Ampacet Europe, S.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Prémios Europeus de Reciclagem de Plásticos 2024: conheça os vencedores

03/07/2024

Os vencedores dos Plastics Recycling Awards Europe 2024 foram anunciados durante a feira Plastics Recycling Show Europe, que decorreu de 19 a 20 de junho, em Amesterdão. Pela primeira vez nos sete anos de história deste concurso, o júri galardoou dois Embaixadores da Reciclagem de Plásticos. Foram premiados quatro participantes da categoria de ‘produto’ e dois da categoria de ‘inovação’. Os vencedores exemplificam os melhores avanços na utilização circular de plásticos em novos produtos, bem como as mais recentes inovações tecnológicas e de maquinaria que facilitam a reciclagem de plásticos.

Imagen

A prestigiada categoria de Embaixador da Reciclagem de Plásticos de 2024 presta um reconhecimento especial a indivíduos que tenham dado um contributo notável para a reciclagem de plásticos na Europa. Este ano, os juízes reconheceram o trabalho de duas personalidades bem conhecidas na indústria: Erica Canaia, a carismática CEO da FIMIC e co-fundadora da AreyouR, um projeto destinado a aumentar a sensibilização do público e a importância da reciclagem de plásticos; e Vicente Olmos Jorge, CEO e fundador da Sintac Recycling, empresa ativa no setor da reciclagem de plásticos há mais de 30 anos.

Este ano, o prémio ‘Embaixador da Reciclagem de Plásticos’ foi entregue a Vicente Olmos Jorge, CEO e fundador da Sintac Recycling, e a Erica Canaia...

Este ano, o prémio ‘Embaixador da Reciclagem de Plásticos’ foi entregue a Vicente Olmos Jorge, CEO e fundador da Sintac Recycling, e a Erica Canaia, CEO da FIMIC e co-fundadora da AreyouR.

Vencedor da categoria de Produto Automóvel, Elétrico ou Eletrónico do Ano, o Electrolux 900 Series Air Purifier da Electrolux AB, foi muito elogiado pelo júri pela elevada percentagem de conteúdo reciclado pós-consumo utilizado num artigo bem concebido e multifuncional.

Electrolux 900 Series Air Purifier da Electrolux AB
Electrolux 900 Series Air Purifier da Electrolux AB.

O Skimmer RPS da Fluidra, uma parte vital de um sistema de filtragem de piscinas que necessita de um elevado nível de durabilidade, é o vencedor da categoria Produto do Ano para a Construção Civil. Os jurados ficaram impressionados com a elevada percentagem de conteúdo reciclado utilizado no escumador e com o seu potencial de reciclagem no fim de vida do produto.

Skimmer RPS, da Fluidra
Skimmer RPS, da Fluidra.

O vencedor deste ano da categoria Produto do Ano em Utilidades Domésticas e de Lazer é a cadeira Blue Finn da Bywyd B.V.. Trata-se de uma cadeira multifuncional altamente empilhável, em que o assento e o encosto são produzidos com 85% de reciclado (modificado por impacto) proveniente de Bluewrap, que é o invólucro utilizado para manter os instrumentos cirúrgicos esterilizados.

Cadeira Blue Finn da Bywyd B.V..
Cadeira Blue Finn da Bywyd B.V..

A Beiersdorf AG & Morssinkhof Plastics Heerenveen B.V. venceu na categoria Produto de Embalagem de Plástico do Ano com o Frasco de Loção Solar Nivea. Este design vencedor ganhou notas altas por abordar com sucesso o desafio das aplicações de embalagens de cosméticos através da colaboração.

Duas versões do frasco de loção solar Nivea, da Beiersdorf

Duas versões do frasco de loção solar Nivea, da Beiersdorf.

A Multi-Color Corporation venceu a disputada categoria Inovação Tecnológica de Produto do Ano com o NextCycle IML. Esta categoria abrange inovações tecnológicas que facilitam a produção de produtos recicláveis e a utilização de conteúdo reciclado. A inovação vencedora ajuda a maximizar o valor do polipropileno reciclado e representa um bom equilíbrio entre o aspeto visual e a reciclabilidade das embalagens de PP monomaterial.

NextCycle IML, uma tecnologia da Multi-Color Corporation
NextCycle IML, uma tecnologia da Multi-Color Corporation.

Por último, mas não menos importante, a categoria Inovação do Ano em Máquinas de Reciclagem premeia as máquinas que melhoram a eficiência e a eficácia dos processos de reciclagem de plástico. O vencedor deste ano é a tecnologia DischargePro da Powerfil (Grupo Erema), uma nova geração de filtros de plástico fundido que o júri descreveu como um avanço tecnológico inteligente no processo de extrusão.

Tecnologia DischargePro da Powerfil (Grupo Erema)
Tecnologia DischargePro da Powerfil (Grupo Erema).

Todos os oito vencedores receberam um troféu, com uma base impressa em 3D feita de painéis de instrumentos de automóveis em plástico ABS 100% reciclado e o topo multicolorido cortado a laser a partir de tampas de garrafas em PEAD comprimido, recolhidas nas praias.

Os Prémios Europeus de Reciclagem de Plásticos são organizados conjuntamente pela Plastics Recyclers Europe e pela Crain Communications, organizadores do Plastics Recycling Show Europe.

Vencedores dos Prémios de Reciclagem de Plásticos 2024

  • Embaixadores da Reciclagem de Plásticos: Erica Canaia, CEO, FIMIC e Vicente Olmos Jorge, CEO e fundador, SINTAC Recycling
  • Produto Automóvel, Elétrico e Eletrónico: Electrolux 900 Series da Electrolux AB
  • Construção Civil Produto: Escumadeira RPS da Fluidra
  • Produto para o lar e lazer: Cadeira Blue Finn da Bywyd B.V
  • Produto de embalagem de plástico: Frasco de Loção Solar Nivea da Beiersdorf AG & Morssinkhof Plastics Heerenveen B.V.
  • Inovação tecnológica de produtos: Multi-Color Corporation para NextCycle IML
  • Inovação em maquinaria de reciclagem: Tecnologia DischargePro da Powerfil - Grupo Erema

Para mais informações, visite: https://prseventeurope.com

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    30/03/2026

  • Newsletter InterPlast

    23/03/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial