Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Sabic desenvolve nova resina para peças de exterior automóvel sem pintura

13/03/2024

A Sabic anunciou hoje o lançamento de um novo grau baseado em policarbonato, LNP Elcres SLX1271SR, que oferece elevada resistência a riscos e um acabamento superficial de alto brilho, desenvolvido para oferecer à indústria automóvel uma solução para peças exteriores coloridas, sem necessidade de pintura.

A resina LNP Elcres SLX1271SR também oferece uma resistência excecional às intempéries, estabilidade UV contínua e bom desempenho mecânico. Além disso, ao não necessitar de pintura, evita custos, bem como os impactos ambientais relacionados com a libertação de COV para a atmosfera.

O novo copolímero de policarbonato LNP Elcres SLX1271SR é resistente a intempéries e apresenta uma maior resistência aos riscos e ao desgaste...
O novo copolímero de policarbonato LNP Elcres SLX1271SR é resistente a intempéries e apresenta uma maior resistência aos riscos e ao desgaste, bem como um acabamento de superfície de alto brilho.

“O nosso mais recente avanço tecnológico aumenta o apelo dos termoplásticos sem tinta, abordando as desvantagens dos materiais tradicionais, como problemas de resistência a riscos”, refere Jenny Wang, da Sabic. “Inovações como a nossa camada intrínseca de absorção de UV ajudam esta nova resina a manter o seu brilho e desempenho mecânico durante toda a vida útil do veículo. A nova resina LNP Elcres SLX1271SR demonstra a capacidade da nossa equipa técnica para desenvolver soluções criativas para os desafios mais difíceis dos nossos clientes.”

Redução de COV no fabrico de automóveis

Estudos demonstraram que, ao longo do ciclo de vida de um veículo típico, a grande maioria (95%) dos compostos orgânicos voláteis (COV) é emitida durante o processo de pintura. Embora a indústria automóvel se esteja a virar para soluções com menor impacto ambiental, como as tintas à base de água, muitos destes produtos continuam a emitir alguns COV. Como resultado, muitos fabricantes estão a confiar em termoplásticos com cor moldada para evitar emissões de COV e operações secundárias dispendiosas. No entanto, alguns destes materiais têm dificuldade em manter a sua estética original, como a profundidade da cor e o brilho, quando expostos à abrasão, ao impacto, à intempérie e à luz UV.

De acordo com a Sabic, a resina LNP Elcres SLX1271SR sem necessidade de pintura oferece uma nova solução para reduzir as emissões de COV nos componentes exteriores dos automóveis, ao mesmo tempo que proporciona uma excelente estética, comparável às soluções atuais, como o policarbonato (PC) pintado e as resinas PC/acrilonitrilo-butadieno-estireno (PC/ABS) pintadas. Por exemplo, em termos de resistência a riscos e retenção de brilho, este novo produto apresentou um desempenho semelhante ao dos substratos poliméricos pintados no teste de lavagem húmida (lavagem de automóveis). Além disso, o material da SABIC pode manter a sua estética desejável melhor do que outros termoplásticos não pintados durante até 10 anos ou mais. Uma das razões é que a resina forma uma camada auto-protetora que absorve continuamente a luz UV para ajudar a manter a cor e o brilho.

“Continuamos a desenvolver o nosso portfólio de LNP com novas soluções que podem prolongar a vida útil das aplicações de utilização final”, afirma Maureen MacDonald-Stein, diretora de estratégia de portfólio e marketing de especialidades da Sabic. “Os clientes preferem cada vez mais os termoplásticos com cor moldada para evitar operações de revestimento que libertam voláteis para a atmosfera. Compreensivelmente, eles não querem comprometer a durabilidade ou a estética. A nossa nova resina sem tinta LNP SLX permite a redução de COV, ao mesmo tempo que cumpre todos os requisitos essenciais para um acabamento bonito, durável e resistente.”

A nova resina é finalista dos Prémios Edison 2024 para os Melhores Novos Produtos na categoria de Materiais Avançados. Os Prémios Edison reconhecem a excelência global em inovação.

Elevando a fasquia dos termoplásticos sem tinta

A resina LNP ELCRES SLX1271SR foi formulada para proporcionar cores ricas e moldadas, como o preto piano, e um acabamento superficial de alto brilho. A SABIC comparou este novo produto com materiais concorrentes: um grau de PMMA endurecido e uma mistura de PMMA e acrilonitrilo-acrilato de estireno (ASA). Os resultados mostraram que a resina LNP SLX1271SR oferece melhor desempenho mecânico, bem como maior brilho, profundidade de cor e resistência ao calor (~120℃) em comparação com resinas à base de acrílico, como PMMA ou PMMA/ASA (resistência ao calor ~80℃).

Este novo grau de resistência a riscos expande o portfólio de intempéries da Sabic, que oferece uma ampla gama de cores opacas de alto brilho, bem como cores transparentes ou coloridas. Além de peças exteriores para automóveis, como spoilers, grelhas e caixas de espelhos, é adequado para caixas de componentes eletrónicos de computadores e componentes de infraestruturas exteriores, como painéis solares.

A Sabic é distribuída em Portugal pela AGI.

Empresas ou entidades relacionadas

Augusto Guimarães & Irmão, Lda.

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial