A empresa alemã PartsToGo instalou quatro impressoras de estereolitografia na sua nova unidade de produção, criada para dar resposta à crescente procura de protótipos de nível industrial e de peças de uso final de alta qualidade.
A Stratasys, fabricante de equipamentos de impressão 3D em polímeros, anunciou ter fornecido à PartsToGo, fornecedora de serviços de impressão 3D, quatro impressoras de estereolitografia (SLA) - três Neo800 e uma Neo450 - para complementar as suas atuais Neo450 e Neo800, de modo a produzir peças de alta qualidade, precisas e repetíveis para as necessidades de aplicações de nível industrial dos seus clientes. O investimento eleva o parque total de Neo da PartsToGo para seis sistemas, estando prevista a instalação de um sétimo Neo nas próximas semanas.
Estas impressoras Neo desempenharão o papel principal numa nova instalação especializada que a PartsToGo estabeleceu na região da Floresta Negra. Esta instalação, que abriu as suas portas no início deste ano, oferece uma produção 24 horas por dia, 7 dias por semana e dispõe de capacidades logísticas atualizadas, um showroom dedicado, bem como duas células automatizadas para aumentar a produção de impressão 3D.
A PartsToGo evoluiu de uma operação orientada para a demonstração das capacidades de impressão 3D aos clientes para um gabinete de serviços de pleno direito. Esta evolução foi estimulada por uma procura crescente por parte dos clientes sem experiência interna em fabrico de aditivos, ou por aqueles que não tinham os requisitos de produção necessários para justificar o investimento na sua própria impressora 3D.
“A capacidade de criar peças de grandes dimensões e de alta qualidade deu origem a muitas novas oportunidades de negócio para a nossa empresa”, afirmou Tobias Röcker, diretor executivo da PartsToGo. “As nossas novas impressoras permitem-nos escalar a produção para satisfazer as necessidades do mercado em rápido crescimento, ao mesmo tempo que gerimos de forma inteligente os nossos custos operacionais.”
De acordo com o responsável, a tecnologia de resina baseada em estereolitografia da impressora Neo é fundamental para criar as peças repetíveis e de alta qualidade esperadas pelos clientes.
“Uma grande parte da nossa base de clientes está na indústria automóvel, um setor em que a precisão, a fiabilidade e a repetibilidade são fundamentais”, observou. “Investir em sistemas precisos e de alta qualidade como a solução SLA da Stratasys permite-nos expandir a nossa operação de impressão 3D, passando de um projeto paralelo para um negócio próprio e independente. Além do setor automóvel, também temos muitos clientes em outros segmentos industriais, incluindo aqueles com necessidades de embalagens e aplicações elétricas, fornecendo produção em pequenas séries para prototipagem, testes e acessórios.”
Essencial para a capacidade da PartsToGo de fornecer modelos de resina de alta qualidade são os materiais Stratasys Somos WaterShed XC 11122 e Somos WaterShed Black. Estas resinas versáteis fornecem peças detalhadas com resistência à água e um acabamento suave, acelerando o tempo de teste. A PartsToGo também utiliza o material Somos PerForm para aplicações que requerem um material mais forte e rígido com elevada resistência ao calor, como ferramentas e invólucros elétricos.
“A qualidade superior e a consistência das peças das nossas impressoras Neo não passaram despercebidas aos nossos clientes, que responderam de forma muito positiva. Em muitos casos, conseguimos mesmo convencer clientes que anteriormente utilizavam outros fornecedores da nossa qualidade”, resumiu Röcker.
A PartsToGo beneficia da máxima flexibilidade na escolha dos materiais graças ao sistema ‘open material’ da série Neo. A elevada qualidade do trabalho final diminui o tempo de acabamento em até 50%, o que garante a produção de peças altamente precisas e repetíveis.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa