Ampacet Europe, S.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Fruto da economia circular europeia

L'Occitane en Provence e Carbios apresentam uma garrafa PET feita a partir de reciclagem enzimática

26/06/2024

A Carbios e a L'Occitane en Provence apresentaram uma garrafa PET transparente feita inteiramente a partir de reciclagem enzimática para um óleo de duche da gama Amande. Em colaboração com o transformador Pinard Beauty Pack, esta garrafa exemplifica o desejo comum de construir um setor de reciclagem europeu eficiente para acelerar a transição para uma economia circular dos plásticos, cumprindo assim os compromissos das marcas com soluções de embalagem mais sustentáveis. A garrafa foi exposta no stand da Carbios na 'Edition Spéciale' da LuxePack, a feira dedicada às embalagens premium sustentáveis, que se realizou de 4 a 5 de junho de 2024 no Carreau du Temple em Paris.

Imagen

A garrafa PET 100% reciclada, proveniente do processo de despolimerização enzimática da Carbios, foi fabricada com uma cadeia de valor europeia empenhada no consumo responsável de materiais sustentáveis. A produção da garrafa começou com o fornecimento local de resíduos PET (já recolhidos, selecionados e preparados) ao demonstrador industrial da Carbios em Clermont-Ferrand, França. Os resíduos utilizados consistiam em garrafas coloridas, tabuleiros multicamada e resíduos de reciclagem mecânica, nenhum dos quais atualmente reciclado com tecnologias convencionais. A Carbios decompôs os resíduos de PET nos seus monómeros de origem, PTA1 e MEG2, graças à sua tecnologia de biorreciclagem. Os monómeros resultantes foram repolimerizados em novas resinas PET totalmente recicladas na Europa. Em Oyonnax, França, estas resinas foram moldadas por sopro pela Pinard Beauty Pack para criar frascos de acordo com as especificações da L'Occitane, e depois enchidos com o seu óleo de duche na fábrica de Manosque.

Esta abordagem europeia otimiza os benefícios ambientais da tecnologia e da análise do ciclo de vida (LCA) para cada produto, reduzindo as distâncias de transporte e integrando processos de recolha e produção locais. Para responder às necessidades das marcas internacionais, será necessário criar cadeias semelhantes em todo o mundo, inspiradas por este exemplo.

A indústria avança para uma embalagem mais responsável (Crédito da foto...
A indústria avança para uma embalagem mais responsável (Crédito da foto: L'Occitane en Provence, Carbios, Pinard Beauty Pack)

Emmanuel Ladent, CEO da Carbios refere que ''a inovação da Carbios acelera a transição para uma economia circular, oferecendo uma alternativa ao PET à base de petróleo e uma solução circular de reciclagem de PET que reduz as emissões de CO2 em 57%. Mas para criar um setor de reciclagem eficiente, todos os intervenientes na cadeia de valor têm um papel a desempenhar e devem trabalhar juntos. A parceria a longo prazo entre a Carbios e a L'Occitane é o testemunho desta vontade comum de promover um consumo mais responsável. A garrafa produzida com a L'Occitane e o seu transformador Pinard ilustra a evolução da indústria".

''Na L'Occitane en Provence, somos Cultivadores da Mudança, e estamos orgulhosos de fazer parte desta indústria virada para o futuro”, afirma David Bayard, R&D packaging diretor na L'Occitane. “Atualmente, pouco mais de 50% do nosso material PET é de origem reciclada. Graças, nomeadamente, às tecnologias de despolimerização, poderemos atingir 100% até 2027 para todas as nossas garrafas de venda a retalho. Estamos muito satisfeitos com a qualidade da garrafa produzida em colaboração com a Carbios e a Pinard, o que nos permite reduzir a nossa dependência do plástico de origem fóssil e oferece uma alternativa viável com qualidade e transparência equivalentes, o que é importante para a apresentação dos nossos produtos", salienta o responsável.

Por seu lado, Paolo Coelho, diretor de fábrica da Pinard Beauty Pack, destaca o sucesso do processo de produção da embalagem: "Na Pinard, estamos muito satisfeitos por termos alcançado este novo marco e por estarmos associados à produção do primeiro frasco da L'Occitane en Provence utilizando a tecnologia revolucionária da Carbios. Esta garrafa foi moldada por sopro nas mesmas condições e com os mesmos parâmetros que o PET virgem ou mecanicamente reciclado, o que constitui uma vantagem considerável para a aplicação da tecnologia Carbios. Estamos a assistir a uma forte procura de PET reciclado de alta qualidade que pode ser utilizado para produzir as mesmas aplicações que o PET virgem”.

Imagen

Os benefícios ambientais da tecnologia de biorreciclagem da Carbios

Análises recentes do ciclo de vida3 mostram uma redução de 57% nas emissões de CO2 em comparação com a produção de plástico virgem4, e para cada tonelada de PET reciclado produzido, 1,3 toneladas de petróleo são evitadas. Em comparação com a reciclagem convencional, a reciclagem enzimática é 5 vezes mais circular (calculada de acordo com o Indicador de Circularidade dos Materiais da Fundação Ellen MacArthur5). Graças à sua enzima altamente seletiva, otimizada para uma degradação eficiente do PET, a tecnologia de despolimerização da Carbios pode tratar todos os tipos de resíduos de PET, incluindo resíduos coloridos, multicamada ou têxteis que não podem ser reciclados com as tecnologias atuais. Por conseguinte, a tecnologia da Carbios complementa as tecnologias de reciclagem mecânica. Além disso, os dois monómeros produzidos (PTA e MEG) permitem recriar produtos PET reciclados aptos para o contacto alimentar e de qualidade idêntica aos de origem petrolífera.

Em 25 de abril de 2024, a Carbios inaugurou em Longlaville a primeira no mundo a utilizar a revolucionária tecnologia de despolimerização enzimática. Quando estiver totalmente operacional, a fábrica tem uma capacidade anual de 50.000 toneladas de resíduos.

1 Ácido tereftálico purificado

2 Monoetilenoglicol

3 Base de dados ecoinvent 3.8

4 Cenário francês, tendo em conta o desvio de 50% dos resíduos de PET do fim de vida convencional. PET virgem: 2,53 kg CO2/kg (cradle-to-gate)

5 O Indicador de Circularidade dos Materiais (ICM) é uma metodologia desenvolvida pela Fundação Ellen MacArthur para medir o grau de restauração dos fluxos de materiais. O ICM atribui um valor entre 0 e 1, em que os valores mais elevados indicam uma maior circularidade. O valor do MCI para a reciclagem enzimática Carbios é de 0,8.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    22/09/2025

  • Newsletter InterPlast

    15/09/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial