Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Formnext 2023

Novas tecnologias de fabrico aditivo definem o rumo para um futuro industrial mais produtivo e sustentável

13/11/2023

De 7 a 10 de novembro de 2023, Frankfurt voltou a ser o centro nevrálgico do fabrico aditivo (FA) global. Na Formnext deste ano, foi evidente o crescimento do nível de maturidade desta tecnologia, alavancado pela crescente integração nas linhas de produção, pelos avanços na automatização dos processos e pelos novos materiais desenvolvidos especialmente para a impressão 3D. No foco das atenções de visitantes e expositores esteve uma meta-tendência: a sustentabilidade.

A Formnext 2023 recebeu 32.851 profissionais, um crescimento de 11,1% em relação ao ano anterior

A Formnext 2023 recebeu 32.851 profissionais, um crescimento de 11,1% em relação ao ano anterior.

No nono ano de realização, a Formnext continua a escrever uma história de sucesso. A edição de 2023 recebeu 32.851 profissionais (50% internacionais), o que representa um aumento de 11,1% em relação ao ano anterior.

Com 859 expositores (59% dos quais internacionais), este foi mais um ano recorde para a feira. Os expositores, os eventos paralelos e as áreas de exposição especiais demonstraram a vasta gama de possibilidades oferecidas pelo fabrico aditivo para numerosas indústrias utilizadoras, incluindo a tecnologia médica, a engenharia automóvel e mecânica, a arquitetura e a indústria aeroespacial. Quem visitou a feira, encontrou soluções inovadoras capazes de tornar a produção mais eficiente e sustentável.

Em exposição estiveram, por exemplo, sistemas robóticos de impressão 3D para plásticos, que podem ser utilizados até para imprimir barcos inteiros. Nos metais, empresas como a AMCM, a Eplus3D, a InssTek e outras demonstraram que componentes altamente complexos que pesam várias toneladas, como motores de foguetões, podem ser fabricados numa só peça utilizando o fabrico aditivo de precisão. No domínio da nanotecnologia, expositores como a BMF e a Nano Dimension apresentaram novas soluções que podem ser utilizadas, por exemplo, para a impressão em 3D de componentes eletrónicos, entre outros, e que tornarão possíveis inúmeras novas aplicações e produtos no futuro. Empresas como a Bosch, a D3-AM, a Reinforce 3D e a Venox Systems apresentaram, igualmente, as suas mais recentes tecnologias de fabrico aditivo.

Fabrico aditivo em grande escala na Formnext. Foto: Marc Jacquemin, Mesago Messe Frankfurt GmbH
Fabrico aditivo em grande escala na Formnext. Foto: Marc Jacquemin, Mesago Messe Frankfurt GmbH.

“Com a concentração sem paralelo de inovações, decisores e especialistas em FA, a Formnext ofereceu uma experiência de feira profissional única. No contexto de um setor extremamente dinâmico, o certame fornece um roteiro para a evolução da indústria transformadora de ponta”, resumiu Sascha F. Wenzler, vice-presidente da Formnext na Mesago Messe Frankfurt GmbH, empresa organizadora do evento.

O grande número de inovações em exposição motivou elogios também por parte dos visitantes. “Este é o local ideal para ver as melhorias no mercado do FA. Na Formnext podemos explorar e analisar todos os vários sistemas e materiais de forma eficiente num único local. Isto dá-nos a oportunidade de encontrar e selecionar as soluções mais adequadas para a nossa produção", comentou Chip Gear, CEO da The Technology House.

Amplo programa de eventos paralelos

O programa de eventos de apoio à Formnext 2023 foi mais diversificado do que nunca, centrando-se numa vasta gama de indústrias utilizadoras, desde a indústria automóvel e da construção até à engenharia mecânica. O novo mercado de prestadores de serviços colocou em destaque o papel especial destas empresas na expansão da base de utilizadores de FA.

A edição deste ano inaugurou um novo conceito de apresentações técnicas, distribuídas por vários pontos da feira, centradas em novas aplicações, tecnologias e inovações. Os vários palcos serviram também de plataforma para debates sobre tópicos relevantes para a indústria, como a sustentabilidade, a cibersegurança e os investimentos.

Os interessados podem aceder às apresentações ‘on demand’, no Formnext streAM (www.formnext.com/stream).

Palco 'indústria' na Formnext. Foto: Marc Jacquemin, Mesago Messe Frankfurt GmbH
Palco 'indústria' na Formnext. Foto: Marc Jacquemin, Mesago Messe Frankfurt GmbH.

Forte componente internacional

Com uma proporção notavelmente elevada de visitantes internacionais (50%), a Formnext demonstrou mais uma vez as suas credenciais como a principal exposição internacional de fabrico aditivo e produção industrial moderna. “Esta é a primeira vez que expomos na Formnext. A qualidade e a quantidade de novos contactos excederam as nossas expectativas - especialmente tendo em conta a atual situação económica. Aqui podemos ver que o fabrico aditivo continua a crescer!”, comentou Gerhard Duda, diretor executivo e fundador da 3D-Werk Black Forest GmbH, expositora na feira.

Robin Bappert e Christof Dratner, da Cunova, relataram uma experiência similar: “Para nós, a Formnext foi extraordinária, em todos os aspetos! Vimos uma enorme quantidade de inovações e tivemos contactos muito interessantes com diversos potenciais clientes. Enquanto fornecedores de materiais em pó, percebemos que há um mercado completamente novo no fabrico aditivo.”

Na mesma linha, Daniele Grosso, diretor de marketing da Prima Additive, afirmou: “Gerámos um elevado número de contactos e estamos satisfeitos com a frequência e a qualidade dos visitantes que vieram ao nosso stand. As pessoas têm cada vez mais conhecimentos sobre a tecnologia, fazem perguntas técnicas e estão cada vez mais empenhadas em levar a impressão 3D para as suas empresas".

A Formnext 2024 realizar-se-á de 19 a 22 de novembro do próximo ano, em Frankfurt am Main, Alemanha.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/07/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial