Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Sabic apresenta na PIAE 2024 materiais para inovação e segurança automóvel

10/07/2024
Durante o congresso Plastics in Automotive Engineering (PIAE), a Sabic apresentou uma seleção de soluções de materiais especiais que podem contribuir para a inovação e melhorar a segurança na indústria automóvel. As peças e amostras em exposição atestam a investigação, desenvolvimento e investimento contínuos da empresa para promover os benefícios dos termoplásticos avançados.
Imagen

Esta estratégia engloba conteúdo reciclado e upcycled para circularidade, cor moldada para reduzir as emissões voláteis, durabilidade para uma vida mais longa e melhores sistemas de assistência ao condutor e baterias de veículos elétricos.

“Melhorar a eficiência e a segurança dos automóveis envolve muitos aspectos diferentes da conceção, produção e funcionamento dos veículos”, afirmou Maureen MacDonald-Stein, diretora de estratégia de portfólio e marketing da Sabic Polymers, divisão de especialidades. “A nossa ampla e crescente gama de resinas especiais, compósitos e copolímeros oferece aos clientes várias opções para enfrentar os desafios específicos relacionados com estas duas áreas. Mas as nossas soluções também trazem benefícios adicionais, tais como potenciais poupanças nos custos do sistema e um processamento mais eficiente em comparação com os materiais tradicionais. À medida que os requisitos regulamentares e as megatendências, como a eletrificação e a proteção ambiental, aceleram o ritmo da mudança, a Sabic continua a diversificar e a acrescentar valor ao seu portfólio.”

Imagen

Soluções para a sustentabilidade

A aerodinâmica desempenha um papel importante no aumento da autonomia dos veículos elétricos (VEs) e na redução do consumo de combustível dos veículos de combustão interna. As inserções de rodas podem melhorar a aerodinâmica, reduzindo a resistência, ao mesmo tempo que acrescentam atratividade visual e diferenciação ao design de um veículo. Na sua exposição, a Sabic está a apresentar inserções de roda moldadas a partir da resina Noryl GTX, um material resistente a altas temperaturas e impactos que pode ser pintado para melhorar a estética e também a durabilidade da aplicação. Apresenta também uma gravidade específica muito baixa para reduzir o peso e otimizar o momento de inércia.

SLX resistente às intempéries

A Sabic ajuda os clientes a atingir objetivos de sustentabilidade e a reduzir os custos do sistema com as resinas LNP Elcres SLX sem pintura. Essas resinas ajudam os fabricantes a evitar compostos orgânicos voláteis (VOCs) com uma solução moldada em cores, de alto brilho e resistente às intempéries, que funciona em uma variedade de aplicações automotivas externas. Para além das nossas resinas SLX2271T e 2291T, líderes de mercado, a Sabic continua a inovar com soluções que ajudam a prolongar a vida útil com avanços na resistência a riscos e incorporam conteúdo reciclado derivado de fontes renováveis ou conteúdo reciclado pós-consumo.

A resina LNP Elcres SLX1271SR da Sabic é outro material desta família que proporciona uma excelente estética sem pintura e resistência às intempéries. Este produto ganhou o Gold Edison Award 2024 na categoria Ciência dos Materiais/Materiais Avançados. Para além de evitar as emissões voláteis da tinta, a capacidade de cor moldada desta resina pode reduzir os custos do sistema e acelerar o desempenho.

A Sabic apresentou uma grelha frontal iluminada para um veículo elétrico que pode resistir a intempéries, fluidos automóveis e impactos sem a necessidade de um revestimento duro. Este é outro exemplo da redução de COVs em tintas e revestimentos para proteger a qualidade do ar e a saúde. Esta peça é moldada a partir da resina de copolímero LNP SLX1271D, que oferece uma alternativa mais sustentável aos substratos de polímero com revestimento duro que se desgasta a uma taxa semelhante à dos componentes pintados, mantendo a sua estética desejável durante 10 anos ou mais. Uma das razões é que a resina forma uma camada auto-protetora que absorve continuamente a luz UV para ajudar a preservar a cor e o brilho. Também oferece aos fabricantes de automóveis uma forma económica de conceber e produzir emblemas intrincados, iluminados e instantaneamente reconhecíveis como parte da sua estratégia de marca exterior.

Para ampliar os benefícios de sustentabilidade dos veículos elétricos, a Sabic desenvolveu um conjunto de aletas de serviço para portas de carregamento que incorporam a nova resina Noryl GTX LMX310. Esta classe condutora com absorção de humidade muito baixa pode reduzir o potencial de aquecimento global (GWP) em 30 por cento em comparação com os atuais materiais condutores à base de poliamida.

Imagen

Soluções para segurança

A Sabic apresentou um espelho retrovisor interior com um sistema integrado de monitorização do condutor e do passageiro para aumentar a segurança. Para proporcionar uma proteção contra interferências eletromagnéticas (EMI), a caixa do espelho é moldada com o novo composto LNP Faradex 9X23246, uma mistura de PC e acrilonitrilo-estireno-acrilato (ASA) formulada com fibras de aço inoxidável condutoras de eletricidade. Esta aplicação apresenta uma cor cinzenta-escura moldada personalizada.

Os compósitos Thermocomp LNP, que ganharam o Prémio Silver Edison 2024 na categoria Ciência dos Materiais/Materiais Avançados, são outra família de materiais LNP que podem ser utilizados em sistemas de segurança automóvel. Oferecem propriedades dielétricas muito estáveis e amplas para antenas de comunicação e navegação por satélite, contribuindo para o avanço da tecnologia de condução autónoma.

A segurança da bateria é um fator crucial para a adoção de veículos elétricos pelos consumidores. A resina Noryl NHP8000VT3 da Sabic é adequada para a película isolante usada em módulos de bateria de veículos elétricos para ajudar a proteger contra curtos-circuitos e propagação de fogo. Atinge a categoria mais elevada do nível de desempenho do índice de rastreio comparativo (CTI PLC0) e cumpre a norma UL94 V0 a 0,25 mm.

A PIAE 2024 realizou-se em Mannheim, Alemanha, de 19 a 20 de junho.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/07/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial