A Engel vai demonstrar a sua experiência no processamento de elastómeros durante a Conferência Alemã da Borracha (DKT), a decorrer de 1 a 4 de julho de 2024, em Nuremberga. A empresa terá em exibição duas máquinas, uma a processar EPDM e outra a processar borracha de silicone líquido (LSR).
A máquina de injeção totalmente elétrica e-mac 465/130, irá produzir uma válvula de infusão de alta precisão, em LSR, em cooperação com as empresas Nexus, Psilkon GmbH & Co. KG e ShinEtsu. Os desafios do processamento de LSR, como a elevada precisão e os requisitos de tolerância apertados, são ultrapassados através da combinação da tecnologia de máquinas, moldes de injeção, automação e o sistema de dosagem X20 da Nexus com material LSR de elevada qualidade da ShinEtsu. Um destaque particular desta aplicação é o eficiente “corte em linha” durante o processo, que reduz o tempo de ciclo e, consequentemente, os custos de energia e de fabrico.
Durante o evento, estará também em exibição uma célula de produção para o processamento de borracha EPDM, que destaca as vantagens da máquina de injeção sem colunas victory 460/120 tech. O design compacto desta máquina permite uma utilização eficiente do espaço de produção e otimiza os fluxos de trabalho na produção. Num molde de cavidade única da EFI Formenbau GmbH & Co. KG, serão produzidas peças para um crivo de estrelas, em EPDM (fornecido pela Jäger Gummi und Kunststoff GmbH), sem rebarbas, num ciclo de 60 segundos.
A utilização de assistentes digitais da Engel reduz ainda mais o desperdício e aumenta a produtividade. A utilização de material EPDM sustentável combinada com sistemas avançados de assistência digital sublinha a aposta da Engel, representada pela Equipack, em métodos de produção sustentáveis.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa