com a crescente popularidade dos veículos elétricos e híbridos, cujos motores produzem menos ruído, os fabricantes de equipamento original automóvel (OEM) exigem cada vez mais materiais antirruído para fabricar peças interiores essenciais, como puxadores de portas, apoios de braços, bancos, tetos de abrir, suportes para copos e grelhas de ventilação. Vários produtos Elix com essas características receberam aprovação de um OEM automóvel alemão de topo de gama e serão utilizados em futuros veículos.

Os novos graus reduzem os ruídos indesejáveis
Os novos graus reduzem os ruídos indesejáveis.

Estes materiais foram submetidos a testes de aderência e deslizamento de acordo com a norma VDA230-206 em máquinas de teste da Ziegler Instruments com resultados muito positivos: foi utilizada uma escala de 1 a 10, sendo 10 o nível de risco mais elevado. As novas classes desenvolvidas pela ELIX obtiveram uma pontuação de 1, o nível de risco mais baixo. Os testes foram efetuados com diferentes forças (10°N, 40°N) e velocidades (1°mm/s e 4°mm/s) a várias temperaturas. Foram obtidos resultados satisfatórios de particular relevância após o envelhecimento térmico de materiais cujo risco normalmente aumenta em materiais standard, não modificados.

Os novos graus utilizam os polímeros de base da Elix Polymers, como ABS standard, ABS de alta temperatura, ABS/PC ou PC/ABS. Como as propriedades essenciais são idênticas às dos materiais Elix não modificados, as aprovações OEM existentes para os graus Elix não são afetadas. Além disso, como a retração dos materiais permanece a mesma, não é necessário realizar modificações nos moldes.

Além disso, também deixa de ser necessário adicionar feltros, fitas ou massa lubrificante após a injeção e a montagem das peças para reduzir o ruído, o que reduz consideravelmente os custos de produção.

Este novo avanço é o resultado da estreita colaboração da Elix Polymers com os principais OEM do setor automóvel e da sua estratégia de se concentrar em materiais especializados de valor acrescentado e no desenvolvimento de soluções feitas à medida.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    05/05/2025

  • Newsletter InterPlast

    28/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial