Dukane
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estabilizantes: um mercado em constante evolução

24/04/2024
Quão tóxico é o estanho? Esta pergunta pode levar a um conflito comercial entre os EUA e a Europa. Na América do Norte, os cabos, os tubos e as caixilharias das janelas são geralmente fabricados de forma duradoura com a ajuda do estanho. Na União Europeia, por outro lado, a Agência dos Produtos Químicos quer restringir os estabilizantes de organoestanho.

Os europeus tendem a utilizar cálcio e zinco para proteger os produtos de plástico e borracha contra o calor, a oxidação e a luz UV. A produção e o processamento de policloreto de vinilo (PVC), em particular, não seriam possíveis sem produtos químicos estabilizantes.

O último estudo da Ceresana sobre o mercado global de estabilizantes térmicos e estabilizantes UV prevê que as vendas destes aditivos necessários para processar plásticos e elastómeros cresçam para 6,5 mil milhões de dólares até 2033.

Imagen

Proteger os plásticos com metais pesados ou óleo de soja

Atualmente, os estabilizantes de cádmio são mal vistos em todo o mundo. Em cada vez mais países, a indústria dos plásticos está também a evitar os estabilizantes à base de chumbo. No entanto, a reciclagem continua a ser um desafio: na economia circular, os plásticos devem ser reciclados sempre que possível, incluindo, por exemplo, revestimentos de pavimentos antigos ou outros produtos de construção feitos de PVC - no entanto, os metais pesados utilizados para estabilizar os materiais originais continuam presentes nos materiais reciclados.

Para novos produtos de plástico, são cada vez mais procurados estabilizantes amigos do ambiente que não causem praticamente nenhum odor ou emissões de COV. A Ceresana prevê que a procura global de estabilizantes à base de cálcio cresça 3,7% ao ano. O cálcio também pode ser usado para estabilizantes líquidos de metais mistos. Prevê-se que a procura de estabilizantes de estanho ascenda a cerca de 258 mil toneladas em 2033. Os estabilizantes de calor de base biológica, como os fabricados a partir de óleo de soja epoxidado, ainda não são adequados para todas as aplicações.

Estabilizantes para produtos de construção em PVC

Quase dois terços de todos os estabilizantes de plásticos e elastómeros são utilizados pela indústria da construção, principalmente para produtos feitos de cloreto de polivinilo (PVC). A aplicação mais importante são os tubos de plástico, para os quais são atualmente utilizadas cerca de 388 mil toneladas de estabilizantes por ano. Seguem-se os perfis, cabos, películas e outras aplicações.

No total, a Ásia-Pacífico é o maior mercado regional de estabilizantes, representando uma quota de 61%, seguida da Europa Ocidental. Na Ásia, os estabilizantes são utilizados principalmente para tubos de PVC, enquanto na Europa são utilizados para perfis, por exemplo, para janelas ou caixilhos de portas. Pelo menos no que diz respeito às tubagens de água potável, o objetivo atual a nível mundial é prescindir dos estabilizantes de chumbo.

Sétima Edição do estudo de mercado ‘Estabilizantes’

O Capítulo 1 fornece uma descrição e análise do mercado global de estabilizantes - incluindo previsões até 2033: Para cada região do mundo, é apresentada a procura em toneladas e as receitas em dólares americanos e euros. Além disso, é analisada a procura global e regional por tipo de produto e área de aplicação. São também fornecidos dados de mercado sobre a procura e as receitas por sector.

São examinados em pormenor os seguintes tipos:

  • Estabilizantes à base de cálcio
  • Estabilizantes de estanho
  • Estabilizantes de chumbo
  • Estabilizantes de misturas líquidas de metais (estabilizantes LMM)
  • Outros produtos

Áreas de aplicação dos estabilizantes analisadas neste estudo:

  • Tubos
  • Perfis (por exemplo, para caixilhos de janelas e portas)
  • Filmes
  • Cabos
  • Pavimentos
  • Outras aplicações

São também considerados os vários setores de clientes dos estabilizantes:

  • Indústria da construção
  • Embalagem
  • Transportes
  • Indústria elétrica e eletrónica
  • Indústria geral
  • Outros setores

No Capítulo 2, a procura e as receitas geradas pelos estabilizantes são analisadas em 22 países. A procura é examinada em pormenor para cada tipo de estabilizante e para as várias áreas e sectores de aplicação.

O Capítulo 3 apresenta 67 perfis de empresas dos mais importantes produtores de estabilizantes para plásticos e elastómeros. O prático diretório de fabricantes está claramente estruturado de acordo com os dados de contacto, receitas, rendimento líquido, gama de produtos, locais de produção, resumo do perfil, tipos de produtos e áreas de aplicação. São apresentados perfis pormenorizados dos produtores mais importantes, por exemplo, da Akdeniz Chemson Kimya San. Tic. A.S., BASF SE, Baerlocher Group of Companies, Evonik Industries AG, Lanxess AG, Mitsubishi Chemical Corporation, PT Timah Tbk, Shin-Etsu Chemical Co., Ltd., Syensqo SA, Songwon Industrial Co., Ltd. e Sumitomo Chemical Co., Ltd.

Mais informações sobre o estudo de mercado ‘Stabilizers – World’ (7ᵗʰ edition): https://ceresana.com/en/produkt/stabilizers

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial