A Igus desenvolveu um separador de jitos compacto para máquinas de injeção. O sistema automatizado, de baixo custo, separa os jitos das peças moldadas diretamente na máquina, sem aumentar o tempo de ciclo.
Processos eficientes e prazos de entrega curtos estão a tornar-se cada vez mais importantes no decurso da Indústria 4.0. A automatização desempenha um papel essencial neste processo, especialmente na moldagem por injeção, onde a remoção de jitos constitui um gasto de tempo considerável. Para acelerar o processo, muitas empresas utilizam pica-jitos, que removem o jito diretamente do molde de injeção através de alicates de preensão. Mas este passo também custa tempo de ciclo - cerca de 1,25 segundos de cada vez, já que o novo ciclo só pode começar quando o dispositivo tiver saído da área do molde.
Para aumentar a produtividade do processo, a igus desenvolveu um separador de jitos compacto para as máquinas de moldagem por injeção BOY XS e BOY XS E. Com esta solução de automatização, os jitos são separados diretamente na máquina - sem aumentar o tempo de ciclo.
O separador de jitos está localizado sob o eixo de ejeção. Neste ponto, as peças injetadas caem sobre um separador em forma de disco rotativo. Uma câmara deteta então o jito, que é recolhido por um robô cartesiano equipado com uma pinça, e duas escovas separam-no da peça, que cai então num recipiente específico. Simultaneamente, o jito é depositado num recipiente separado. Este processo permite que as máquinas de moldagem por injeção continuem a trabalhar à velocidade máxima, o que resulta num aumento de 20% da produtividade. O sistema completo custa menos de 12 mil euros.
Todos os componentes do separador de jitos estão disponíveis no marketplace de robótica de baixo custo RBTX, uma plataforma alimentada pela Igus onde mais de 100 fabricantes oferecem os seus produtos, tais como cobots, pinças, controladores e software. Os utilizadores podem obter todos os componentes a partir de uma única fonte, com a garantia de que são compatíveis entre si, permitindo que mesmo aqueles que não têm conhecimentos de robótica implementem processos a partir de 2 mil euros.
Em caso de dúvidas sobre que processos podem ser automatizados ou que componentes são necessários para a aplicação, o RBTX.com tem mais de 400 soluções completas já implementadas que podem servir de fonte de inspiração, 95% das quais com um custo inferior a 12 mil euros. Além disso, os especialistas da RBTX também estão disponíveis para consultas individuais e para realizar testes personalizados de aplicações planeadas com o cliente através de videoconferência. A igus disponibiliza ainda uma área de testes para clientes, com mais de 400 m², onde é possível “encontrar a melhor solução, ao melhor preço”.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa