Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
25 por cento de economia de material

Reifenhäuser produz filme MDO-PE totalmente reciclável com apenas 18 µm

10/06/2024

A Reifenhäuser Blown Film, representada em Portugal pela Folhadela Rebelo, produziu o primeiro filme MDO-PE do mundo com apenas 18 micrómetros de espessura, que, de acordo com a empresa, cumpre ou excede todos os padrões de mercado anteriores em termos de propriedades mecânicas, aspeto e processamento posterior.

O filme foi produzido nas linhas de filme soprado Reifenhäuser EVO utilizando a tecnologia patenteada EVO Ultra Stretch MDO e foi testado quanto à sua adequação prática em colaboração com o fabricante de matérias-primas LG Chem e o especialista em impressão Bobst. O novo filme de 18 µm reduz a quantidade de material utilizado em cerca de 25% em comparação com as espessuras de filme anteriores de 25 µm. Isto torna a produção de estruturas monomateriais totalmente recicláveis significativamente mais económica.

Christoph Lettowsky, gestor de produto sénior da Reifenhäuser Blown Film, explica: “Os construtores e fabricantes de máquinas têm vindo a perseguir o mesmo objetivo há já algum tempo: não utilizar mais material em soluções totalmente recicláveis de PE do que em laminados convencionais de PET-PE. Tecnicamente, isto é conseguido graças às diferentes densidades do filme PET e do filme MDO-PE, substituindo o filme PET de 12 µm por um filme MDO-PE de 16 a 17 µm. Com a redução para 18 µm, demos um passo significativo nesta direção - com mais potencial de redução no futuro.”

A produção do filme de 18 µm resulta da utilização das matérias-primas adequadas e do posicionamento da tecnologia MDO Ultra Stretch da Reifenhäuser...
A produção do filme de 18 µm resulta da utilização das matérias-primas adequadas e do posicionamento da tecnologia MDO Ultra Stretch da Reifenhäuser diretamente no transporte da linha, onde o filme é esticado a partir do primeiro tratamento térmico.

Alta estabilidade do processo graças à EVO Ultra Stretch

Este salto no desenvolvimento foi possível graças à combinação da tecnologia MDO Ultra Stretch com matérias-primas adequadas. O posicionamento da unidade Ultra Stretch diretamente no transportador do sistema permite que o filme seja esticado desde o primeiro aquecimento. Isto torna o processo particularmente fiável e estável, tal como foi demonstrado em inúmeros testes realizados pela Reifenhäuser.

Propriedades mecânicas e óticas acima da média e alta qualidade de impressão

Apesar da baixa espessura do filme, os produtores não têm de comprometer as propriedades óticas e mecânicas. Com um módulo de elasticidade MD superior a 1.400 MPa e um módulo de elasticidade TD superior a 1.100 MPa, o filme MDO-PE de 18 µm atinge o atual padrão de mercado para filmes PE estirados. Com um índice de opacidade inferior a 5 por cento, tem um desempenho ainda melhor em termos de propriedades óticas do que o padrão do mercado, que é de 6 a 7 por cento.

O novo filme também excedeu todas as expectativas do especialista em impressão Bobst. “A forma como este filme MDO-PE extrafino de 18 mícrones se comporta nas nossas máquinas de impressão é única no mercado. Imprimimos a velocidades elevadas de até 500 m/min com excelentes resultados em termos de qualidade de impressão e desempenho de registo. Mas ainda mais impressionante foi o facto de termos conseguido demonstrar a qualidade da nossa máquina ao imprimir no processo Bobst oneECG, obtendo excelentes resultados de impressão a 300 m/min (e superiores)”, afirmou Davide Rossello, chefe do Centro de Competências e gestor de processos de gravura da Bobst.

Davide Rossello, diretor do Centro de Competências e gestor de Processos de Gravura da Bobst (à direita) e Mohamed Timol...
Davide Rossello, diretor do Centro de Competências e gestor de Processos de Gravura da Bobst (à direita) e Mohamed Timol, especialista da Reifenhäuser em processos MDO (à esquerda) apresentam o primeiro filme MDO-PE de 18 micrómetros de espessura impresso e do mundo.

O projeto de desenvolvimento dos parceiros LG Chem, Bobst e Reifenhäuser mostra que é possível reduzir os custos de fabrico das embalagens totalmente recicláveis, bem como a pegada de carbono do produto e, ao mesmo tempo, garantir um processamento sustentável.

O filme foi apresentado, pela primeira vezm no stand da Bobst na Drupa 2024, que decorreu entre 28 de maio e 7 de junho, em Düsseldorf, Alemanha.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    19/06/2024

  • Newsletter InterPlast

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial