O Grupo Frigel, distribuído em Portugal pela Folhadela Rebelo, vai levar à Fakuma (17 a 21 de outubro, as suas mais recentes soluções de refrigeração de processos, especialmente concebidas para os mercados automóvel, embalagem, médico, químico e farmacêutico, entre outros.
Da gama em exposição, destaque para os seguintes equipamentos:
Microgel Syncro. A Frigel apresenta ao mercado o Microgel Syncro, um novo equipamento para instalar junto à máquina que revoluciona o método de controlo de temperatura na moldagem por injeção. A tecnologia Microgel Syncro reduz drasticamente os tempos de ciclo (até 40%), mantendo a qualidade da superfície, as características dimensionais e o desempenho mecânico do produto acabado. A redução do tempo total do ciclo é obtida graças à redução do tempo de arrefecimento, conseguida através da sincronização digital com a máquina de moldagem por injeção, e tem a grande vantagem de não exigir modificações nos outros parâmetros de moldagem. A linha de produtos Microgel Syncro inclui mais de 10 modelos, com capacidades de arrefecimento de 16 kW a 56 kW e capacidades de aquecimento de 12 kW a 24 kW.
Ecodry Serie MDK. A Frigel ampliou a sua linha de produtos adiabáticos com a introdução da gama Ecodry MDK, concebida para a configuração flexível de soluções adiabáticas modulares para pequenas e grandes fábricas de plásticos. A MDK tira partido de alguns dos avanços tecnológicos já introduzidos na gama LDK (novos PADs eficientes, nova geração de ventiladores EC, design modular, configuração ampla e profunda).
A série MDK é caracterizada por um sistema de humidificação de alta eficiência (Coolpad) e uma nova geração de ventiladores EC que, combinados com um refrigerador a seco mais eficiente, trazem um novo nível de compacidade a uma nova e poderosa linha de arrefecedores adiabáticos. O novo Ecodry MDK foi concebido para ser facilmente integrado nos sistemas Ecodry 3DK existentes, dos quais a Frigel tem uma base de instalação de milhares de unidades, bem como para responder às novas necessidades do sector, como a eficiência energética, a sustentabilidade e a poupança de matérias-primas, como a água.
Netgel 3PR 4.0: controlo completo em tempo real de todo o sistema de refrigeração (parâmetros, funções, alarmes, etc). A plataforma de produtos 3PR 4.0 é uma solução dedicada da Frigel que proporciona um controlo completo dos sistemas de refrigeração central da empresa. O controlo 3PR 4.0 satisfaz as necessidades dos processadores para monitorizar e gerir todo o sistema de refrigeração a partir de um único ponto de controlo. Todos os componentes ligados ao sistema central são controlados através de um único painel de controlo que foi especificamente concebido para os sistemas Frigel. O 3PR 4.0 está disponível em duas versões, Lite e Premium, consoante a dimensão do sistema e o equipamento a controlar.
A conetividade nativa total com o Mind e a sua nova HMI (Human Machine Interface) oferecem uma experiência de utilização perfeita e compatibilidade com as arquiteturas da Indústria 4.0, proporcionando uma fácil visualização e diagramas de processo dos equipamentos ligados, dashboards dos principais parâmetros, gráficos de desempenho e gestão e histórico de alarmes.
Thermogel TDK: TCUs de água pressurizada de zona única de alta precisão. A Frigel apresenta avanços nas suas cada vez mais populares TCUs de injeção direta de pressão de água até 120 °C para aplicações no setor automóvel, médico e em qualquer outro setor de moldagem técnica em que a precisão, a repetibilidade e o controlo do processo são fundamentais para a rentabilidade da célula de moldagem por injeção. As unidades TDK são totalmente adaptáveis a qualquer condição de moldagem e estão equipadas com características fiáveis e seguranças redundantes para funcionarem em toda a gama de temperaturas. As opções de caudalímetro e a conetividade ao Mind ou a outras arquiteturas da Indústria 4.0 permitem a monitorização completa do processo e o registo de dados.
Microgel RS. A nova gama Microgel RS, da Frigel, é constituída por unidades de controlo de temperatura de zona única (RSM) e zona dupla (RSD), concebidas para produções de 10 a 240 kg/hora. Inclui avanços significativos em termos de precisão da temperatura em toda a gama de controlo (-5 a 90 °C), funcionalidade, desempenho de bombagem e eficiência energética global.
A gama RS inclui configurações adicionais especificamente concebidas para embalagem (RSP) e extrusão (RSB). Opções como medidores de caudal, variadores de frequência e sensores de temperatura de retorno/retorno permitem uma capacidade de controlo total do processo. A sua nova interface de utilizador oferece uma experiência sem falhas e total conetividade e interoperabilidade através da plataforma Frigel Mind.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa