A Arburg vai estar presente na Fakuma 2023, com nove máquinas no seu stand e dez em stands de parceiros. Um dos destaques é a estreia da Allrounder 520 H. De acordo com a empresa, a nova máquina da série híbrida Hidrive, com nova tecnologia, é particularmente eficaz na poupança de energia e na conservação de recursos, além de ser eficiente na produção, fácil de operar e fiável.
A tecnologia das máquinas da série Hidrive foi consideravelmente melhorada, e as novas máquinas híbridas apresentam uma pegada energética otimizada e tempos de ciclo reduzidos. Após o lançamento da 470 H, na primavera, para comemorar os 100 anos da empresa familiar Hehl, a marca lança agora as máquinas de tamanho 520 e 570.
O tamanho 520, com uma força de fecho de 1500 kN, será apresentado pela primeira vez na Fakuma 2023. A máquina em exposição, uma Allrounder 520 H ‘Premium’, utilizará um molde de 1+1+1 cavidades para produzir, num tempo de ciclo de cerca de 50 segundos, três peças em ABS: uma base de máquina, uma tolva de alimentação e um controlador. Estes três componentes serão depois separados uns dos outros numa estação de corte e completam um conjunto de 15 peças para um modelo Allrounder à escala 1:18.
Nesta aplicação, o sistema informático Moldlife Sense permite que o molde seja monitorizado por sensores ao longo de todo o seu ciclo de vida. Os dados registados são transmitidos através de uma interface OPC-UA diretamente para o sistema de controlo Gestica, que apresenta as avarias correspondentes, bem como os intervalos de manutenção baseados no desempenho, permitindo assim uma manutenção preditiva.
O novo sistema robótico linear Multilift Select 8, com uma carga de oito quilos, retira as peças moldadas e coloca-as numa caixa. Um trocador de caixas garante uma autonomia de cerca de duas horas.
A série Hidrive combina uma unidade de fecho elétrica de alta precisão e baixo consumo energético com uma unidade de injeção hidráulica potente e dinâmica. Em comparação com as máquinas totalmente elétricas e hidráulicas, caracteriza-se por custos de aquisição e de funcionamento significativamente reduzidos, bem como por uma melhor pegada energética e de carbono.
Uma novidade nas novas máquinas híbridas Allrounder ‘Premium’ é a divisão de fluxo de série, com a tecnologia de ponta de válvulas Varan utilizada para dividir o fluxo disponível da bomba principal, sempre que necessário. Isto permite o movimento simultâneo de eixos auxiliares hidráulicos controlados por programação, como o ejetor e o extrator de machos, sem etapas tecnológicas ou tecnologia de bombas múltiplas. Assim, poupa-se energia, custos e espaço na máquina e aumenta-se a eficiência da produção.
De acordo com a Arburg, em comparação com as máquinas hidráulicas correspondentes, a Allrounder H pode poupar até 50% dos custos de energia. Além disso, a pegada de carbono pode ser significativamente reduzida. Graças a um novo conceito de gestão de lubrificante, as novas máquinas Allrounder requerem até 35% menos óleo. A capacidade de água de refrigeração necessária pode ser reduzida até 70%. O tempo do ciclo de secagem também é reduzido em cerca de 40%.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa