Novo relatório da Ceresana
Durante a pandemia, com o encerramento de cafés e restaurantes, a maioria dos consumidores passou a cozinhar mais em casa, o que fez aumentar as receitas no retalho alimentar. Atualmente, o aumento da inflação está a levar a uma retração do consumo de alimentos. No entanto, a procura de embalagens alimentares continua a crescer, embora a um ritmo mais lento e não de forma generalizada. Neste artigo, resumimos a análise deste mercado realizada pela Ceresana.
O novo estudo da consultora alemã tem em conta não só os filmes, sacos, latas, tubos, boiões e outras embalagens primárias, mas também as embalagens secundárias e de transporte. Os analistas da Ceresana preveem que a procura total de embalagens alimentares na Europa atinja um volume de cerca de 41,7 milhões de toneladas até 2031.
Os diferentes materiais e tipos de embalagens estão a evoluir a ritmos diferentes: depois de um substancial aumento de produtos enlatados durante o confinamento, a procura de embalagens metálicas está novamente a diminuir. Uma exceção, no entanto, são os tubos, cujo consumo está a aumentar em muitos mercados. As embalagens amigas do ambiente, como os bioplásticos, mas também os sacos de papel e as embalagens feitas de plástico reciclado, estão a beneficiar particularmente da tendência para a sustentabilidade e do aumento da procura de alimentos biológicos. No caso dos filmes de embalagem e das embalagens descartáveis, de curta duração, os bioplásticos ganham pontos graças.
Por outro lado, apesar da perceção mais ecológica, a procura de embalagens de vidro continua a diminuir. A conveniência é importante tanto para os produtores como para os consumidores: a venda a retalho online e as embalagens para expedição estão a aumentar a procura de cartão canelado.
As vendas de produtos frescos de padaria, carne e peixe, estão a aumentar mas um ritmo muito lento. O crescimento mais forte no mercado alimentar verifica-se principalmente nos cereais de pequeno-almoço, nas refeições prontas e nos alimentos refrigerados e congelados. No entato, estes produtos de conveniência representam um desafio para os fabricantes de embalagem. Os tempos de transporte e de armazenamento são cada vez mais longos, o que implica prazos de validade mais alargados. Ao mesmo tempo, as embalagens têm de ser atrativas, práticas e recicláveis, bem como, se possível, mais leves e mais económicas.
A indústria da embalagem está a responder a estas exigências complexas com materiais e tecnologias inovadoras: para reduzir ainda mais o peso da embalagem e a utilização de recursos, estão a ser utilizadas cada vez mais embalagens do tipo 'stand-up pouch'. Por seu lado, o prazo de validade dos alimentos pode ser aumentado através da modificação da composição gasosa da embalagem, mas, para tal, é necessário utilizar filmes de alta barreira, que suportem a embalagem em atmosfera modificada (MAP). No caso dos filmes de plástico para embalagem primária, os investigadores da Ceresana registam um crescimento particularmente forte no BOPET.
O capítulo 1 analisa a procura europeia de embalagens alimentares, incluindo dados sobre a Rússia e a Turquia.
O capítulo 2 fornece dados fundamentados sobre 22 países. Os diferentes materiais, tipos de embalagens e áreas de aplicação são examinados em pormenor. É feita uma distinção entre plástico, papel, cartão e cartão canelado, metal e vidro. Além disso, a procura é analisada de acordo com 16 tipos de embalagens diferentes (filmes, emalagens de plástico flexíveis e rígidas, latas e tubos, tampas, cápsulas, papéis de embalagem, etiquetas, entre outros). Para os oito maiores mercados da Europa, as embalagens de plástico são subdivididas em polietileno, PET, polipropileno e outros tipos de plástico. A procura de embalagens é examinada até 12 aplicações, dependendo do material de fabrico, por exemplo, produtos de padaria, refeições prontas, conservas, produtos lácteos, alimentos refrigerados e outras categorias de produtos alimentares.
O capítulo 3 apresenta perfis empresariais dos mais importantes produtores de embalagens alimentares, organizados de acordo com os dados de contacto, vendas, lucros, gama de produtos, locais de produção, bem como tipos de produtos e áreas de aplicação. São fornecidos perfis pormenorizados de 90 fabricantes, como a Amcor Ltd., Auxiliar Conservera S.A., Berry Plastics Corporation, Coveris Holding S.A., DS Smith plc, Karatzis SA, Sealed Air Corporation, Smurfit Kappa Group PLC, Sonoco Products Co., Ltd. e Tetra Pak International S.A.
Mais informações sobre o novo estudo de mercado 'Food-Packaging - Europe (2ª edição)' aqui: https://www.ceresana.com/en/market-studies/packaging/food-packaging-europe/
www.interplast.pt
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