Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Liderado pela Sogama, participam como parceiros o CITIC, em nome da Galiza e a Lipor e a Universidade da Beira Interior, em nome de Portugal.

Projeto GRESINT fortalece laços entre Galiza e Portugal no domínio da sustentabilidade

26/03/2024

No passado dia 14 de março, teve lugar em Santiago de Compostela, mais precisamente na sede da Agência Galega de Inovação (GAIN), a Jornadas de lançamento do projeto europeu GRESINT, liderado pela Sogama, e no qual participam o Centro de Investigação em Tecnologias de Informação e Comunicação (CITIC) da Universidade da Corunha, em representação da Galiza, e, em representação de Portugal, a Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto (Lipor) e a Universidade da Beira Interior (UBI).

Imagen

O objetivo deste projeto é melhorar a separação das embalagens através de tecnologias inteligentes que serão testadas através de três pilotos nas fábricas de triagem de embalagens da Sogama e da Lipor, pretendendo assim contribuir para a concretização dos objetivos europeus de reciclagem, introduzindo no ciclo produtivos materiais recuperados de alta qualidade que substituirão as virgens.

O presidente da Sogama, Javier Domínguez, acompanhado pelos coordenadores regionais do POCTEP na Galiza e em Portugal, Xosé Pérez Lago e Mário Guimarães respetivamente, foi o responsável pela abertura do evento.

Por seu lado, a diretora geral da Sogama, Mirta Sueiro, explicou os detalhes do projeto, bem como o papel que esta empresa pública irá desempenhar no mesmo, e José Henrique Silva, técnico da LIPOR, apresentou os detalhes da ferramenta que a entidade projetou para a digitalização da gestão de resíduos.

Uma mesa redonda moderada pela diretora geral de Qualidade, Sustentabilidade e Alterações Climáticas da Xunta de Galicia, María Sagrario Pérez Castellanos, analisou as vantagens da inteligência artificial aplicada aos resíduos, com as intervenções de Elísabet González, gestora de Inovação da empresa PreZero.; Bernardo Riveira, Diretor de Operações e Desenvolvimento da Cinfo; e Laura Alonso e Joan Mestre Adrover, respectivamente técnica de Meio Ambiente e a vereadora da Câmara Municipal de Sant Llorenç des Cardassar (Ilhas Baleares).

Atividades complementares

Escolhido no âmbito da terceira convocatória do Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP 2021-2027), o projeto GRESINT, com prazo de execução até 2026, tem uma dotação orçamental próxima dos 800.000 euros e contempla uma série de atividades como o desenvolvimento de uma Agenda de Digitalização do processo de gestão de resíduos, de um catálogo de tecnologias inteligentes existentes no mercado que podem ser relevantes na melhoria dos processos industriais e de um roteiro para a implementação das tecnologias-chave identificadas.

Como afirmou Javier Domínguez durante a sua intervenção, “Não é o primeiro projecto que executamos em conjunto com Portugal e acreditamos que também não será o último, porque, em cada colaboração, obtivemos resultados muito importantes”, ao que acrescentou que “como queremos e devemos ser mais ambiciosos, nesta ocasião mergulhámos totalmente na aplicação da inteligência artificial ao processo de separação e gestão de resíduos de embalagens, e fizemo-lo com um objetivo final: aumentar as taxas de reciclagem em ambos os lados da fronteira".

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial