A Sabic anunciou que vai aumentar significativamente o seu portefólio de compostos especiais lubrificados internamente. Os novos graus LNP Lubriloy foram desenvolvidos para responder à procura por alternativas aos materiais lubrificados com politetrafluoroetileno (PTFE), uma substância per- e polifluoroalquil (PFAS).
“Perante as regulamentações propostas na Europa e em alguns estados dos EUA, que restringem ou proíbem severamente o uso de PFAS, os clientes do setor de saúde e de outros mercados procuram agora soluções autolubrificadas que não incorporem esses produtos químicos”, observou Ralph R. Buoniconti, especialista em regulamentação na Sabic. “A Sabic assumiu a liderança no desenvolvimento de vários novos compostos especializados que podem servir como alternativas aos polímeros lubrificados com PTFE tradicional. Ao expandir e melhorar o nosso portefólio LNP Lubriloy, pretendemos ajudar os clientes a navegar com sucesso no cenário regulatório relacionado com os PFAS, em constante mudança.”
Os termoplásticos lubrificados internamente oferecem vantagens em relação aos lubrificantes aplicados externamente, já que estes aumentam o tempo e os custos de processamento e podem contaminar as superfícies. Como lubrificante interno, o PTFE é conhecido por proporcionar uma fricção muito baixa e aumentar a resistência ao desgaste. No entanto, as preocupações globais com os PFAS levaram os clientes de uma ampla gama de indústrias a considerar lubrificantes mais sustentáveis para substituir o PTFE.
“A Sabic continua a acrescentar valor aos compostos especiais LNP de várias formas - desde uma maior escolha a uma melhor conformidade regulamentar”, afirmou Ed Williams, gestor de produto de Compostos LNP, negócio de Especialidades da Sabic. “O profundo conhecimento da química de polímeros permitiu que nossos especialistas atingissem um marco ao desenvolver uma nova tecnologia de lubrificantes e incorporá-la em várias resinas de base novas. Os nossos compostos Lubriloy de nova geração oferecem aos clientes a oportunidade de obter um excelente desempenho em termos de desgaste e atrito, ao mesmo tempo em que reduzem as preocupações com as restrições previstas para os PFAS.”
Os novos graus, que incluem produtos não reforçados e reforçados com até 30% de fibra de vidro, complementam as outras classes da Sabic para dispositivos médicos. Os diversos materiais para a área de saúde da empresa atendem a uma série de necessidades de desempenho, incluindo suportar várias esterilizações, resistir a desinfetantes agressivos e melhorar o desempenho de desgaste e deslizamento em aplicações como canetas de administração de medicamentos, engrenagens e rolamentos.
Estes novos compostos são versáteis, podendo ser utilizados em aplicações em vários setores. Para além dos dispositivos médicos, oferecem potencial para aplicações de mobilidade, industriais e de infraestruturas, tais como componentes do capot e peças de interior automóvel, contadores de água, guias e tensores de correias transportadoras, bem como outras peças móveis.
Para obter mais informações sobre os produtos LNP Lubriloy, consulte o distribidor AGI.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa