A Stadler Selecciona S.L.U. (subsidiária da Stadler Anlagenbau GmbH) concluiu a instalação de uma nova fábrica de triagem no centro de tratamento de resíduos de Torija, parte do Consórcio para a Gestão de Resíduos Urbanos da Província de Guadalajara, que abrange um território de 288 municípios e 21 associações de municípios.
O centro de Torija, gerido pela UTE RSU Guadalajara, dá resposta a toda a província, recebendo resíduos de estações de transferência e, diretamente, de 22 municípios. A instalação inclui uma estação de triagem, uma unidade de compostagem, tratamento de lixiviados e um aterro sanitário.
A empresa pública Tragsa foi encarregada de colocar em licitação o projeto de modernização da estação de triagem. A nova instalação tinha de caber nas instalações existentes e processar resíduos sólidos urbanos (RSU) e embalagens leves. A licitação foi concedida à Stadler pelo seu conhecimento técnico e capacidade de gestão de projetos. “Uma visita à sede da Stadler em Altshausen, Alemanha, foi um ponto de viragem. Deu-nos uma grande tranquilidade, porque vimos em primeira mão o alto nível tecnológico das suas instalações e a qualidade de sua equipa e produtos. Isso aumentou ainda mais a nossa confiança na futura instalação”, afirmou Antonio Marzal, diretor administrativo, Guadalajara, Unidade Territorial 4, Grupo Tragsa.
A nova fábrica de triagem instalada pela Stadler tem uma capacidade de entrada de 40 t/h ao processar RSU e 4 t/h quando está a trabalhar com embalagens leves.
O processo começa com ‘trommels’ e um separador balístico STT 5000, o multifuncional da Stadler para separar o lixo doméstico, o lixo comercial misto e o lixo volumoso, seguido por três separadores óticos para PET, PEAD, plásticos mistos (PS, PP e outros plásticos como PVC) e Briks (embalagens compostas, para líquidos), e separadores para ferro e alumínio. Os materiais recuperados são armazenados e enfardados, prontos para venda.
A automatização do processo com o separador balístico e os separadores óticos melhorou as taxas de recuperação e a eficiência da fábrica de triagem, aumentando a sua capacidade para mais de 100.000 t/ano de RSU e mais de 12.000 t/ano de material de embalagem leve.
O projeto começou com a desmontagem da fábrica existente, que levou três semanas. A montagem da nova fábrica foi concluída em dez semanas e foi inaugurada dentro do prazo, a 30 de abril de 2023.
Este era um requisito fundamental da licitação, como explica Antonio Marzal: “Neste projeto, era muito importante que o start-up da fábrica ocorresse numa data específica, e a Stadler fez isso acontecer. Ao trabalhar com a Stadler, sentimos a segurança de estar nas mãos de uma empresa muito séria que garante o cumprimento dos prazos e padrões de qualidade exigidos”.
O principal desafio do projeto foi instalar a nova fábrica num edifício já existente. “Isto significava que todas as tarefas tinham que ser realizadas com um alto grau de precisão”, explica Antonio Marzal. “Durante todo o projeto, sentimo-nos apoiados pela equipa da Stadler e, apesar da pressão dos prazos de execução, tivemos a certeza em todos os momentos de que tudo seria concluído no prazo acordado”.
“Na Stadler estamos muito orgulhosos pelo trabalho que fizemos na fábrica de Torija”, acrescenta Carlos Manchado Atienza, diretor de vendas internacionais da Stadler. “O trabalho de alta qualidade dos nossos engenheiros garantiu a instalação bem-sucedida dentro do edifício existente. Além disso, a excelente comunicação com os diferentes fornecedores envolvidos foi fundamental para manter o projeto dentro do cronograma e atender a todos os requisitos do projeto.”
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa