Dukane
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
O projeto conjunto prova a viabilidade da separação de películas de PVDC multicamada de poliolefinas em estruturas de embalagens usadas

Syensqo e Tomra firmam parceria para aumentar triagem de resíduos de embalagem PVDC multicamada

19/04/2024

A Syensqo e a Tomra, fabricante de tecnologia e soluções de triagem baseadas em sensores para a economia circular, uniram forças para demonstrar a viabilidade técnica e económica da separação e triagem de estruturas plásticas multicomponente nas quais o cloreto de polivinilideno (PVDC) serve como camada de barreira.

Os parceiros desenvolveram um conjunto de experiências conjuntas com amostras multicamada de resíduos de embalagens constituídas por polietileno de baixa densidade (PEBD) e Ixan PVDC da Syensqo. Os resultados provaram que os filmes multicamada que contêm PVDC podem ser separados dos resíduos plásticos mistos utilizando equipamento de triagem industrial para obter fluxos de reciclagem de poliolefina e PVDC de qualidade limpa.
Imagen

“O principal objetivo deste projeto era desafiar as normas da indústria que afirmam que os filmes de PVDC multicamada não podem ser separados das estruturas de embalagens multicamada”, explica Federico Baruffi, diretor de marketing global, Specialty Polymers, na Syensqo. “As nossas experiências demonstraram o contrário e enviam uma mensagem clara à indústria da embalagem e da reciclagem de que é possível fazê-lo, nomeadamente com boa precisão e repetibilidade, utilizando a tecnologia industrial existente.”

Os resultados positivos aplicam-se aos mercados que estão atualmente a gerar resíduos plásticos mistos multicamada contendo PVDC, tais como filmes retrateis em embalagens de consumo e alimentares.

“Uma das preocupações da indústria de reciclagem era a identificação fiável dos resíduos poliméricos com conteúdo de PVDC”, acrescenta Marco Gregori, area sales manager Italy da Tomra Recycling Sorting. “Combinando os nossos sistemas avançados de deteção ótica e de infravermelhos próximos, conseguimos atingir uma taxa de seletividade superior a 80% na triagem da mistura de plástico pós-consumo e superior a 95% na triagem do fluxo de monocamada de PEBD. Este é mais um exemplo do que a tecnologia atual, neste caso o nosso separador Autosort, já consegue fazer.”

No seu conjunto, estes resultados alargaram o âmbito dos resíduos de plástico mistos adequados para reciclagem a uma vasta gama de estruturas multicamada que contêm PVDC. O projeto levado a cabo pela Syensqo e a Tomra é considerado um modelo no avanço da circularidade na indústria de plásticos através da investigação e desenvolvimento dedicados de parceiros da indústria que partilham valores semelhantes.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial