Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Arburg celebra Open House de 2024 com especial foco na eficiência energética

Luísa Santos

12/06/2024

No dia 16 de maio, a Arburg abriu as portas das suas instalações na Marinha Grande a todos os interessados em conhecer os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos da empresa alemã, com destaque para a recém-lançada máquina de injeção 420 C ASH, da série Golden Edition, e para o novo serviço de consultoria energética ‘Plano de ação: energia’, desenhado para ajudar os clientes a baixar a fatura da eletricidade. Foram também apresentadas novidades no campo da digitalização e dos equipamentos de fabrico aditivo. O evento contou com a participação especial dos parceiros Herrmann Ultraschall, Hasco e HB Therm, que desde janeiro é representada em Portugal pela Arburg.

A equipa da Arburg Portugal, durante o open day 2024...

A equipa da Arburg Portugal, durante o open day 2024. Da esquerda para a direita: Martin Cayre, diretor-geral da Arburg Portugal e Espanha, Bruno Roque, responsável comercial pela zona Centro e Sul, Nelson Almeida, responsável comercial pela zona Norte e Galiza, António Oliveira, diretor técnico da Arburg Portugal e Espanha, Ricardo Silva, técnico de assistência à zona Norte, Ruben Marinho, técnico de assistência à zona Norte e Galiza, e José Oliveira, técnico de assistência à zona Centro e Sul.

Por muito ‘digitais’ que sejam os nossos dias, nada supera o encontro ‘cara-a-cara’. No mundo empresarial, as jornadas de ‘portas abertas’ são uma oportunidade para as empresas não só apresentarem o reflexo do tempo que investiram no desenvolvimento de novas tecnologias, equipamentos e processos, mas também para conversarem com os seus clientes num ambiente de descontração e boa disposição.

Foi o que aconteceu na edição deste ano do Open House da Arburg. Em redor da nova máquina Allrounder 420 C Golden Edition ASH, a estrela do evento, cerca de meia centena de visitantes debateram com os técnicos da empresa os seus desafios do dia a dia, recebendo em troca uma verdadeira sessão de consultoria gratuita sobre as possíveis soluções para cada projeto. Tudo isto seguido de uma refeição cuidada, acompanhada pela cerveja artesanal produzida perto da sede da Arburg, em Lossburg, Alemanha.

Cerca de 50 profissionais da indústria de plásticos visitaram as instalações da Arburg no dia 16 de maio
Cerca de 50 profissionais da indústria de plásticos visitaram as instalações da Arburg no dia 16 de maio.

Em conversa com a InterPlast, Martin Cayre, responsável pela filial portuguesa da Arburg, mostrou-se satisfeito com a afluência de participantes num evento que, segundo disse, foi pensado para “dar a conhecer as novidades que a Arburg desenvolveu para ajudar os seus clientes a enfrentar os desafios atuais a nível mundial, como a sustentabilidade, a eficiência energética e a digitalização”.

Referindo-se às diferenças entre as máquinas hidráulicas e elétricas, o responsável acredita que, apesar destas pouparem um pouco mais de energia, as hidráulicas ainda são a melhor opção para peças que requerem maior precisão ou para ciclos mais rápidos, com elevados volumes de produção. “A escolha entre elétricas e hidráulicas depende sempre da aplicação. Não há uma solução que sirva para todos os casos”.

Martin Cayre, diretor-geral da Arburg Portugal, junto à nova máquina Allrounder 420 C Golden Edition ASH

Martin Cayre, diretor-geral da Arburg Portugal, junto à nova máquina Allrounder 420 C Golden Edition ASH.

Allrounder 420 C Golden Edition ASH: hidráulica, eficiente e económica

Durante o Open House, a nova máquina Allrounder 420 C Golden Edition ASH esteve a produzir duas peças de um golfinho, desenhadas para posteriormente serem soldadas por ultrassons. Coube a Bruno Roque, um dos responsáveis comerciais da Arburg Portugal, a apresentação da nova máquina hidráulica, equipada com o sistema servo-hidráulico Arburg (ASH). Esta tecnologia recente inclui dois servomotores com controlador de velocidade e uma bomba de duplo circuito, em que o sistema de acionamento é continuamente ajustado às necessidades reais de potência. Uma das principais vantagens é que, quando a máquina está parada, o acionamento da bomba também pára, evitando assim perdas por inatividade. Isto garante um funcionamento energeticamente eficiente, e com baixas emissões, e poupa até 50% de energia, especialmente em processos com longos tempos de refrigeração.

À InterPlast, Martin Cayre garantiu que este é, atualmente, “o sistema de máquina hidráulica mais eficiente do mercado”. Além disso, este modelo surge com "um preço muito competitivo, o que faz dele uma opção interessante para o mercado português”, acrescentou.

Bruno Roque, responsável comercial da Arburg Portugal para a zona Centro e Sul, apresentou aos assistentes a nova Allrounder 420 C Golden Edition ASH...

Bruno Roque, responsável comercial da Arburg Portugal para a zona Centro e Sul, apresentou aos assistentes a nova Allrounder 420 C Golden Edition ASH.

Novo serviço de consultoria energética

O aumento dos preços da energia, especialmente na Europa, levou a Arburg a lançar um novo serviço de consultoria energética denominado ‘Plano de ação: Energia’, apresentado por Bruno Roque durante a jornada. Trata-se de um serviço que inclui o aconselhamento sobre numerosas medidas que podem ajudar os clientes a reduzir significativamente os custos de fabrico na moldagem por injeção e a otimizar as necessidades energéticas para além da máquina, em todo o processo de produção.

Este plano de ação compreende várias vertentes: da consultoria energética, à medição detalhada dos consumos, formação abrangente, adaptação dos equipamentos em prol da eficiência e digitalização, incluindo o sistema informático central ALS Arburg, o portal do cliente ArburgXworld e o aXw control EnergyAssist.

Seminário de Informação sobre Eficiência Energética IE2

Depois de enumerar vários exemplos de estudos de caso de melhorias energéticas obtidas através da medição do consumo, Martin Cayre apresentou o Seminário de Informação sobre Eficiência Energética IE2, um curso de um dia destinado a fornecer ao pessoal de manutenção, aos gestores de produção e aos supervisores as ferramentas para poupar energia no processo de moldagem por injeção.

O curso deverá acontecer brevemente e abordará temas como os critérios de seleção de uma máquina de injeção energeticamente eficiente; opções para reduzir o consumo de energia ao longo do processo de injeção; medição do consumo total de uma Allrounder e cálculo do consumo específico de energia; bem como identificação das perdas dependentes e independentes do ponto de funcionamento.

A nova máquina esteve a produzir duas peças de um golfinho, posteriormente soldadas numa máquina de soldadura por ultrassons da Herrmann Ultraschall...

A nova máquina esteve a produzir duas peças de um golfinho, posteriormente soldadas numa máquina de soldadura por ultrassons da Herrmann Ultraschall.

Novidades digitais

No âmbito das soluções digitais oferecidas pela empresa alemã, foi abordada a conetividade das máquinas via OPC UA e as novidades no portal do cliente arburgXworld. Esta plataforma online dá aos utilizadores acesso a inúmeras aplicações e funções digitais que facilitam o seu trabalho diário, mesmo na versão gratuita. Entre as novidades apresentadas está a ferramenta ‘Arburg remote service’, que permite a ligação remota dos técnicos da empresa à fábrica do cliente, de forma a realizarem um primeiro diagnóstico do problema, sem necessidade de deslocação ao local.

Destaque ainda para a aplicação baseada em inteligência artificial ‘Ask Arburg’, que os clientes podem usar para colocar as suas questões relacionadas com o processo, a manutenção das máquinas ou eventuais avarias, recebendo de seguida as respostas com as soluções para cada caso.

Outra novidade é a introdução de classes de eficiência energética na descrição das máquinas disponíveis na aplicação MachineCenter, que oferece uma visão geral do parque de equipamentos da Arburg, permitindo acesso centralizado a documentos relevantes sobre todos os equipamentos produzidos após 2017. No mesmo local, o cliente pode igualmente consultar uma lista de recomendações de melhorias disponíveis para a otimização energética da sua máquina.

Gama Arburgadditive 2024

Os visitantes do Open House ficaram a conhecer a gama atualizada de fabrico aditivo da Arburg, constituída por equipamentos que processam granulados, filamentos e silicone líquido (LSR).

Em foco esteve a impressora industrial TiQ2 utilizada para o fabrico interno de ferramentas como dispositivos de fixação, grampos, elementos de automatização e montagem. Substitui as máquinas CNC, de fresagem e de perfuração standard. Além do baixo investimento inicial, a máquina permite poupar nos custos de energia, de pessoal e de manutenção.

Com um espaço de impressão de 330 x 330 x 300 mm, a TiQ 2 foi desenvolvida a pensar na chamada personalização em massa. Graças à tecnologia patenteada de dupla extrusora innovatiQ, é particularmente adequada para o processamento de materiais reforçados com fibras.

Foram apresentados diversos exemplos de peças produzidas com este equipamento, entre elas uma garra para robô, impressa em PC e ABS, com custos de produção muito inferiores aos de um processo tradicional, e com um período de fabrico (do desenho à peça final) de apenas 10 dias.

A gama de fabrico aditivo da Arburg inclui ainda máquinas como a polivalente TiQ5pro, para fabrico aditivo FDM, a LiQ5, para fabrico aditivo de silicone LSR, a TiQ 2, para impressão de filamento duplo, e a bem conhecida Freeformer. Foram apresentados exemplos de aplicações de todas elas, bem como a ferramenta digital ‘ProcessLog’, que permite ao cliente acompanhar e otimizar os dados de produção, em tempo real, através do portal arburgXworld.

Além das apresentações técnicas, no Open House da Arburg houve tempo para a partilha de experiências entre os visitantes...

Além das apresentações técnicas, no Open House da Arburg houve tempo para a partilha de experiências entre os visitantes.

Voz aos parceiros

O evento contou com a contribuição de três empresas parceiras da Arburg.

A Herrmann Ultraschall teve no local uma máquina de soldadura por ultrassons que os participantes tiveram oportunidade de usar para unir as duas partes de um golfinho fabricadas durante o open house pela máquina 420 C Golden Edition ASH. Francisco Ragel, engenheiro de vendas de plásticos para Portugal e Espanha da Hermann Ultraschall, explicou as técnicas de soldadura utilizadas nos equipamentos da marca, as suas aplicações e as diversas soluções que oferecem ao mercado.

Por seu lado, a Hasco aproveitou a ocasião para apresentar a solução Mould Track, que permite a localização precisa dos moldes nas diversas máquinas dentro da empresa, minimizando assim o tempo de inatividade. Uma ferramenta importante para otimizar os recursos disponíveis e a planificação da produção.

Finalmente, Marco Lammer, area sales manager da HB Therm, que desde o início do ano é representada em território nacional pela Arburg, apresentou os termorreguladores da marca, equipados com uma inovadora tecnologia de controlo da temperatura, bem como o serviço de consultadoria energética que a empresa disponibiliza para otimizar o consumo dos aparelhos.

Os termorreguladores da HB Therm passaram a fazer parte do portefólio de soluções oferecidas pela Arburg...
Os termorreguladores da HB Therm passaram a fazer parte do portefólio de soluções oferecidas pela Arburg, graças ao acordo de representação assinado entre as duas empresas no início deste ano.

Em relação ao acordo com a HB Therm, Martin Cayre explicou à InterPlast que se trata de uma decisão estratégica para passar a “oferecer ao cliente uma solução integrada que inclua não só a máquina, mas também os periféricos ao seu redor”, além da automação, que já é produzida localmente. A escolha da HB Therm prendeu-se com o facto de se tratar de “uma empresa familiar, de alta tecnologia, que está muito alinhada com a filosofia da Arburg, inclusive no que se refere à preocupação com a eficiência energética”.

Juntas, estão empenhadas em oferecer ao mercado um serviço de consultoria, que irá permitir aos clientes otimizar processos em termos energéticos, um aspeto essencial numa altura em que os preços da energia são um custo cada vez maior para os transformadores de plásticos nacionais. “Com este serviço, vamos ajudar os nossos clientes a reduzir os seus consumos produtivos”, assegurou o responsável.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/07/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial