Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Stadler projeta e instala unidade de triagem de embalagens leves na Valorsul

20/03/2024

A Stadler Selecciona (filial da Stadler Anlagenbau GmbH) projetou e instalou uma fábrica de triagem de embalagens leves na Valorsul. A nova unidade vai permitir aumentar a capacidade e simplificar a operação de tratamento de resíduos no Centro de Triagem do Oeste.

A Stadler concluiu o desmantelamento da planta existente e a montagem da nova num tempo recorde de sete semanas...
A Stadler concluiu o desmantelamento da planta existente e a montagem da nova num tempo recorde de sete semanas. A nova instalação foi inaugurada em novembro de 2023.

A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de cerca de 850 mil toneladas de resíduos urbanos gerados anualmente em 19 municípios da região da Grande Lisboa. A empresa escolheu a Stadler para a conceção e instalação do projeto de melhoria substancial e otimização da sua unidade de classificação no Centro de Triagem do Oeste, uma das duas instalações de tratamento de embalagens leves que gere.

Com este projeto, a Valorsul pretende aumentar a capacidade da instalação, manter a pureza da produção e simplificar a sua operação. “Escolhemos a Stadler pela qualidade e detalhe dos estudos que apresentaram. Além disso, as visitas que fizemos a várias instalações projetadas pela empresa permitiram-nos verificar a qualidade dos seus equipamentos e da montagem”, explica António Afonso, diretor da fábrica de reciclagem da Valorsul.

Maior capacidade e maior pureza

O processo começa com a alimentação dos resíduos numa cabina de triagem de artigos volumosos e num ‘abre-sacos’, antes de passarem pelos dois separadores balísticos Stadler STT2000, onde são separados os materiais flexíveis e rolantes.

A partir dos materiais flexíveis, recupera-se o filme existente. Este processo foi melhorado graças ao novo sistema de aspiração e aos separadores balísticos STT2000 com ventilação reforçada.

Além disso, o material (3D) passa por novos separadores de correntes de Foucault e eletroímanes, e os separadores óticos recuperam PET, HDPE, Briks (CBA) e uma mistura de plásticos. O controlo automático da qualidade das frações PET, HDPE e Briks é efetuado por um separador ótico da fábrica original.

“Para aumentar a capacidade da instalação e manter a elevada qualidade da produção, substituímos o separador balístico da fábrica original por dois separadores balísticos STT2000 e instalámos separadores óticos de maior capacidade que incorporam as mais recentes tecnologias do mercado. Também incluímos duas novas cabines de triagem que simplificam o controlo de qualidade e a triagem manual”, explica Carlos Manchado Atienza, diretor de vendas internacionais da Stadler.

A instalação está equipada com dois separadores balísticos STT2000 da Stadler, onde são separados os materiais flexíveis e rolantes...
A instalação está equipada com dois separadores balísticos STT2000 da Stadler, onde são separados os materiais flexíveis e rolantes.

Funcionamento mais simples

A Valorsul queria que a instalação fosse mais fácil de operar. Para atender a esse importante requisito do cliente, a Stadler desenvolveu um projeto que permitia melhor acesso a equipamentos críticos. Também simplificou bastante a prensagem dos fardos, integrando as prensas metálicas na estrutura de suporte da Stadler. Os fardos caem diretamente para um contentor aberto e utilizando silos automáticos para facilitar o armazenamento. Esta abordagem facilita muito a recuperação de produtos de alta qualidade.

Óscar Horcajada Torres, engenheiro de projetos da Stadler Selecciona, assinala que “por exemplo, para a prensagem de fardos de metais ferrosos, utilizamos um silo mais pequeno que, em coordenação com a prensa elevada e a nova cabina de controlo de qualidade, simplifica muito a recuperação de metais ferrosos de alta qualidade”.

Análise pormenorizada

O novo projeto tinha de se enquadrar na área de alimentação e aquisição de fardos da fábrica original, que tinha sido mantida. “Para conseguir uma integração perfeita com a estrutura e o equipamento existentes, recolhemos o maior número possível de desenhos e documentação da instalação original”, explica Horcajada Torres, acrescentando que "a modelação da instalação com um scanner 3D foi muito importante. A excelente comunicação com a equipa da Valorsul foi essencial para o sucesso do projeto.

“Gostaria de destacar a extraordinária disponibilidade e colaboração da equipa da Stadler durante a fase de projeto para cumprir os requisitos da Valorsul, demonstrando um elevado nível de experiência, conhecimento e competência que permitiu a concretização de um projeto de qualidade excecional. Conseguiram uma integração perfeita dos novos equipamentos com as máquinas existentes, e uma linha de triagem sem constrangimentos operacionais, e com acessibilidade a todos os equipamentos e vias de circulação da linha de triagem”, acrescenta Afonso.

Óscar Horcajada Torres, engenheiro de projetos da Stadler Selecciona, salienta que para a prensagem de fardos de metais ferrosos...
Óscar Horcajada Torres, engenheiro de projetos da Stadler Selecciona, salienta que para a prensagem de fardos de metais ferrosos, foi utilizado um silo mais pequeno que, diz, “simplifica muito a recuperação de metais ferrosos de alta qualidade".

Planeamento + flexibilidade + comunicação = entrega em tempo recorde

O projeto representou um desafio especial: a fábrica original teve que ser desmontada com extremo cuidado para proteger o equipamento existente a ser usado no novo design. Além disso, foi necessário trabalhar com um prazo apertado, uma vez que havia pouco espaço para armazenar os resíduos da Valorsul durante os trabalhos de construção. “Um planeamento cuidadoso e a nossa equipa de montagem competente foram tão cruciais como uma boa coordenação com a equipa da Valorsul”, comenta Óscar Horcajada Torres.

A Stadler concluiu o desmantelamento da fábrica existente e a montagem da nova num tempo recorde de sete semanas. A nova instalação foi inaugurada em novembro de 2023, para grande satisfação da Valorsul: “Durante a fase de montagem, a equipa da Stadler destacou-se pelo alto nível de competência, disponibilidade e cumprimento das normas de segurança, o que permitiu que o projeto fosse realizado com segurança e sem atrasos”, conclui António Afonso.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial