Além disso, a empresa apresentará uma fita termoplástica unidirecional reforçada com fibra de carbono (fita CFRTP-UD) que utiliza fibra de carbono contínua reciclada e a resina de poliamida Leona. Com uma resistência superior à do metal, esta fita CFRTP-UD pode ser aplicada em estruturas e carroçarias de automóveis, permitindo ainda a reciclagem de peças em fim de vida útil de veículos em novas peças automóveis.
Serão também apresentados tubos de arrefecimento para baterias de veículos elétricos feitos de éter de polifenileno modificado (m-PPE) Xyron, bem como tabuleiros de células 2170 baseados na espuma de partículas m-PPE SunForce.
O AZP é um polímero transparente que supera as desvantagens dos materiais plásticos óticos convencionais. Com uma birrefringência próxima de zero equivalente ao vidro, bem como uma capacidade de conceção superior, este material permite uma elevada transmitância e baixas distorções de cor em todos os ângulos de visualização. É possível obter imagens nítidas sem variações de luminância, distorção de cor e desfocagem em equipamento ótico polarizado, como auscultadores AR/VR e head-up-displays (HUDs). A aparência de qualidade superior também é mantida quando se olha para o ecrã através de óculos de sol polarizados.
A Asahi Kasei apresentará uma nanofibra de celulose (CNF) de base biológica e biodegradável. Este material é feito de linter de algodão e apresenta uma elevada resistência ao calor e capacidade de formação de rede. A poliamida reforçada com CNF apresenta um comportamento tixotrópico, o que a torna altamente adequada para aplicações de impressão 3D em termos de facilidade de impressão, precisão dimensional, aparência suave e desempenho mecânico. Para além disso, a CNF tem uma capacidade de reciclagem superior à das fibras de vidro.
A limpeza do equipamento após o processamento dos plásticos de uma forma eficiente e económica é um grande desafio para muitas empresas. Asaclean é o líder mundial em compostos de purga comerciais. As purgas Asaclean são otimizadas para aplicações de moldagem por injeção, extrusão, película e chapa, moldagem por sopro e filme soprado. Os seus benefícios incluem mudanças mais rápidas/tempos de inatividade reduzidos, remoção eficaz da contaminação por cor/carbono, redução de puxões de parafuso, menor taxa de refugo/rejeição, aumento da produtividade e maior poupança de custos.
A empresa apresentará também as suas soluções abrangentes para estabelecer um ciclo de vida sustentável para a PA66, utilizando matérias-primas de base biológica e uma nova tecnologia para a reciclagem química. Juntamente com a parceira japonesa Microwave Chemical, a Asahi Kasei está a trabalhar numa nova tecnologia para a reciclagem química da PA66. O processo utiliza micro-ondas para despolimerizar airbags de automóveis e outras peças de PA66 e obter diretamente os monómeros hexametilenodiamina (HMD) e ácido adípico (ADA), o que se espera que seja conseguido com um elevado rendimento e um baixo consumo de energia. Os monómeros obtidos podem então ser usados para fabricar novo PA66.
A Asahi Kasei estará exposta no Pavilhão B5, Stand 5319. Para mais informações, visite a página: https://fakuma.asahi-kasei.eu/.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa