Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
“Mafra Reciclar a Valer + Rua a Rua”

SPV promove projeto-piloto com tecnologias de sensorização e de inteligência artificial

05/07/2024
O projeto-piloto “Mafra Reciclar a Valer + Rua a Rua” tem como objetivo fazer crescer as taxas de reciclagem de embalagens. As tecnologias de sensorização e de inteligência artificial permitem identificar as embalagens corretamente reciclada, dando aos munícipes pontos para descontar no comércio local.
Imagen

O projeto “Mafra Reciclar a Valer + Rua a Rua” é um projeto-piloto que resultou do programa de inovação colaborativa Re_Source, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV) e pela Beta-i, e está a ser aplicado, durante um ano nas zonas utbanizadas Quinta de Santa Bárbara e no Largo Mira Parque, na vila de Mafra.

O lançamento da iniciativa é promovido pela SPV, Câmara Municipal de Mafra, a Tratolixo, Tetra Pak e a pela Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE).

Esta é a primeira vez que um projeto com esta tecnologia é implementado em Portugal, recorrendo ao sistema Recysmart, desenvolvido pela startup Candam com o intuito de fazer crescer as taxas de reciclagem de embalagens na Europa.

Agora, os municípios e as entidades gestoras poderão envolver, e até mesmo incentivar, a comunidade a ter um papel mais ativo na gestão dos seus resíduos urbanos, através de um sistema de incentivo aplicado à “boca” do ecoponto de rua.

A tecnologia Recysmart, incorporada nos 20 ecopontos da fase piloto (dez ecopontos verdes e dez amarelos), reconhece as embalagens introduzidas no ecoponto por tipologia (plástico, embalagens de cartão para bebidas, metal ou vidro) e conta o número de embalagens entregues. Assim, quando os cidadãos colocarem as embalagens no ecoponto correto, é-lhes atribuído pontos no Cartão Mais, disponíveis também na APP, que dão descontos no comércio local.

O objetivo do projeto “Mafra Reciclar a Valer + Rua a Rua” é motivar a participação da comunidade local, através da deposição correta das suas embalagens; contribuir para a sensibilização, comunicação e educação relativamente à reciclagem de embalagens, fortalecendo o seu compromisso com o ambiente e a economia circular; premiar o cidadão motivado, que coloca em prática a correta separação de resíduos de embalagem; fomentar o aumento e a qualidade da recolha seletiva; e testar tecnologias de sensorização e de inteligência artificial, percebendo a eficácia das mesmas no reconhecimento das embalagens depositadas no ecoponto.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/07/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial