A procura de filme BOPET no mercado global continua a crescer apesar da atual incerteza económica e dos desafios do mercado, refere um novo relatório da consultora AMI Consulting.
Os produtores de polietileno tereftalato orientado biaxialmente (Biaxially-Oriented Polyethylene Terephthalate, ou BOPET, na sigla em inglês) estão a adaptar-se à mudança para uma oferta mais regional e a tomar medidas de curto prazo para fazer face à queda dos preços e à redução generalizada de stocks por parte dos clientes. Apesar de tudo isto, as oportunidades de crescimento existem, nomeadamente no mercado africano das embalagens e no fabrico da próxima geração de produtos de alta tecnologia e de energia verde.
Quota do mercado global de filme BOPET por setor de utilização final (2022)
As embalagens continuam a ser o maior mercado de utilização final para o filme BOPET e, apesar das pressões sobre a sustentabilidade, estão a crescer fortemente nos mercados em desenvolvimento e em nichos lucrativos a nível mundial. A utilização de embalagens flexíveis, incluindo filmes BOPET para produtos não alimentares é inferior à dos produtos alimentares, o que constitui uma boa oportunidade para aplicações que, por exemplo, substituam as embalagens rígidas. Por outro lado, as tampas e rótulos BOPET, em combinação com tabuleiros e garrafas PET, oferecem uma solução monomaterial, ideal para otimizar o processo de reciclagem.
A utilização de BOPET na embalagem de produtos alimentares está a aumentar progressivamente em regiões de baixo consumo per capita, como o subcontinente indiano e os países do Sudeste Asiático, onde os produtos alimentares embalados estão cada vez mais disponíveis. Os utilizadores finais reconhecem que os filmes de BOPET podem oferecer propriedades vitais para a segurança alimentar, como uma boa barreira e redução de materiais, ao mesmo tempo que constituem uma solução rentável. As soluções de PET monomaterial estão a suscitar o interesse dos centros de I&D, com desenvolvimentos promissores nas propriedades de selagem.
As aplicações técnicas estão a surgir como a melhor oportunidade de crescimento para o filme BOPET nos próximos cinco anos, com um crescimento de 5% esperado até 2027, em comparação com 3% para os filmes de embalagem. A principal aplicação de crescimento para o BOPET em termos de volume continua a ser a fotovoltaica, embora os preços baixos continuem a oferecer oportunidades de investimento limitadas. As políticas governamentais de apoio podem ainda persuadir aqueles que saíram deste mercado a reentrar e apoiar o desenvolvimento regional das indústrias de energia verde. Prevê-se que as aplicações elétricas apresentem um crescimento saudável e contínuo, graças às novas aplicações de baterias, ao crescimento da eletrónica flexível e aos novos segmentos de energia. Para servir uma maior gama de oportunidades de crescimento, as linhas de produção de filme fino estão a ser esticadas até aos seus limites e modificadas para produzir tanto filmes de BOPET mais finos como mais espessos.
A longo prazo, este mercado continua a ser atrativo, tanto para os operadores existentes que continuam a investir no alargamento das suas gamas de produtos para novas aplicações, como para os novos produtores de BOPET que pretendem beneficiar do crescimento dos mercados do filme de embalagem e de BOPET industrial. Em resumo, prevê-se que ambos os mercados cresçam no período de previsão, com muitos transformadores e utilizadores finais otimistas quanto ao aumento contínuo da procura de BOPET nos mercados de embalagem e industrial.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa