Folhadela Rebelo, Lda.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Materiais Sabic ajudam Genbeta a bater recorde de velocidade

21/11/2023

O automóvel elétrico Genbeta conquistou um novo recorde oficial do Guinness World Records para a maior velocidade atingida por um veículo em recinto fechado. O carro, com peças fabricadas com materiais Sabic, foi levado ao limite pelo piloto Jake Hughes, da NEOM McLaren, que atingiu uma velocidade de 218,71 km/h (mais 55 km/h que o anterior recorde mundial), no formato Duals, usado para a classificação nas corridas da Fórmula E.

Imagen

O Genbeta faz parte do projeto de desenvolvimento e inovação Genbeta live, que visa explorar novos materiais e tecnologias para futuros veículos elétricos de estrada e de competição. A Sabic apoiou a conceção e o desenvolvimento de peças inovadoras para este veículo, que se baseia no modelo GEN3. Tirando partido da sua experiência no desenvolvimento de aplicações e na ciência dos materiais, a empresa ajudou a criar o automóvel elétrico mais rápido, mais leve, mais potente e mais eficiente de sempre, reforçando a sua ambição de acelerar a mudança no sentido da eletrificação e da neutralidade carbónica.

Os materiais da Sabic utilizados na produção de peças para o Genbeta são termoplásticos de elevada engenharia que permitem liberdade de desenho graças à alta capacidade de moldagem em comparação com a maioria dos outros materiais. Estes termoplásticos podem ajudar a melhorar a aerodinâmica de um automóvel, contribuindo para o seu desempenho em termos de aceleração e velocidade.
Imagen

Exemplos de peças fabricadas com estes materiais:

Placas de extremidade do alerón dianteiro - Estes elementos, formados utilizando um processo de fabrico aditivo ou de impressão 3D conhecido como modelação por deposição fundida, são montados nas extremidades exteriores da asa (ou alerón) dianteira do veículo. São parte integrante do redireccionamento do fluxo de ar em torno das rodas dianteiras para ajudar a reduzir a resistência aerodinâmica, contribuindo simultaneamente para a força descendente e a estabilidade do automóvel.

Aletas de roda - Estes componentes são moldados por injeção a partir de termoplásticos sustentáveis e mecanicamente reciclados da Sabic, pertencentes à carteira de materiais circulares Trucircle. Estas peças são montadas nas jantes das rodas num padrão radial, semelhante aos raios, e destinam-se a ajudar a otimizar o fluxo de ar e a reduzir a resistência aerodinâmica para um melhor desempenho em termos de aceleração e velocidade. Como benefício adicional, as aletas podem aumentar a eficiência geral do automóvel e ajudar a arrefecer os travões para melhorar a potência de travagem.

Deflector de vento - Esta peça transparente consiste numa folha termoplástica revestida, fabricada por um processo de extrusão utilizando um material bio-renovável e de baixo carbono da gama Trucircle. O componente é fixado na parte da frente do compartimento dos passageiros, à frente da cabina.

Imagen

A Sabic é distribuída em Portugal pela AGI.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    05/05/2025

  • Newsletter InterPlast

    28/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial