A Evertis Ibérica aumentou a incorporação de rPET na sua produção de 26%, em 2021, para 33% em 2022, indo para além da Diretiva de Embalagens e Resíduos de Embalagens, que estabelece como meta para 2030 a incorporação de 30% de conteúdo reciclado em novas embalagens. Estas percentagens foram auditadas pela Ecosense, no âmbito da certificação Retray, renovada recentemente pela Evertis.
A certificação Retray reconhece e divulga o trabalho das empresas que introduzem nos processos de produção de filme, PET reciclado transparente, monocamada e multicamada, incolor, obtido a partir de processos de reciclagem bandeja a bandeja, juntamente com PET reciclado de outras fontes.
O esquema de certificação Retray consolida um modelo de economia circular na cadeia de valor das embalagens PET termoformadas, através da quantificação do conteúdo de material reciclado, proveniente do circuito bandeja a bandeja e de outras fontes, de acordo com a norma EN 15343, e da verificação da sua reciclabilidade de acordo com as diretrizes de reciclagem publicadas pela fundação.
Ao auditar os processos de produção de filmes, a Evertis Ibérica verificou o cumprimento dos seguintes requisitos do Procedimento Retray:
A aposta da Evertis Ibérica no modelo circular bandeja a bandeja promovido pela fundação começou em 2019, altura em que a empresa obteve pela primeira vez a certificação Ecosense. No âmbito do esquema Retray, herdeiro do Ecosense, a empresa certificou 26% de incorporação de rPET na sua produção em 2021, e na auditoria mais recente aumentou para 33%, indo para além da Diretiva de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWD – Diretiva 94/ 62/CE) que tem como meta para 2030 de 30% de conteúdo reciclado até ao mesmo ano.
O objetivo final do Retray é aumentar o volume de resíduos reciclados do circuito bandeja a bandeja. O setor da termoformação PET aproxima-se do cumprimento das metas ambiciosas estabelecidas pela Comissão Europeia no PPWR, à medida que empresas como a Evertis cumprem o seu compromisso com a circularidade. Este compromisso reflete a dedicação da Evertis e da Fundação Ecosense em promover uma verdadeira economia circular na indústria PET, promovendo uma abordagem de produção adaptada ao futuro.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa