De 18 a 20 de junho, cerca de 400 convidados assistiram ao evento Digital Days, da Engel, em Schwertberg e St. Valentin (Áustria). A empresa deu a conhecer o estado atual da digitalização na moldagem por injeção através de exemplos práticos de aplicações.
Gerhard Dimmler, CTO da Engel, e Hannes Zach, diretor de vendas de soluções digitais da Engel, inauguraram o evento com uma palestra sobre a importância da digitalização para a indústria de moldagem por injeção.
De facto, nos últimos anos, a representada da Equipack evoluiu de um fabricante de máquinas para um fornecedor de soluções completas com um elevado grau de possibilidades de digitalização, conceito que engloba a otimização dos processos, a sustentabilidade e o combate à escassez de mão de obra qualificada.
Neste contexto, ferramentas como a IA e dos gémeos digitais apresentam-se como essenciais para o futuro da otimização dos processos. A Engel é pioneira neste domínio e apoia os seus clientes com produtos de digitalização inovadores.
Durante o evento, Johannes Kilian, diretor de tecnologia de processos e aplicações da Engel, mostrou como os produtos digitais podem melhorar a produtividade na indústria de moldagem por injeção.
A estratégia ‘inject 4.0’ da Engel tem como objetivo permitir aos clientes desenvolver e produzir peças de alta qualidade e rentáveis. Através da utilização de sistemas de assistência digital, de ferramentas de análise baseadas em IA, como o observador de processos iQ, e da monitorização do chão de fábrica no portal do cliente e-connect, toda a cadeia de produção é otimizada, desde o desenho aos testes, produção e manutenção. Estas soluções digitais poupam energia, melhoram a qualidade das peças e aumentam a disponibilidade das máquinas, assegurando a competitividade a longo prazo.
A Engel oferece assim soluções completas de digitalização que implicam que a empresa se encarregue de todo o ciclo de vida do produto, desde a conceção até à manutenção. As soluções também estão disponíveis para todos os níveis de digitalização, quer os clientes estejam a começar ou já sejam especialistas na matéria.
O orador Malcolm Werchota, responsável pela IA generativa na Triple Eight Solutions e cofundador/COO da CoatingAI, na Suíça, deu uma palestra sobre ‘IA na indústria: o futuro já começou?’ e uma resposta clara: “A Engel utiliza a inteligência artificial para melhorar a eficiência dos processos dos seus clientes”. Na sua intervenção, salientou os benefícios da IA generativa, que já é utilizada em muitas áreas, e apresentou o protótipo Engel GPT. Com esta ferramenta de IA de fácil utilização para o cliente, a Engel espera reduzir a necessidade de serviços de emergência internos.
Com o Engel GPT, os funcionários das empresas de moldagem por injeção terão todos os dados da máquina e do processo disponíveis diretamente na fábrica. Através de uma simples introdução de voz, podem aceder a dados extensos e interligados. O sistema está integrado diretamente no portal do cliente. O protótipo do sistema foi demonstrado na prática na fábrica de máquinas de St. Valentin.
Durante os Digital Days, diversos clientes Engel apresentaram as suas experiências com os produtos digitais da empresa. Por exemplo, Dariusz Barton, diretor-geral da SolidPlast Sp. Z O.O., falou sobre a produção transparente numa empresa de média dimensão. Com os conceitos inovadores da Engel, a SolidPlast melhorou os seus processos de produção. Graças aos sistemas Engel iQ e à monitorização do chão de fábrica, a empresa de moldagem por injeção conseguiu reduzir os custos de produção em 4,2% e aumentar a disponibilidade das máquinas em 270 horas por ano, o que resultou numa maior eficiência.
Por seu lado, a BIC, fabricante internacional de isqueiros, lâminas de barbear e canetas descartáveis, recorda onze anos de cooperação digital bem sucedida com a Engel, graças à qual melhorou significativamente a sua produção. Yiannis Voultzatis, IMM process & mold optimization manager da BIC Violex S.A. afirmou: “Com o Engel authentig melhorámos significativamente os nossos KPIs de produção. A nossa já elevada eficácia global do equipamento (OEE) para moldagem por injeção aumentou 3% e os nossos resíduos foram reduzidos em cerca de 40%, o que é realmente significativo e nos conduz a um processo de moldagem mais sustentável".
Piercarlo Balducci, diretor de engenharia de produto e diretor de manutenção da Interroll SA, também vê a tecnologia como uma chave para resolver os desafios atuais da falta de mão de obra. A empresa conta com o assistente de configuração digital Engel Setup, que permite tempos de configuração curtos, mesmo para operadores menos experientes. Com este assistente, o tempo de inatividade da máquina devido a mudanças de molde pode ser reduzido até 80%. Para os fabricantes, isto representa uma clara vantagem competitiva. Além disso, a empresa conseguiu reduzir os custos de energia em 15,38% com a utilização do controlo de fluxo iQ. A Interroll descreveu assim as soluções digitais da Engel na sua apresentação como um fator de mudança.
A Engel aproveitou a ocasião para apresentar o novo controlador de máquina CC300 plus, com melhor ergonomia que o seu antecessor, o CC300, possibilidade de assistência remota e de personalização. A assistência remota é baseada em IA que, de acordo com a empresa, é a chave para a otimização do serviço e reduz significativamente o tempo necessário para as empresas de moldagem por injeção.
No primeiro e no último dia da série de eventos, tiveram lugar as comunidades de utilizadores iQ. Estas centraram-se especificamente nas necessidades práticas dos técnicos de processo e operadores de máquinas. Aqui, os utilizadores puderam testar e conhecer os produtos iQ da Engel no centro tecnológico de Schwertberg.
Em conclusão, a Engel demonstrou a sua força inovadora na tecnologia dos plásticos. Os desenvolvimentos e tecnologias apresentados realçaram o compromisso da empresa em moldar o setor de forma sustentável através da transformação digital e de soluções avançadas com foco na orientação para o cliente. O evento ofereceu ideias e impulsos, abrindo caminho para futuros progressos e cooperação.
Os convidados puderam experimentar os sistemas de assistência digital da Engel.
www.interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa