Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

JEC World 2024: rumo às zero emissões, com a ajuda dos compósitos

27/03/2024
De 5 a 7 de março, Paris foi palco de mais uma edição da JEC World, a feira dedicada aos compósitos e equipamentos para o seu processamento. Durante três dias, foi evidente a relevância destes materiais para um mundo mais sustentável, bem como o potencial de crescimento deste mercado.

De acordo com a organização, a edição de 2024 da feira JEC World foi a maior da sua história. O evento atraiu mais de 43.500 visitantes profissionais de mais de 100 países e cerca de 1.300 expositores. Além do espaço de exposição, os visitantes puderam assistir a diversos workshops, demonstrações ao vivo e conferências apresentadas por especialistas da indústria, algumas delas realizadas nos dias que antecederam o certame.

De 5 a 7 de março, cerca de 43.500 profissionais visitaram a JEC World 2024. Foto: Foucha-Muyard

De 5 a 7 de março, cerca de 43.500 profissionais visitaram a JEC World 2024. Foto: Foucha-Muyard

O ‘think tank’ da indústria

Historicamente, as peças compósitas já demonstraram que, graças às suas propriedades intrínsecas, conseguem tornar muitas indústrias finais mais sustentáveis. Mas os desafios que a indústria dos compósitos enfrenta para atingir os seus objetivos de sustentabilidade continuam a ser grandes e foram o foco das conferências e painéis deste ano.

Ao longo dos três dias da feira, autoridades públicas, líderes da indústria e visionários debateram os princípios da sustentabilidade e da economia circular, contribuindo para fazer da JEC World o ‘think tank’ do setor. Desde os representantes da ‘terra do futuro’ da NEOM ao decisor político da Comissão Europeia que apresentou 'The EU Green Deal 2050', passando pelo roteiro de descarbonização da indústria da aviação apresentado pela Airbus e Safran, o apelo do Comité Olímpico Internacional a parceiros para ajudar a indústria do desporto a atingir os seus objetivos sustentáveis, e ainda o destacado ‘View From the Top’, onde Peter Huntsman, CEO da Huntsman Corporation, partilhou a sua visão sobre a estratégia da indústria dos compósitos… Na JEC World, foi evidente a convergência de esforços de todas as partes interessadas para um futuro sustentável.

Os desafios que a indústria dos compósitos enfrenta para atingir os seus objetivos de sustentabilidade foram o foco das conferências e painéis deste...
Os desafios que a indústria dos compósitos enfrenta para atingir os seus objetivos de sustentabilidade foram o foco das conferências e painéis deste ano. Foto: Foucha-Muyard

Tanto as iniciativas paralelas como a feira em si - onde foi possível ver mais de 600 novos produtos, incluindo novos materiais, fibras naturais ou reciclados -, serviram de fonte de inspiração para todos os profissionais que desejam enfrentar os desafios da sustentabilidade e desenvolver soluções de compósitos mais leves, inteligentes e duráveis.

A JEC World é uma fonte de inspiração para todos os profissionais que desejam enfrentar os desafios da sustentabilidade e desenvolver soluções de compósitos mais leves, inteligentes e duráveis.

Os compósitos na construção e na mobilidade

Dois grandes setores estiveram em destaque na JEC World 2024: mobilidade e construção & indústria. A cada um foi atribuído um 'Planeta da Inovação', onde estiveram expostas as mais recentes novidades em compósitos para aplicação na indústria automóvel, dos transportes terrestres (comboio, camiões, autocarros, etc.), aeroespacial, drones e outras soluções de mobilidade, bem como na área da engenharia civil e da construção, das máquinas e equipamentos, energias renováveis, etc.

O 'Planeta Mobilidade' refletiu tanto as mudanças dinâmicas que moldam o futuro da mobilidade como as enormes oportunidades que oferece aos ecossistemas de mobilidade do futuro, em particular os transportes terrestres e a indústria aeroespacial. Empresas como a Airbus, a ATG Innovation, a Mitsui Chemicals, a Toyota e a Valeo apresentaram neste espaço as suas inovações, incluindo diversas peças interessantes desenvolvidas com compósitos.

O 'Planeta Mobilidade' espelhou as mudanças dinâmicas que moldam o futuro da mobilidade. Foto: Foucha-Muyard
O 'Planeta Mobilidade' espelhou as mudanças dinâmicas que moldam o futuro da mobilidade. Foto: Foucha-Muyard
Um dos principais objetivos da indústria aeroespacial é reduzir as emissões de CO2 das aeronaves e os compósitos desempenham um papel fundamental...
Um dos principais objetivos da indústria aeroespacial é reduzir as emissões de CO2 das aeronaves e os compósitos desempenham um papel fundamental para tal. Foto: Foucha-Muyard
No 'Planeta Construção & Indústria' estiveram em exibição inovações para a construção de edifícios, mas também de pontes, transporte marítimo, equipamentos e maquinaria, bem como de peças para a produção de energias renováveis. Empresas como a Exxonmobil, a Renko, a Sekisui Chemical e a Strail France estiveram presentes nesta área.

Os compósitos no centro da inovação desportiva

A crescente utilização de materiais compósitos no desporto está a redefinir os padrões de desempenho dos desportistas. Estes materiais oferecem uma combinação única de leveza, resistência e flexibilidade, permitindo o fabrico de equipamento desportivo de última geração. Desde os desportos olímpicos e paralímpicos tradicionais, como o atletismo e o ciclismo, até às modalidades emergentes, como o skate, os materiais compósitos estão omnipresentes e contribuem grandemente para a evolução do desempenho desportivo.

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, a JEC World escolheu destacar na edição deste ano o inegável impacto destes materiais inovadores no mundo do desporto através de um dia dedicado. Desenvolvida em parceria com a Global Sports Week Paris, a plataforma de referência do ecossistema desportivo internacional em França, esta cimeira desportiva, decorrida no dia 7 de março, deu a conhecer ao mundo inúmeros exemplos concretos de inovações que elevam o nível de competição em cada disciplina.

Os compósitos oferecem uma combinação única de leveza, resistência e flexibilidade, permitindo o fabrico de equipamento desportivo de última geração...
Os compósitos oferecem uma combinação única de leveza, resistência e flexibilidade, permitindo o fabrico de equipamento desportivo de última geração. Foto: Foucha-Muyard

Vencedores do JEC Composites Startup Booster 2024

Todos os anos, o concurso JEC Composites Startup Booster reconhece o empreendedorismo na indústria de compósitos em todo o mundo. Este concurso dá uma oportunidade única às startups participantes, bem como ao público internacional da JEC World, de se inspirarem e estabelecerem contactos. No dia 5 de março, foram anunciados os três vencedores da edição deste ano:

  • Categoria ‘Produtos e Materiais’

Zila BioWorks (EUA)

A Zila desenvolveu uma resina bio-epóxi patenteada para utilização em compósitos industriais, revestimentos e adesivos que, segundo afirma, pode ser processada em equipamentos tradicionais. O júri identificou passos claros para uma redução de 60% na pegada de carbono em comparação com os epóxis à base de petróleo.

  • Categoria ‘Processo, fabrico e equipamento’

TechnoCarbon Technologies (França)

A TechnoCarbon concebe, desenvolve, fabrica e comercializa componentes e sistemas feitos do primeiro material compósito sustentável de ultra-baixo carbono - o CarbonFibreStone - que, de acordo com a empresa, supera o aço e o betão armado. O júri reconheceu a potencialidade deste material para a descarbonização, o prolongamento da vida útil das peças, bem como a redução do peso das mesmas.

  • Prémio Sustentabilidade

BioHalo (Dinamarca)

Reconhecida como a empresa da biohalogenação, a BioHalo foi premiada pelos seus esforços para introduzir no mercado materiais de base biológica que constituam uma alternativa segura ecológica e de elevado desempenho aos PFAS.

Jelle Bloemhof, diretor das tecnologias de fabrico de compósitos da Airbus e membro do júri do concurso, afirmou: “O apoio a esta iniciativa dá-nos a possibilidade de identificar precocemente inovações na área dos compósitos que, de outra forma, não descobriríamos. O JEC Startup Booster é apenas o primeiro passo para oportunidades de colaboração mais alargadas. Facilita uma introdução entre os participantes e os utilizadores finais da indústria, proporcionando a oportunidade de se falarem pessoalmente. A diversidade de ideias é inspiradora.”

Na JEC World 2024 foram apresentados novos materiais, feitos a partir de fibras naturais ou reciclados...

Na JEC World 2024 foram apresentados novos materiais, feitos a partir de fibras naturais ou reciclados. Foto: Foucha-Muyard

Expositores portugueses

Além dos centros tecnológicos CeNTI, CITEVE e INEGI, estiveram presentes na JEC World 2024 as empresas portuguesas Important Serenity, MPC DesignWorks, Prodvirtus e SpacEngineer.

A próxima edição da JEC World terá lugar de 4 a 6 de março de 2025.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial