Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Com incorporação de materiais reciclados provenientes de redes de pesca

Embalagem sustentável para transporte de produtos termossensíveis

Catarina Faria, Rita Marques, Sílvia Cruz | PIEP

Joana Fonseca, Nuno Meireles | ZØR-Thermal

10/11/2023
A escassez de recursos e as alterações climáticas, inerentes ao modelo económico atual, têm-se tornado numa grande preocupação para os decisores políticos, a sociedade civil e, também, as empresas. Dessa forma, a implementação de uma economia mais circular através do desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e a procura de políticas mais amigas do ambiente têm-se intensificado.
No âmbito da Agenda Verde para a Inovação Empresarial | Embalagem do Futuro | + Ecológica + Digital + Inclusiva, surge o PPS 11 ZØR – ISTS, cujo principal objetivo visa o desenvolvimento de uma solução inovadora para o transporte de produtos termossensíveis como, por exemplo, o peixe fresco e o peixe ultracongelado.
Imagen

A embalagem em desenvolvimento incorporará materiais reciclados provenientes de redes de pesca. A incorporação de resíduos provenientes da atividade piscatória permitirá tornar esta solução com uma menor pegada ambiental. Para além disso, pretende-se integrar no interior da embalagem um filme polimérico (food safe) que evitará a entrada de partículas e microrganismos no material isotérmico da embalagem (espuma de EPP), facilitando a higienização da solução. A melhoria das condições de limpeza permitirá que as soluções de transporte possam ser reutilizadas, promovendo uma economia mais circular, minimizando as emissões de CO2. A integração de sensores capazes de monitorizar a temperatura ao longo do transporte e detetar o estado de deterioração do peixe, também está contemplada. Os sensores integrados contribuirão para um aumento da segurança alimentar, para a melhoria da eficiência da logística e, consequentemente, para a redução do desperdício alimentar.

Esquema conceptual da embalagem em desenvolvimento
Esquema conceptual da embalagem em desenvolvimento.

A nova embalagem é destinada ao transporte de produtos a temperatura controlada com sistemas de ‘frio passivo’. Nestes sistemas são usados acumuladores, que possibilitam transportar produtos sensíveis à temperatura sem a necessidade de sistemas de refrigeração ativa nos veículos, o que por sua vez auxilia na transição para veículos elétricos, de forma a atingir o objetivo Net-Zero.

O presente projeto conta com a participação da ZØR-Thermal, promotor líder, o PIEP, a Alma Science, a ATT, a Code One, a Grandesign, a Polipop, a Riberalves, a Sea Eight, a Vangest e a Inova+.

No decorrer do trabalho, a contribuição do PIEP incidirá sobretudo em atividades de investigação e desenvolvimento do processo produtivo e das ferramentas produtivas, tendo em consideração o filme e design da caixa para o transporte dos produtos alimentícios. Inicialmente, serão identificadas metodologias para a combinação da produção de EPP com o filme polimérico e, posteriormente, o trabalho centrar-se-á no enquadramento da nova metodologia de formação de espuma com a incorporação de filme, de forma a testar os níveis de adesão entre o EPP e a película polimérica, a funcionalidade dos sensores, entre outros. Na fase final será feita a hibridização e integração do processo produtivo de forma a validar os requisitos do produto.

Adicionalmente, o PIEP será a entidade responsável pela análise comparativa do ciclo de vida e de custos entre a nova embalagem reutilizável e as embalagens de uso único, que são atualmente as mais usadas no transporte de peixe fresco e ultracongelado.

Agradecimentos

Trabalho realizado no âmbito do projeto 'mbalagem do Futuro, Agenda Verde para a Inovação Empresarial, projeto de investimento nº 59, financiado pelo PRR, NextGenerationEU.

foto

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/07/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial