A Kraiburg TPE apresenta a sua mais recente inovação: compostos adesivos termoplásticos elastoméricos baseados em EPDM (borracha de etileno-propileno-dieno) para sistemas de vedação e peças de exterior para o setor automóvel. De acordo com a empresa, trata-se de "um salto notável na tecnologia de materiais", que promete maior adesão, durabilidade e processabilidade, características essenciais para aplicações exigentes.
Os novos compostos respondem às exigências e necessidades da indústria automóvel mundial, com especial incidência nos mercados da Europa, América do Norte, América do Sul e América Central. Especificamente formulados para peças exteriores de automóveis com resistência aos raios UV, encontram aplicação em canais de vidro e perfis de vedação com juntas de canto moldadas e tampas de extremidade.
Os materiais foram submetidos a ensaios exaustivos ao longo de vários meses em estreita colaboração com uma das mais importantes empresas Tier 1 fornecedoras de vedantes para automóvel. Este lançamento enfatiza a importância do segmento da vedação automóvel para a Kraiburg TPE e o compromisso da empresa em fornecer soluções de alta qualidade para OEMs e Tiers.
Entre as principais características dos novos compostos está a qualidade de adesão constante do EPDM em condições de degradação térmica de 23°C e 90°C, com aparência de superfície seca. As propriedades de fluxo otimizadas proporcionam uma ampla janela de processamento e uma maior flexibilidade no design de peças e moldes, mantendo ao mesmo tempo elevados padrões de desempenho. Para além disso, os compostos oferecem resistência às intempéries, estabilidade de cor, comportamento de baixa fricção superficial e resistência ao desgaste. A qualidade homogénea da superfície melhora a estética e a funcionalidade, satisfazendo os requisitos rigorosos das aplicações automóveis. Em comparação com as soluções de vedação totalmente em EPDM, a tecnologia híbrida TPE-EPDM vai ao encontro das tendências do mercado, apoiando a transição para o TPE nos sistemas de vedação graças à maior eficiência do processo. Uma menor pegada de carbono do produto, bem como a redução do peso, apoiam os esforços dos fabricantes no sentido da sustentabilidade.
Os novos produtos estão disponíveis em todo o mundo. Pela importância que atribui a esta nova tecnologia, a Kraiburg TPE detém já várias patentes da mesma na Europa e na América do Norte.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa