Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

APIP inaugura nova delegação em Oliveira de Azeméis

Luisa Santos31/01/2024

A Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) inaugurou, no dia 26 de janeiro, uma nova delegação em Oliveira de Azeméis, com o intuito de reforçar a atividade na zona Norte do país. Pensado para oferecer ao setor um forte apoio técnico, o local conta com um posto de consulta gratuita da normativa nacional e europeia, entre outras valências.

A nova delegação está localizada no Centro de Negócios da Área de Acolhimento de UL/Loureiro
A nova delegação está localizada no Centro de Negócios da Área de Acolhimento de UL/Loureiro.

Localizada no Centro de Negócios da Área de Acolhimento de UL/Loureiro, a nova delegação irá “reforçar a proximidade com os associados da APIP e demais entidades parceiras, constituindo-se como mais um ponto de encontro e sinergia entre a academia e as empresas do setor e promovendo conhecimento objetivo e científico, rumo à consolidação de uma efetiva transição verde numa indústria de referência e que representa cerca de 4% do PIB nacional”, afirmou Pedro Paes do Amaral, vice-presidente executivo da APIP.

O responsável acredita este Centro de Negócios tem "excelente potencial" e que "ganhará condições ímpares após a conclusão de algumas acessibilidades e a promoção de alguns serviços, condições essas que contribuirão decisivamente para a aceleração do processo de integração de novas empresas ou instituições”.

Em declarações à InterPlast, o presidente da APIP, Amaro Reis, salientou que “a associação ambicionava há muito reabrir a delegação norte”, mas foi necessário esperar pelo "momento e local certos". A escolha de Oliveira de Azeméis recaiu no facto de este ser "um município muito forte na área dos plásticos, que nos apoiou desde o primeiro momento na decisão de inaugurarmos este espaço". Na delegação irá trabalhar uma equipa técnica, composta inicialmente por duas pessoas, que terá como principal função "apoiar os associados a dar resposta aos novos desafios da indústria, nomeadamente, na componente técnica, ambiental e de sustentabilidade”, assegurou.

De acordo com Amaro Reis, o número de associados da APIP tem vindo a crescer todos os anos desde que a atual direção tomou posse, em 2019, mas ainda há muito trabalho a fazer. "Para sermos mais representativos, temos de ter mais associados. Para tal, temos de oferecer mais e melhores serviços. E é esse o caminho que estamos a fazer, profissionalizando a APIP e transformando-a num braço forte em que os associados se podem apoiar. Exemplo disso mesmo é o acordo que acabámos de estabelecer com o IPQ, que vais permitir aos associados consultar as normas gratuitamente, algo que, até aqui, teria custos. Outro exemplo é o 'Boletim de conjuntura da indústria de plásticos', que será realizado ao abrigo de uma parceria com a Católica e que dará aos associados um conhecimento concreto do mercado".

Amaro Reis, presidente da APIP
Amaro Reis, presidente da APIP.
Os associados da APIP vão poder passar a consultar as normas portuguesas e europeias, gratuitamente, na delegação de Oliveira de Azeméis...
Os associados da APIP vão poder passar a consultar as normas portuguesas e europeias, gratuitamente, na delegação de Oliveira de Azeméis.

A cerimónia de inauguração do novo espaço decorreu durante a sessão pública de apresentação da Agenda Mobilizadora Sustainable Plastics e do Roteiro para a Descarbonização da Indústria dos Plásticos, dois projetos cofinanciados pelo PRR em que a APIP está envolvida. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira, bem como de personalidades do setor como Filipe de Botton, chairman da Logoplaste, Martinho de Oliveira da ESAN - Universidade de Aveiro, António da Silva Rodrigues, presidente da AECOA, Rui Paulo Rodrigues, vice-presidente do Grupo Simoldes, e Bernard Merkx, managing director da European Plastics Converters | EuPC.

No seu discurso, Joaquim Jorge Ferreira reforçou que “esta nova delegação da APIP em Oliveira de Azeméis é absolutamente estratégica e determinante para o município, particularmente para aquilo que são os projetos de desenvolvimento do tecido industrial do território e para a sustentabilidade dos seus processos produtivos”. Salientou ainda que “esta relação de parceria com a APIP permitirá trabalhar conjuntamente para que o setor dos plásticos, que é importantíssimo para a economia nacional, continue a afirmar-se e continue a ser uma referência de progresso e desenvolvimento sustentável no nosso país.”

Joaquim Jorge Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Joaquim Jorge Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Também Rui Paulo Rodrigues, CEO do Grupo Simoldes, manifestou a sua satisfação com a abertura desta delegação e referiu as mais valias do município de Oliveira de Azeméis, região com “uma das maiores aglomerações empresariais do país”.

O responsável lembrou ainda os desafios que o setor enfrenta atualmente e destacou importância do associativismo empresarial como “dinamizador do processo de eficiência coletiva e de ‘clusterização’, substituindo a tradicional abordagem de ‘cada um para o seu lado’”. O sucesso passa pela “partilha de riscos, competências e experiências, principalmente quando falamos de I&D e de inovação”, garantiu.  

Joana Martins Mendes é a nova diretora executiva da APIP
Joana Martins Mendes é a nova diretora executiva da APIP.

Ponto de consulta gratuita de normas

A cerimónia ficou marcada pelo anúncio de um protocolo entre a APIP e o Instituto Português da Qualidade (IPQ) que irá permitir aos associados a consulta gratuita de normas portuguesas e europeias na nova delegação de Oliveira de Azeméis. A APIP é a primeira associação setorial a disponibilizar este serviço.

O acordo foi apresentado por Joana Martins Mendes, nova diretora executiva da APIP, que irá desempenhar funções na delegação Norte. A responsável lembrou que a APIP é, desde 1988, reconhecida pelo IPQ como Organismo de Normalização Setorial para os materiais plásticos, com exclusão dos destinados a contacto alimentar. Referiu ainda a importância da normalização enquanto “fator estratégico de diferenciação de produtos e serviços” e enquanto “fator catalisador para a implementação de práticas ambientais mais sustentáveis e responsáveis”.

João Pimentel, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e Amaro Reis...
João Pimentel, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e Amaro Reis, presidente da APIP assinaram o protocolo que integra a APIP na rede descentralizada de consulta de normas portuguesas e europeias.

“Queremos continuar a trabalhar com todos os stakeholders numa cultura de proximidade, dotando os associados de instrumentos e ferramentas que permitam reforçar a sua competitividade, atestando as valências da qualidade e a sustentabilidade dos materiais plásticos”, afirmou Joana Martins Mendes, referindo-se às razões que motivaram esta iniciativa.

O protocolo de cooperação entre as duas entidades foi assinado por Amaro Reis e por João Pimentel, presidente do Conselho Diretivo do IPQ.

Boletim de conjuntura da indústria de plásticos

No decorrer do evento, foi anunciada também uma parceria entre a APIP e a Universidade Católica do Porto, que tem como principal intuito “ajudar a APIP a ter uma melhor perceção da sua indústria e ajudar a indústria a perceber qual é a sua posição no mercado”, afirmou Vasco Rodrigues, diretor do Centro de Estudos de Economia e Gestão daquela instituição de ensino. Neste sentido, será criado um ‘boletim de conjuntura da indústria de plásticos’, de periodicidade semestral, com informação estatística recolhida junto de fontes oficiais, e outra recolhida junto das empresas do setor, que são convidadas a responder a um questionário enviado periodicamente.

A APIP já está a preparar o próximo Plastics Summit, marcado para o dia 6 de outubro de 2025.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/07/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial