O automóvel elétrico Genbeta conquistou um novo recorde oficial do Guinness World Records para a maior velocidade atingida por um veículo em recinto fechado. O carro, com peças fabricadas com materiais Sabic, foi levado ao limite pelo piloto Jake Hughes, da NEOM McLaren, que atingiu uma velocidade de 218,71 km/h (mais 55 km/h que o anterior recorde mundial), no formato Duals, usado para a classificação nas corridas da Fórmula E.
O Genbeta faz parte do projeto de desenvolvimento e inovação Genbeta live, que visa explorar novos materiais e tecnologias para futuros veículos elétricos de estrada e de competição. A Sabic apoiou a conceção e o desenvolvimento de peças inovadoras para este veículo, que se baseia no modelo GEN3. Tirando partido da sua experiência no desenvolvimento de aplicações e na ciência dos materiais, a empresa ajudou a criar o automóvel elétrico mais rápido, mais leve, mais potente e mais eficiente de sempre, reforçando a sua ambição de acelerar a mudança no sentido da eletrificação e da neutralidade carbónica.
Exemplos de peças fabricadas com estes materiais:
Placas de extremidade do alerón dianteiro - Estes elementos, formados utilizando um processo de fabrico aditivo ou de impressão 3D conhecido como modelação por deposição fundida, são montados nas extremidades exteriores da asa (ou alerón) dianteira do veículo. São parte integrante do redireccionamento do fluxo de ar em torno das rodas dianteiras para ajudar a reduzir a resistência aerodinâmica, contribuindo simultaneamente para a força descendente e a estabilidade do automóvel.
Aletas de roda - Estes componentes são moldados por injeção a partir de termoplásticos sustentáveis e mecanicamente reciclados da Sabic, pertencentes à carteira de materiais circulares Trucircle. Estas peças são montadas nas jantes das rodas num padrão radial, semelhante aos raios, e destinam-se a ajudar a otimizar o fluxo de ar e a reduzir a resistência aerodinâmica para um melhor desempenho em termos de aceleração e velocidade. Como benefício adicional, as aletas podem aumentar a eficiência geral do automóvel e ajudar a arrefecer os travões para melhorar a potência de travagem.
Deflector de vento - Esta peça transparente consiste numa folha termoplástica revestida, fabricada por um processo de extrusão utilizando um material bio-renovável e de baixo carbono da gama Trucircle. O componente é fixado na parte da frente do compartimento dos passageiros, à frente da cabina.
A Sabic é distribuída em Portugal pela AGI.
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