Quando se trata de produção e armazenamento sustentável de eletricidade, ou mesmo de mobilidade elétrica, é necessário transportar correntes intensas de baixa e alta tensão. A transferência de uma grande quantidade de corrente requer condutores de grandes dimensões, designados por barramentos.
O elevado débito de corrente implica condições extremamente duras para os materiais em que os barramentos são fixados. Em primeiro lugar, o aquecimento dos barramentos, que faz com que as temperaturas máximas de funcionamento atinjam o limiar dos 100 °C. No entanto, em caso de avaria, a temperatura do metal pode facilmente ultrapassar os 400 °C.
Depois, há o indispensável isolamento elétrico, que, por razões óbvias, deve garantir a sua segurança operacional em qualquer situação. A prevenção de incêndios no setor da mobilidade elétrica impõe restrições ao comportamento dos materiais face à chama e ao teste do fio incandescente (GWIT segundo a norma IEC60695-2).
Os suportes dos barramentos devem ser sólidos e resistir às tensões mecânicas e magnéticas geradas pela corrente. Para a moldagem de suportes que garantam segurança a longo prazo, a Lati propõe soluções consolidadas, todas caracterizadas por uma propriedade de autoextinção certificada de acordo com a norma UL94 V0. Concretamente, o fabricante italiano de termoplásticos aconselha os seus clientes a usar os polímeros PA6, PA66 e PBT, resistentes à chama graças a retardantes à base de fósforo vermelho, sem halogéneos e respeitadores do ambiente.
O grupo francês Socomec, especialista no controlo e na segurança das redes elétricas, escolheu o Latamid 6 H2 G/30-V0HF1 para suportar o barramento SB C 15.
O elemento SB C 15 foi concebido para sistemas de três ou quatro pólos, planos ou verticais, com três condutores por pólo. Graças ao material da Lati, pode suportar correntes até 6300 amperes em contínuo e até 80kA em caso de curto-circuito.
O composto é feito de PA6 reforçado com 30% de fibra de vidro e é autoextinguível sem halogéneos ou fósforo vermelho. A UL certificou-o para uma utilização contínua até 120°C.
Para exigências mecânicas ainda mais avançadas, a Lati propõe compostos autoextinguíveis à base de PA66 reforçados com 50% de fibra de vidro, o Latamid 66 H2 G/50-V0HF1 e V0KB1.
Se a humidade for um problema, é possível escolher soluções anhigroscópicas. Estas soluções baseiam-se no PBT Later, em graus de alta temperatura desenvolvidos em PPS Larton ou em novos compostos feitos de poliamida aromática Laramid T.
O polímero PA9T tem uma resistência térmica e química que permite que estes objetos sejam utilizados em situações críticas. Por exemplo, podem ser utilizados em sistemas de carregamento de baterias, onde existe um risco de instabilidade térmica.
As tecnologias elétricas em evolução requerem plásticos avançados que possam enfrentar os desafios de correntes elevadas e condições de funcionamento extremas. A utilização de materiais retardantes de chama melhora a segurança e a eficiência no transporte de eletricidade. A indústria da mobilidade elétrica pode beneficiar substancialmente destas inovações, garantindo uma maior fiabilidade e sustentabilidade dos seus sistemas.
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