O Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) vai realizar, no próximo dia 10 de novembro, em Guimarães, o workshop ‘Thermoplastics as an alternative to thermosets in the composite industry’.
A crescente preocupação com o impacte ambiental e a pegada ecológica dos componentes produzidos em material termoendurecível implica alterações aos métodos convencionais de produção de materiais compósitos.
Neste contexto, o workshop permitirá discutir o potencial de aplicação dos compósitos de matriz termoplástica na indústria de compósitos, as caraterísticas funcionais destes e as técnicas de processamento associadas.
O evento contará com a participação de oradores de instituições como Saxion University, Universidade do Minho, Arkema, ISEP, PIEP e destina-se a empresas com atividade na área de transformação de materiais compósitos, fornecedores de matérias primas, entidades do SCTN e a membros da Academia.
Este workshop é realizado no âmbito do projeto Polarise, no qual o PIEP vai incrementar a interação, a valorização e a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e demais atores económicos e sociais, contribuindo para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento das competências das organizações e das pessoas.
Programa do evento:
14.00h – 14.10h Boas vindas (PIEP)
14.10h – 14.40h Compósitos de matriz termoplástica, características e aplicações (PIEP)
14.40h – 15.10h Resinas termoplásticas líquidas (título a confirmar) (ARKEMA)
15.10h – 15.30h Coffee break
15.30h – 16.00h Processamento de materiais compósitos de matrizes termoplásticas (ISEP)
16.00h – 16.30h Affordable and sustainable TPCs for SME’s (Saxion University)
16.30h – 16.50h Mesa redonda (moderada pelo Prof. João Pedro Nunes – Universidade do Minho)
16.50h – 17.00h Encerramento
17.00h Visita às instalações do PIEP (opcional)
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa